O mochi doce é uma das preparações culinárias mais populares no Japão. Para quem não sabe o que é mochi, é uma massa feita com farinha ou arroz mochigome.
Mochigome é um dos muitos tipos de arroz japônica com características glutinosas, de grão curto e levemente adocicadas. Portanto, o resultado é uma massa elástica, fofa e ótima para fazer doces e rechear.
Mochi doce
Já fizemos um artigo bem completo sobre o mochi. Explicamos o que é o mochi, a origem e tradição no Japão, tipos e ensinamos três receitas de massa versátil.
Versátil porque a massa pode ser consumida tanto na forma doce, quanto com shoyu e para colocar na sopa. Muitos não sabem disso, pois é relacionado mais com doces.
Se não viu, leia também:
Mochi: aprenda a origem, tipos, tradição e três receitas da massa
Receita de mochi doce: Daifuku de morango (ichigo)

No Japão, Daifuku é o termo usado para se referir a qualquer mochi doce recheado.
Portanto, procure essa palavra em cardápios. Em sua tradução não literal Daifuku quer dizer sorte ou grande sorte e Ichigo é morango.
Tradução não literal, pois as palavras japonesas podem ganhar vários significados dependendo dos kanjis escolhidos para formar a fonética desejada.
Além disso, dependendo da região no Japão, a palavra ganha outros significados, tem essa pegadinha. No geral, Daifuku tem haver com sorte.
O Daifuku Ichigo é um mochi doce sazonal típico do verão, época das frutas e quando os morangos se tornam ingrediente principal de muitas guloseimas. Foi inventado na década de 80 e faz muito sucesso entre estrangeiros.
Comumente recebe recheio de pasta de feijão doce branco ou vermelho (chamado anko), além do morango. No entanto, é muito comum encontrar recheios com leite condensado ou creme.
Ingredientes
- 100 gramas de farinha de arroz glutinoso Shiratamako;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- 100 ml de água filtrada;
- Amido de batata;
- 150 gramas de anko (pasta de feijão doce);
- 6 morangos;
Modo de preparo
A farinha de arroz Shiratamako é um tipo granulado do arroz glutinoso mochigome que passa por processo de desidratação.
Ela é uma farinha que absorve melhor a água e deixa a massa mais fina e de textura mais macia. Boa para fazer Daifuku Ichigo e Dango.

Recheie a pasta anko com o morango

Separe a pasta anko de feijão preto ou branco em seis bolas iguais. Achate uma bola em disco, coloque o morango sem o talo dentro e arrume com os dedos até que ele esteja totalmente coberto. Reserve.
Dica: use morangos pequenos para ficar mais fácil de rechear.
Faça a massa do mochi – Misture a farinha com água e açúcar
Unte uma forma com amido de batata e reserve. Em outra tigela antiaderente coloque 100 gramas de farinha mochigome e duas colheres de sopa de açúcar.
Aos poucos vá colocando os 100 ml de água e misture bem. Não deve restar grumos e a massa deve ficar lisa.
Cozinhe a massa no vapor ou micro-ondas
Cozinhe a massa apenas no vapor por 15 minutos. Você pode usar uma panela própria ou fazer em banho maria.
Se preferir, coloque a massa em uma tigela coberta com plástico de cozinha e coloque no micro-ondas por um minuto.

Misture bem, cubra novamente e deixe mais um minuto. Misture bem. Faça esse processo até a massa estar bem lisa e elástica.
Coloque a massa na forma com amido de batata. Com amido nas mãos, separe a massa em seis partes iguais.
Recheando o Daifuku Ichigo
Use um pincel para remover o excesso de amido e faça um disco da massa de mochi. Coloque a bola de morango coberta com a pasta de anko e feche a massa em formato de coxinha ou bolinhas.
Use o amido de batata nas mãos para evitar que o mochi doce grude. Seja rápido no processo, pois a massa do mochi conforme vai esfriando não costuma ser tão elástica.
O Daifuku Ichigo é uma sobremesa muito gostosa. Possui validade de no máximo dois dias.
*Errata: artigo corrigido dia 18/05/21 para alteração de uma palavra digitada de forma errada (elástica)
0 comentário em “Mochi doce: aprenda a fazer receita de Ichigo Daifuku”