6 tipos de panquecas japonesas
Comida Culinária japonesa Destaques

Panqueca japonesa: conheça 6 tipos diferentes

As panquecas japonesas fazem bastante sucesso por serem práticas e muito gostosas

Basicamente, existem seis tipos de panqueca japonesa, entre doces e salgadas que são bem conhecidas e consumidas no país. É preciso ressaltar que no país elas podem ou não serem conhecidas como panqueca, mas é como são reconhecidas no ocidente por terem formato clássico circular com massa leve que pode ter recheios diferentes.

No Brasil, o costume é fazer a massa e depois rechear ao fazer rolinhos. No Japão, essa preparação ganha diferentes apresentações e de acordo com cada região pode ganhar recheios variados.

Panqueca japonesa

6 tipos de panquecas japonesas

Abaixo você aprenderá mais sobre seis preparações tradicionais e suas características principais entre doces e salgadas.

  • Okonomiyaki
  • Hiroshimayaki
  • Monjayaki
  • Negiyaki
  • Dorayaki (doce);
  • Hottokeki (panqueca super fofa doce);

Panqueca japonesa salgada

Estas panquecas salgadas são as mais populares com diferentes versões de acordo com cada região.

Okonomiyaki

Panqueca japonesa Okonomiyaki

Essa panqueca japonesa leva uma mistura de massa leve misturada entre os ingredientes até formar uma massa só.

O okonomiyaki basicamente leva repolho picado, ovo, farinha e água. A partir desta base acrescenta-se mais ingredientes que variarão. É muito comum usar camarão, alga marinha picada e seca (nori aonori), cebolinha, carne de porco, lula, queijo (menos comum), entre outros.

Apesar de ser relacionada a Kansai (região de Osaka), em Kanto (na região de Tokyo) também é bem consumida e uma comida de rua popular.

Okonomiyaki de Kansai e Hiroshima

De forma simples, o okonomiyaki é dividido em dois tipos populares. Um estilo é da região de Kansai e o outro de Hiroshima conhecido como hiroshimayaki.

Para quem não sabe, Kansai é a região do Japão que cobre a parte de Osaka e regiões relacionadas, como Kyoto e Kobe. Já Hiroshima fica na parte oeste do Japão.

Hiroshimayaki

Panqueca japonesa Hiroshimayaki

A panqueca japonesa de Hiroshima (hiroshimayaki) leva massa de macarrãode yakisona na massa, além de um ovo no topo. Ao final, fica com um visual alto e uma boa opção para quem come bastante.

A massa é um pouco mais leve e mais parecida com crepe deixando o destaque para o macarrão. Os recheios são parecidos com do okonomiyaki variando em cada local.

É uma comida de rua popular e pode ser encontrada com facilidade.

Variedades das regiões

Além disso, dentro destas regiões (Kansai e Hiroshima) existe uma variedade com receitas diferentes e ingredientes típicos de cada local. Se amar panqueca e gostar de um turismo culinário, o Japão se torna uma excelente escolha para sair provando os diferentes sabores.

Os dois tipos de panqueca japonesa são servidos com maionese de forma tradicional e um molho especial parecido com molho inglês.

Monjayaki

Panqueca japonesa Monjayaki

A panqueca japonesa Monjayaki é uma preparação muito conhecida na capital japonesa Tokyo. Na cidade, existe até uma rua chamada Monja Stret com uns 80 restaurantes que são especializados e fazem diferentes tipos de Monjayaki.

Quem quiser visitar 1丁目-と3丁目 Tsukishima, Chuo City, Tokyo 104-0052, Japão

Monja Street na capital japonesa
Monja Street

A massa é feita de farinha de trigo misturada com água e caldo dashi para ter um resultado bem delicado e saboroso.

Isso resulta em uma panqueca meio diferente, com consistência de risoto ou ovo mexido. Ela leva ingredientes parecidos com os do okonomiyaki e do hiroshimayaki, com bastante vegetais ou frutos do mar.

