Sanduíche de ovo japonês tamago sando
Comida Culinária japonesa

Tamago sando: aprenda a receita e os segredos para fazer o melhor sanduíche de ovo

Tamago sando é um sanduíche de ovo cremoso e extremamente saboroso que faz muito sucesso no Japão

A ideia de um sanduíche de ovo pode não parecer a preparação mais deliciosa do mundo, mas o tamago sando surpreende quem experimenta. Não à toa é um dos lanches mais populares do Japão.

Tamago Sando

Sanduíche Tamago Sando

Tamago (ovo) Sando (sanduíche), assim como o nome sugere se trata de uma combinação simples. Para sorte de quem vive no país, é um sanduíche que pode ser encontrado com facilidade em lojas de conveniência e outros estabelecimentos que vendem comida.

Sua receita simples também possibilita que as pessoas façam em casa para lanches e confraternizações.

Segredos do tamago sando ser tão gostoso

Listaremos alguns pontos que podem explicar os motivos do tamago sando ser tão saboroso e porque ele é considerado o melhor sanduíche de ovo por muitos.

É importante ressaltar que o tamago sando japonês acabou caindo gosto das pessoas nos Estados Unidos. Por isso, também virou uma opção em cardápios de restaurantes lá.

No entanto, existem diferenças entre os dois sanduíches. Os ingredientes japoneses acabam sendo fundamentais para o sabor único da versão original. Continue lendo e entenda.

Simplicidade suficiente

A simplicidade da receita japonesa é um dos segredos para o resultado. Basicamente o recheio é feito de ovo cozido. A gema é amassada com maionese e a clara é picada e amassada.

Duas fatias de pão de forma shokupan sem casca finalizam o preparo. Ou seja, sem tomate, alface ou qualquer outro vegetal.

O resultado final é um sanduíche muito macio, de textura cremosíssima, com cor amarela bonita e um sabor de ovo com maionese delicioso.

Tamago Sando

Essa simplicidade básica faz parte da receita tradicional, mas é comum encontrar pessoas que acabam colocando pepino, alface e até presunto para dar um sabor a mais, mas normalmente é só pão com ovo mesmo.

Outras adicionam creme de leite ou leite, mas apenas a gema amassada com maionese dará a textura cremosa ideal. Nossa dica é seguir a receita simples.

Detalhes que fazem toda a diferença

Como deu para perceber, não existem fórmulas mirabolantes para o tamago sando ser tão bom, mas detalhes no modo de preparo dentro da receita básica de apenas poucos ingredientes e duas fatias de pão de forma. Abaixo vamos desvendar os segredos.

Shokupan: pão de leite fofo e macio

Pão de leite japonês shokupan

O pão shokupan é extremamente macio e fofo. É uma massa que usa leite e resulta em maciez extra.

Essa consistência combinará com a textura do recheio de ovo com maionese e será elemento importante para saborear o sanduíche.

Também é importante retirar a casca para deixar o resultado bonito e macio sem partes escuras e duras.

Maionese japonesa

Maionese japonesa Kewpie

A maionesa japonesa tem um sabor específico e único, muito diferente das que são populares nos Brasil e Estados Unidos. No Japão, a maionese número um é a da Kewpie.

A maionese japonesa é diferente da americana, pois é feito apenas com gemas, além de levar um pouco de vinagre de arroz e óleo. Por isso, é muito mais cremosa, consistente e com um sabor único.

Ponto do ovo cozido

Ponto do ovo cozido usado no tamago sando

A maionese já dará a cremosidade importante, mas a consistência da gema cozida também importa.

Se deixar o ovo cozido demais, a gema ficará seca e quebradiça. Se ficar mal cozida, estará muito líquida e não formará uma pasta consistente.

O ponto ideal é o do ovo do ramen (lámen) em que a gema fica cremosa e úmida, mas sem estar líquida ou seca demais. Portanto, nem tão dura e nem tão mole.

Para conseguir esse efeito é importante deixar ferver por alguns minutos e depois dar um choque térmico com água e gelo imediatamente. Não se preocupe que ensinaremos o passo a passo mais abaixo.

Tipo de ovo

Existem vários tipos de ovos de granja e encontraremos opções com gemas quase transparentes até gemas de um amarelo vivo. Portanto, é bom escolher os ovos marrons ou caipira.

