Japão usará ondas de transmissão para TV para rede 5G
Notícias notícias do Japão tecnologia

Japão permitirá usar ondas para transmissão de TV para 5G no Japão

Revisão de lei permitiu que ondas usadas em transmissão de televisão seja usada para dispositivos mobile da rede 5G no Japão

O Ministério das Comunicações informou que existem planos para adotar um novo sistema para usar a rede 5G ainda no atual ano fiscal de 2021. Segundo informações divulgadas pelo Japan Times, ondas de transmissão para televisão poderão ser usadas.

Esse sistema será ultra rápido e beneficiará as redes de comunicação mobile para antecipar a proliferação desse tipo de sinal e tecnologia.

As ondas de TV usadas serão as mesmas de transmissões ao vivo de jogos esportivos, para avisar sobre desastres naturais e outros eventos que não são comuns ao dia a dia.

Tecnicamente essas ondas poderão ser usadas para o 5G e uma revisão na lei em abril do ano passado permitiu seu uso além de transmissões de televisão. O Ministério permitirá que usuários de dispositivos mobile usem essa tecnologia durante horas em que não haja transmissão de TV.

5G no Japão

A rede 5G será 100% mais rápida do que a atual 4G e o país já está se preparando para receber esse tipo de tecnologia.

A empresa japonesa NTT Docomo lançou o primeiro smartphone compatível com a rede 5G no Japão em março de 2020.  O aparelho custará entre 50.000 ienes a 80.000 ienes, preço considerado acessível.

Aparelho celular para rede 5G da Docomo
Aparelho para rede 5G da NTT Docomo

A empresa espera recuperar dinheiro investido na rede 5G dentro de 3 anos. Estima-se que a empresa gaste mais de 1 trilhão de ienes até março de 2023 em infraestrutura e estações de transmissão.

Até o momento, a empresa tem um cadastro de 170.000 usuários da rede 5G dos esperados 2.5 milhões de pessoas até o final de 2021. Até 2023 espera-se que 20 milhões estejam usando a rede da Docomo.

O objetivo é construir 10.000 estações de transmissão de sinal no Japão. Enquanto isso, outras empresas estão na disputa desse mercado promissor, como SoftBank e Rakuten.

0 comentário em “Japão permitirá usar ondas para transmissão de TV para 5G no Japão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s