Então, o gosto é bem parecido com okonomiyaki com a diferença da textura. Além disso, a melhor forma de comer monjayaki é com uma espátula direto da chapa.

Alguns restaurantes têm chapas de ferro que são colocadas nos centros das mesas. Então, os ingredientes são trazidos prontos para que o preparo seja feito ali na hora pelas pessoas. É uma experiência bem interessante parecida com o churrasco.

Quem deseja fazer em casa basta usar uma chapa ou panela de tapioca.

Okoge

Okoge, parte queimada embaixo do monjayaki

O legal de desfrutar do monjayaki na chapa é pegar aquelas partes que ficaram meio marrons de queimado por baixo da massa. Essa parte é chamada de Okoge, considerada a parte mais gostosa.

Ao contrário do okonomiyaki e do hiroshimayaki, o monjayaki não costuma ser servido com molho.

Negiyaki

Panqueca japonesa Negiyaki

Negiyaki é uma panqueca japonesa que tem cebolinha como ingrediente principal. Ao contrário do repolho como ingrediente principal do monjayaki e do okonomiyaki, assim como do macarrão do hiroshimayaki.

Existem basicamente dois tipos proeminentes de negiyaki. Da região de Tokyo e áreas relacionadas (Kanto) e de Osaka e áreas (Kansai), mas sem muitas variações.

Da área de Kansai é comum ter konjac (konnyaku) e ovo na receita. Geralmente é servido com molho de soja chamado shoyu.

Panqueca japonesa doce

Agora que já conhecemos os tipos de panquecas salgadas, aprenderemos sobre dois tipos doces: dorayaki e hottokeki.

As duas preparações são bem diferentes uma das outras, mas são simples e deliciosas. O dorayaki tem a consistência de bolo esponja, enquanto o hottokeki tem a textura de um suflê alto.

Dorayaki

Panqueca japonesa Dorayaki

A comida preferida do personagem Doraemon, esse doce é um sanduíche de panqueca recheado com pasta de feijão doce vermelho chamado anko. Também pode ser recheado com creme, chocolate, sorvete e outros doces.

Duas fatias finas de panqueca são feitas em frigideira até ficarem com uma cor marrom dourado para depois receberem recheio. A massa é semelhante com a do bolo kasutera (castella/pão de ló).

É uma comida de rua popular no Japão, com lojas especializadas com dorayakis deliciosos, tradicionais ou diferentes.

Já ensinamos a fazer o dorayaki tradicional, leia também:

Dorayaki: receita é fácil e fica delicioso

Hottokeki – Panqueca suflê

Panqueca japonesa suflê

A panqueca japonesa hottokeki tem uma massa suflê, super fofa de fazer fotos lindas. Esse tipo de panqueca pode ser encontrado com facilidade no Japão em cafés e em restaurantes.

Para conseguir ter a massa perfeita, com visual bem alto e com acabamento impecável, deve-se usar formas circulares ou grandes quantidades em concha. Já ensinamos como fazer a panqueca suflê perfeita, se não viu, leia também:

Panqueca japonesa suflê: aprenda a fazer a receita super macia e fofa

A panqueca suflê japonesa podem ser servida com mel, frutas, chantilly e até sorvete.

Panqueca enraizada na cultura japonesa

A culinária japonesa é bem vasta e teve influências externas que fizeram dos vários tipos de panquecas apreciadas pela praticidade e pelos sabores, mas que acabaram ganhando estilos próprios, fazem parte da cultura e estão enraizadas no dia a dia.

Nada mais prático do que fazer uma panqueca japonesa em casa com sobras de alimentos que estão na geladeira após um dia de trabalho ou comer dorayaki ou hottokeki de sobremesa.

No Japão, todos os estilos são encontradas em banquinhas de rua, restaurantes e cafés. Além disso, são opções boas e completas para uma refeição e podem estrelar o prato principal em festas e reuniões.

Não perca, leia também:

Mochi: aprenda a origem, tipos, tradição e três receitas de massa

0 comentário em “Panqueca japonesa: conheça 6 tipos diferentes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s