Muito da vontade de comer algo tem ligação com o apelo estético. O tamago sando tem como característica um recheio de cor bem amarelo.

Agora que já sabemos os segredos para esse sanduíche de ovo ser tão gostoso, vamos aprender a receita! Mas, antes confira nossa última dica.

Experimente o tamago sando das lojas de conveniência

Diferentes tamago sando de lojas de conveniência do Japão

Se estiver pelo Japão, a dica é experimentar o tamago sando das lojas konbini. Eles costumam ser baratinhos e tem um sabor delicioso. Com certeza, será uma experiência legal. As mais famosas são Family Mart, Lawson e 7-Eleven.

Leia também

Panqueca japonesa: conheça 6 tipos diferentes

Cogumelo Enoki: confira nosso guia completo

Sunomono e Kiyuri Namasu: receita de salada de pepino japonês e um guia completo sobre as preparações e vinagres

Mochi: aprenda a origem, tipos, tradição e três receitas da massa

Receita de tamago sando

Sanduíche de ovo estilo japonês chamado tamago sando

Deixaremos a quantidade para fazer um sanduíche individual bem recheado. Você pode aumentar as quantidades, de acordo com a preferência. A medida base será uma colher de sopa de maionese por ovo.

Ingredientes

  • 2 ovos vermelhos grandes;
  • 2 colheres de sopa de maionese japonesa;
  • 1 colher de sopa de mostarda karashi;
  • 1 colher de sopa de manteiga com sal;
  • 2 fatias de pão de leite;
  • Sal e pimenta a gosto.

Mostarda karashi

Mostarda japonesa Karashi

Essa mostarda japonesa é um tipo amarelo escuro e de cheiro acentuado. A diferença para outras mostardas é que essa leva apenas as sementes amassadas sem mais ingredientes que possam alterar seu sabor natural.

Embalagem da mostarda japonesa karashi
Embalagem da mostarda karashi

Se não encontrar esta para comprar pode usar a mostarda dijon como substituição ou uma bem forte e concentrada.

Também se não quiser usar a mostarda tudo bem, mas ela acrescenta um sabor bem gostoso no sanduíche de ovo.

Manteiga

A manteiga servirá para impermeabilizar o pão para não ficar úmido com a pasta de ovo com maionese e o sanduíche se manter seco e não ficar molengo.

Leia também

Mochi doce: aprenda a fazer receita de Ichigo Daifuku

Aprenda a fazer receita de Yaki mochi enrolado com bacon

Wagyu: aprenda sobre a carne que é considerada uma iguaria no Japão

Modo de preparo

Primeiro, deixe os ovos refrigerados na geladeira por, pelo menos, duas horas. Depois, ferva os ovos por nove minutos (no máximo dez) em fogo médio. Ajuste esse tempo de acordo com o seu fogão. Pode ser mais ou menos que dez minutos.

Agora, imediatamente coloque eles em uma bacia com água com gelo para dar um choque térmico por dez minutos a 15 minutos.

Esse processo parará o cozimento para o ponto ideal e também deixará mais fácil de descascar.

Ovo cozido colocado em choque térmico na água com gelo

Remova as cascas dos ovos. Corte eles ao meio e separe as gemas da clara cozida com ajuda de uma colher.

Em uma tigela amasse com um garfo as gemas e misture a maionese japonesa, sal e pimenta do reino a gosto até formar uma pastinha cremosa.

Receita de tamago sando

Em separado corte a clara em pequenos pedaços e misture com a pastinha depois. Deixar as claras assim dará um textura ao sanduíche de ovo.

Misturando a pasta de gema com maionese com a clara cozida picada do tamago sando

Misture a manteiga com a mostarda e passe nas fatias de pão de leite sem casca. Recheie a gosto.

A dica para o tamago sando fechar bem é concentrar o recheio no meio e menos nas laterais, isso impedirá que ele fique caindo pelas bordas.

Corte o sanduíche de ovo japonês com uma faca bem afiada e sirva!

Sanduíche de ovo japonês

0 comentário em “Tamago sando: aprenda a receita e os segredos para fazer o melhor sanduíche de ovo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: