As tecnologias japonesas consideradas ICT (Tecnologias de Informação e Comunicação) são aquelas desenvolvidas para conseguir melhorias na sociedade com crescimento mais sustentável e melhora da produtividade.
Com o desenvolvimento das tecnologias japonesas espera-se que ocorra melhorias em vários níveis, indo desde a educação a tratamentos médicos.
Segundo informações do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações, o Japão possui um dos maiores níveis de desenvolvimento de ICT do mundo.
1. 5G e 6G

A tecnologia da rede 5G está sendo pavimentada nos últimos anos com parcerias entre empresas japonesas e americanas com apoio do governo japonês.
Com a pandemia, os planos acabaram sendo adiados, mas seu lançamento é aguardado com ansiedade para a sociedade dar um próximo passo em seu futuro tecnológico da sociedade 5.0.
Era esperado que a rede 5G fosse lançada junto com a realização dos jogos olímpicos de Tokyo 20. No entanto, a pandemia adiou este e outros avanços que o Japão vinha desenvolvendo.
As principais cidades urbanas receberam adaptações para que a rede possa funcionar em uma grande área. Para isso, eles usaram os farois de trânsito para propagar os sinais com dispositivos já instalados e ondas de transmissão de tv.
A partir disso, o governo japonês já está se antecipando em desenvolver a rede 6G e parcerias já estão sendo feitas para o próximo passo que definirá as tecnologias japonesas com mais avanços no AI esperadas para 2030.
Japão permitirá usar ondas para transmissão de TV para 5G no Japão
Tecnologia 6G no Japão deverá ser lançada em 2030 com investimento de 50 bilhões de ienes
2. Carros com direção inteligente

Cada vez mais, as pessoas poderão desfrutar de viagens sem motorista no Japão com mais privacidade.
Veículos que usam direção inteligente com viagens em rotas programadas podem ser feitas com ajuda da Inteligência Artificial.
No interior, ônibus sem motorista que fazem trajetos específicos já circulam de forma controlada em fase de testes.
3. Táxis aéreos

Os táxis aéreos entrarão em operação em 2025 no Japão. Alguns modelos já foram desenvolvidos e estão sendo testados para entrarem em operação em viagens de curta distância para quem puder pagar.
ANA investirá em táxis voadores no Japão
Konoike Transport desenvolve primeiro armazém automatizado do Japão
4. Viagens interespaciais
Imagine fazer viagens internacionais de um país para outro de forma super rápida e cômoda. Além disso, desfrutar de uma experiência de gravidade zero sem atmosfera como nos filmes.
Esta tecnologia japonesa está sendo desenvolvida usando propulsores usados em foguetes espaciais. Será uma viagem cara apenas para quem puder pagar ou quiser turistar.
5. Carros voadores

Os carros voadores são uma das tecnologias japonesas que mudarão como os japoneses se locomovem em seu dia a dia.
O governo japonês já desenvolve uma estratégia para adaptar suas estradas e rodovias para que os carros voadores possam ser usados pelas pessoas com segurança.
Também já estão pensando na legislação para estabelecer limites em relação a regulação do trânsito aéreo das principais cidades.
Empresa aérea JAL promete viagens em carros voadores para 2025
Pesquisadores japoneses fazem transplante de córneas feitas de iPS
Seven-Eleven usará caixas registradoras automáticas em todas as lojas
6. Supermercados inteligentes
Os mini supermercados inteligentes já são realidade no Japão. Eles funcionam de forma automática, sem funcionários físicos e uma rede de pagamento por aplicativo de celular.
As pessoas entram escolhem seus produtos, escaneiam, pagam e são liberados para sair com sua compra.
7. Estacionamento subterrâneo
O Japão é uma ilha com terreno majoritariamente montanhoso. Isso faz com que haja falta de áreas planas para fazer estacionamentos.
No entanto, a cidade mais populosa do mundo (Tokyo) teve que dar um jeito para acomodar as bicicletas e carros.

Estes estacionamentos subterrâneos funcionam muito bem. Os estacionamentos de bicicleta funcionam de forma automática e são práticos e rápidos.
Hitachi desenvolve IA personalizada para pacientes de diabetes tipo 2
Detox digital no Japão ganha força e visibilidade dentro da sociedade
Fugaku retém o título de supercomputador mais rápido do mundo pelo terceiro ano consecutivo
8. Fugaku, o computador mais rápido do mundo

O Fugaku é o supercomputador mais rápido do mundo. Foi desenvolvido em parceria com a RIKEN e a Fujitsu. Eles terminaram o projeto em março de 2021.
Japão bate o recorde de velocidade de 319 terabits por segundo
Pet robô no Japão: tendência em ter animal de estimação robô aumenta
9. Robôs pets

Os robôs pets são uma maneira prática de ter um pet no estilo de vida da maioria dos japoneses. Fora de casa o dia todo com horas extras não remuneradas sendo considerado normal, as pessoas não tem estrutura para ter um animal de estimação.
10. Fazenda vertical

As fazendas verticais são uma solução para fabricar legumes, frutas e verduras, mesmo sem espaço físico ou necessidade do uso de terra, mas usando tecnologia.
Ainda existe o benefício de cultivar fazendas em meio aos centros urbanos, melhorando a distribuição e o acesso aos alimentos pela população de forma mais barata e rápida.
Estes tipos de espaços já existem com controle de temperatura, umidade e luz de forma automatizada. Já que não existe uso de solo, também não há aplicação de pesticidas.
Exoesqueleto robótico ajuda pessoas fazer peregrinação budista no Japão
11. Exoesqueletos robóticos

Os esqueletos robóticos são uma tecnologia desenvolvida há mais de uma década no Japão e ela só evolui.
Grandes empresas de tecnologias japonesas investem alto em exoesqueletos robóticos que ajudarão na locomoção das pessoas, para carregar peso, na reabilitação, entre outros.
Cientistas japoneses desenvolvem vacina para eliminar células do envelhecimento
12. Vacina para não envelhecer
Os cientistas japoneses desenvolveram uma vacina que elimina as células do envelhecimento, as células zumbi que deterioram as saudáveis.
O time liderado pelo cientista Toru Minamino trabalhou na Universidade Juntendo e o artigo foi publicado na Nature Aging.
Desta forma, pessoas que sofrem como doenças que são relacionadas com o envelhecimento seriam beneficiadas. Por exemplo, diabetes e hipertensão.
13. Dados guardados para sempre

Os japoneses da Hitachi desenvolveram uma placa de vidro de quartzo resistente a altas temperaturas (até 1000 graus celcius por duas horas), como pela ação do tempo.
O legal é que as placas poderão ser lidas por qualquer aparelho que possa surgir em um futuro distante. O chip tem capacidade de armazenamento para 40MB com possibilidade de aumentar as camadas.
Avatar robô no Japão: tendência é tecnologia fazer cada vez mais parte do dia a dia
14. Avatar robô

Os avatares robô fazem parte de uma tecnologia japonesa que está surgindo para ajudar pessoas que tem problema de locomoção, mas não querem abrir mão de socializar. Os dispositivos têm câmera e possibilitam uma interação a distância.
SoftBank investirá U$ 150 milhões em plataforma de metaverso Zepeto
15. Sapato para usar no mundo virtual

Um sapato que foi pensado para ser usado no mundo virtual, como por exemplo, o metaverso. Ao serem calçados no mundo real, a pessoa poderá sentir diferentes sensações nos pés.
Se no mundo virtual pisar em areia, na vida real usando os sapatos sentirá nos pés a sensação da textura e impacto.
0 comentário em “15 tecnologias japonesas mais populares para ficar de olho”