Com a pandemia de coronavírus ficou muito mais difícil encontrar um amor ou um encontro no Japão. Por isso, algumas empresas japonesas estão arranjando soluções tecnológicas para ajudar seus funcionários usando um aplicativo com inteligência artificial.
Empresas japonesas oferecem soluções
Cerca de 800 empresas e organizações pelo Japão contrataram um aplicativo chamado Aill Inc, que usará dados (big data) para dar matches entre funcionários de empresas corporativas de forma assertiva, de acordo com os desenvolvedores.

Segundo a CEO, China Toyoshima, o objetivo foi criar uma plataforma em que os funcionários das empresas japonesas consigam um balanço em suas vidas pessoais. O serviço foi lançado em novembro de 2020.
Os empregadores estavam preocupados com a saúde mental dos trabalhadores, pois eles estavam isolados em casa sem interação física durante a pandemia.
Grandes empresas adotaram o aplicativo AI como Nippon Telegraph, Telephone Corp., Mizuho Securities Co, All Nippon Airways Co e The Mainichi Newspapers Co.
O serviço será oferecido como parte de um pacote de benefícios que as empresas estão oferecendo para seus funcionários, como acontece com outros serviços.
Vida pessoal importa
Já faz algum tempo que os empregadores japoneses se preocupam com a vida pessoal dos funcionários e algumas oferecem suporte financeiro para quem usar empresas agenciadoras de casamento.
Mas, esse aplicativo que usa inteligência artificial (AI) é uma solução bem mais barata. Custará 6.000 ienes por mês. Esse valor será pago em partes pelas empresas.
Leia também
Sony revela novo lançamento que ajudará em trabalho remoto
Pet robô no Japão: tendência em ter animal de estimação robô aumenta
A cidade futurística da Toyota de U$ 10 bilhões no Japão
As agências de casamento em contraste custam muito caro, em cerca do dobro, para ter ideia.
Como funciona
O aplicativo pegará informações para dar conselhos e sugestões. Por exemplo, com base na conversa avaliará se a pessoa deverá chamar para um encontro ou dará sugestões de perguntas para iniciar uma conversa, como se fosse um amigo/a.
A inteligência artificial dará estes conselhos apenas quando avaliar que é o momento para intervir.
Além disso, terá um gráfico de compatibilidade, como mostrará quão interessado a pessoa está ou a evolução das conversas.
Ao que tudo indica, esse aplicativo está funcionando bem. 76% dos usuários ativos que usaram o app da Aill Inc conseguiram um encontro, de acordo com as pesquisas.
A Kyushu Economic Federation, uma empresa lobby do Japão conhecida como Kyukeiren contratou esse serviço em março de 2021, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários e aumentar produtividade e performance no trabalho.
No entanto, os matches serão feitos apenas entre empregados de empresas filiadas, segundo o gerente geral Izumi Tokisato contou para a reportagem do Kyodo News.
Segundo Izumi, quando a pessoa tem entre 30 e 40 anos ela fica relutante em usar aplicativos de namoro, mas se ele for introduzido por uma organização com reconhecimento será mais fácil para que estas pessoas deem o primeiro passo.
Segundo a CEO do aplicativo Aill Inc, ela teve a ideia de desenvolver esse tipo de serviço em 2018 após ter se candidatado a uma posição de nível executivo em uma grande empresa farmacêutica japonesa.
No caso, conseguir essa promoção significaria longas horas de trabalho e ela ficou preocupada com sua vida pessoal, já que as mulheres que costumam ocupar cargos importantes costumam ser solteiras, já que sobra pouco tempo para procurar um parceiro.
Segundo Toyoshima, o fato das pessoas não terem tempo para investir em suas vidas pessoais prejudica o crescimento da empresa.
Por isso, ela precisava criar algo que maximizasse as chances dos matches terem sucesso e evitar rejeição e corações partidos. Por isso, ela recorreu a inteligência artificial.
Então, ela procurou o professor da Universidade de Hokkaido, Hidenori Kawamura.
Junto com outros pesquisadores eles trabalharam por dois anos usando deep learning e machine learning, entre outros métodos.
App de namoro usando AI é tendência no Japão
Esse tipo de serviço usando inteligência artificial é uma tendência no Japão, já que o país sofre com quedas da taxa de natalidade.
O governo japonês separou 2 bilhões de ienes para que os governos locais para uso de AI em serviços que ajudem pessoas a encontrar parceiros.
Além disso, entre 2016 e 2020 a demanda para esse tipo de serviço quadruplicou e continuará a crescer nos próximos anos, segundo uma pesquisa conduzida pela CyberAgent Inc.
Fontes: Kyodo News
0 comentário em “Empresas japonesas adotam uso de aplicativo AI para que funcionários encontrem amor em meio a pandemia”