Conexão de 319 tbps do Japão é a mais rápida do mundo com novo recorde
Notícias notícias do Japão tecnologia

Japão bate o recorde de velocidade de 319 terabits por segundo

Recorde foi alcançado pelo laboratório japonês NICT

O Japan National Institute of Information and Communications Technology (NICT – Instituto Japonês Nacional de Tecnologias da Informação e Comunicações), estabeleceu um novo recorde em relação a velocidade de internet. Alcançaram 319 terabits por segundo usando tecnologia de fibra ótica.

Novo recorde mundial de velocidade de internet

Japão bate recorde de velocidade de internet

O recorde foi estabelecido dentro do laboratório da NICT. Antes disso, o Instituto já tinha conseguido atingir 178 terabits por segundo em 2020 em uma experiência feita em conjunto com engenheiros da Inglaterra e tinha sido um recorde.

Foi criado uma simulação de transmissão de dados de uma distância de 1.864 quilômetros, sem falha na velocidade. Então, os pesquisadores usaram um canal 552 usando laser através de amplificadores conseguindo assim atingir o recorde histórico de forma bem resumida.

Terabyt é uma unidade de armazenamento de dados, como para traduzir a velocidade de serviços de internet, ou seja, quanto tempo demoram para serem baixados.

No armazenamento, o terabyte é a medida superior ao gigabyte em 1.024 unidades e um pouco mais de 1 trilhão de bytes.

Esse foi um experimento importante, pois o país se prepara para receber a rede 5G onde a velocidade da internet prometida deverá ser suportada pelas torres de transmissão e infraestrutura de fibra ótica para conseguir oferecer a melhor experiência aos usuários.

Para ter noção um laptop comum consegue atingir a velocidade de download de 100 megabits por segundo e os equipamentos de última geração podem atingir 1 GB por segundo.

No entanto, dificilmente o recorde estabelecido pelo NICT será viável para oferecer para usuários comuns que precisem da internet para trabalhar, estudar ou se divertir.

Isso porque para uma máquina conseguir atingir 318 terabytes por segundo, o computador, rede e outras configurações avançadas (ethernet) precisariam ser feitos com custo bem alto. O que não valeria para quem precisa baixar arquivos básicos, por exemplo.

Mesmo empresas que precisem de um grande volume de dados poderiam ter um padrão médio de 1 TB, o que já vem sido discutido, mas causa controvérsias, pelo custo e implementação de cabos de fibra ótica.

Esses cabos usam muito espaço e para tal precisaria de uma estrutura física gigantesca. No Japão, a velocidade mais rápida atualmente é de 10 Gbps.

0 comentário em “Japão bate o recorde de velocidade de 319 terabits por segundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s