O Ministério das Comunicações informou que existem planos para adotar um novo sistema para usar a rede 5G ainda no atual ano fiscal de 2021. Segundo informações divulgadas pelo Japan Times, ondas de transmissão para televisão poderão ser usadas.
Esse sistema será ultra rápido e beneficiará as redes de comunicação mobile para antecipar a proliferação desse tipo de sinal e tecnologia.
As ondas de TV usadas serão as mesmas de transmissões ao vivo de jogos esportivos, para avisar sobre desastres naturais e outros eventos que não são comuns ao dia a dia.
Tecnicamente essas ondas poderão ser usadas para o 5G e uma revisão na lei em abril do ano passado permitiu seu uso além de transmissões de televisão. O Ministério permitirá que usuários de dispositivos mobile usem essa tecnologia durante horas em que não haja transmissão de TV.
5G no Japão
A rede 5G será 100% mais rápida do que a atual 4G e o país já está se preparando para receber esse tipo de tecnologia.
A empresa japonesa NTT Docomo lançou o primeiro smartphone compatível com a rede 5G no Japão em março de 2020. O aparelho custará entre 50.000 ienes a 80.000 ienes, preço considerado acessível.

A empresa espera recuperar dinheiro investido na rede 5G dentro de 3 anos. Estima-se que a empresa gaste mais de 1 trilhão de ienes até março de 2023 em infraestrutura e estações de transmissão.
Até o momento, a empresa tem um cadastro de 170.000 usuários da rede 5G dos esperados 2.5 milhões de pessoas até o final de 2021. Até 2023 espera-se que 20 milhões estejam usando a rede da Docomo.
O objetivo é construir 10.000 estações de transmissão de sinal no Japão. Enquanto isso, outras empresas estão na disputa desse mercado promissor, como SoftBank e Rakuten.
0 comentário em “Japão permitirá usar ondas para transmissão de TV para 5G no Japão”