Supercomputador japonês é eleito o mais rápido do mundo pela terceira vez
Sociedade tecnologia

Fugaku retém o título de supercomputador mais rápido do mundo pelo terceiro ano consecutivo

O supercomputador Fugaku já está sendo usado no Japão

O supercomputador japonês Fugaku desenvolvido pela empresa RIKEN & Fujitsu foi considerado pela terceira vez seguida, o computador de melhor performance em quatro dos principais rankings especializados do setor.

Supercomputador Fugaku

Supercomputador Fugaku

O supercomputador japonês começou a ser desenvolvido em 2014 e foi completado em 9 de março de 2021. No mesmo dia, ele foi colocado a disposição para uso compartilhado sendo útil em pesquisas acadêmicas e uso industrial.

Ele foi projetado para lidar com aplicações de inteligência artificial (AI) e o chamado deep learning (aprendizado profundo), termo comum da área.

O processador é compatível com o Armv8.2-A SVE para arquitetura de alta performance, processador A64FX capaz de 537 PFLOPS. Memória total  de 4.85 PiB, 48 cores, tecnologia 7nM FinFET. Usa linguagem Python + Numpy + Scipy e Ruby.

Primeiro do mundo em quatro rankings mundiais

O Fugaku ficou em primeiro lugar na lista TOP 500, assim como do HPCG que lista os computadores com método na performance com aplicações ao mundo real, no HPL-AI com aplicações de inteligência artificial e no Graph 500 baseado na performance analítica gráfica.

Os resultados foram divulgados no dia 28 de junho e detalhes do ranking Graph 500 serão explicados em um evento online no dia 1 de julho no ISC High Performance 2021 Digital.

Neste ranking do Graph 500, o Fugaku ganhou em colaboração do RIKEN com a Universidade de Kyushu, Fixtars Corporation e Fujitsu com um score de 102.955 giga TEPS.

Cristalização da tecnologia mais avançada

Ainda de acordo com Satoshi Matsuoka, diretor da RIKEN, o supercomputador Fugaku é a cristalização da tecnologia mais avançada em TI do mundo combinada com alta performance, baixo consumo de energia e experiência do usuário fácil.

Além disso, o supercomputador Fugaku fez uma grande contribuição ao combate de COVID-19 ao ajudar a traçar guias de segurança para o governo e setor privado e tem ajudado a liderar uma transformação digital na área de doenças infecciosas.

Sociedade 5.0

Segundo Matusoka, o Fugaku continua liderando uma série de áreas e continuará contribuindo para aquisição de uma sociedade 5.0 no Japão.

Segundo Naoki Shinjo, executiva da Fujitsu, o Fugaku será usado em parceria com o Centro de Pesquisa Avançada de Ciência e Tecnologia da Universidade de Tokyo para desenvolver novas drogas para combater a COVID-19 no futuro.

Fujitsu

A Fujitsu é uma empresa japonesa líder no segmento de tecnologia de informação e comunicação com inúmeros produtos, soluções e serviços em mais de 100 países. Segundo dados do dia 31 de março de 2021, a empresa teve ganhos de 3.6 trilhões de ienes.

Usos do computador Fugaku

Segundo informações coletados do site oficial da Fujitsu, o objetivo é usar o supercomputador Fugaku em cinco frentes que serão prioridades.

  • Na área da saúde, o supercomputador japonês será usado para promover saúde e longevidade para a sociedade ao ajudar a descobrir novas drogas através do controle funcional de sistemas biomoleculares.
  • Na área de prevenção de desastres e problemas de clima global atuará com desenvolvimento de sistemas de simulação integrados contra tsunamis e terremotos. Além de predições avançadas meteorológicas ao clima global usando Big Data.
  • Na área de energia desenvolverá novas tecnologias para criação de energia de alta eficiência, conversão, estoque e uso. O supercomputador Fugaku ajudará no desenvolvimento de sistemas inovadores de energia limpa.
  • Na área de competitividade industrial com criação de novos aparelhos funcionais que suportem a próxima geração de indústrias (CDMSI). Além do desenvolvimento de design inovador e produção de processos que liderarão o caminho para as indústrias manufaturadas em um futuro próximo.
  • Na área de desenvolvimento básico da ciência ao elucidar as leis fundamentais e evolução do universo.

0 comentário em “Fugaku retém o título de supercomputador mais rápido do mundo pelo terceiro ano consecutivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s