Lojas Seven-Eleven automatizarão caixas até 2025
Notícias notícias do Japão

Seven-Eleven usará caixas registradoras automáticas em todas as lojas

A Seven-Eleven busca uma forma de solucionar a falta de mão de obra japonesa.

Mirando a automatização dos processos de venda, a rede de lojas de conveniência Seven-Eleven anunciou que a partir de 2025 todos os caixas terão check-out automático.

Mulher usa sistema automático de check-out da Seven Eleven
Sistema de check-out automático da loja Seven-Eleven no Japão é testado com reconhecimento facial. Créditos: Japan Times

As pessoas que quiserem comprar itens da loja escanearão os códigos de barras e completarão o pagamento de forma digital.

Vendas com o mínimo contato

O objetivo é diminuir o número de funcionários nas lojas, além de promover vendas sem contato pessoal, uma necessidade que surgiu e está sendo prolongada por causa da pandemia de coronavírus.

Segundo informações divulgadas pelo Yomiuri Shimbun, as lojas da Seven-Eleven já foram adaptadas em um processo de transição que começou em setembro de 2020.

Eles instalaram máquinas de check-out onde um funcionário escaneia os produtos e o consumidor faz o pagamento na máquina inserindo dinheiro ou passando o cartão. Desta forma, acostumando os clientes com um sistema semi-automatizado.

Até o final de agosto de 2021, 90% das lojas da cadeia das 21.000 ao redor do país, foram equipados com estes caixas.

Agora a ideia é fazer um upgrade nesse sistema para permitir que os consumidores possam escanear sozinhos os produtos, além de completar o pagamento.

No entanto, as vendas ainda não poderão ser totalmente automatizadas, já que itens que precisam de identificação como bebidas alcoólicas e cigarros serão vendidas por um funcionário.

Diminuição de carga e solução para falta de mão de obra

A implementação destes caixas inteligentes diminuirá a carga de trabalho dos balconistas em cerca de 30%.

Essas medidas estão sendo implementadas pela falta de mão de obra japonesa onde as lojas de conveniência são as mais atingidas, pois funcionam 24 horas. Afinal, os funcionários acabam sobrecarregados com muitas tarefas.

Então, a medida visa melhorar o ambiente de trabalho, além de diminuir despesas e oferecer senso de segurança em meio a uma pandemia ao diminuir a necessidade de contato direto.

Essa tendência está sendo seguida não apenas pela Seven-Eleven. A rede Lawson também instalou máquinas de check-out em 50% das lojas até novembro de 2020, além de testar a venda de bebidas alcoólicas e cigarros através de um sistema que escaneia a licença de motorista.

Já a Family Mart, instalou máquinas de check-out em 6.400 lojas, cerca de 40% de todas lojas ao redor do Japão.

Fontes: Yomiuru Shimbun

Leia também

Starbucks no Japão alugará copos para diminuir lixo

Trem-bala shinkansen com direção automatizada é colocada em teste

Avatar robô no Japão: tendência é tecnologia fazer cada vez mais parte do dia a dia

0 comentário em “Seven-Eleven usará caixas registradoras automáticas em todas as lojas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: