A empresa japonesa Softbank Corp. possui o objetivo em desenvolver uma plataforma de inteligência artificial, além de um supercomputador.
O investimento será de 20 bilhões de ienes para construir o supercomputador em um esforço da empresa seguir para seguir a tendência tecnológica do mercado nacional e global.
A máquina será essencial para conseguir processar informações que a plataforma de IA necessita para funcionar.
O supercomputador usará microchips com tecnologia avançada de semicondutores produzidos pela empresa Nvidia Corp. Eles já são conhecidos por fabricar partes de alta performance usada em máquinas que usam inteligência artificial.
A parceria está sendo feita para aprimoramento da área de telecomunicações da Softbank e o supercomputador se tornará o mais rápido do Japão em processamento de dados.
Segundo a reportagem do Yomiuri Shimbun, a empresa já usa IA nos call centers para dar mais suporte aos seus consumidores.
Além dos benefícios internos, a empresa japonesa ainda espera gerar lucro ao prover para outras companhias serviços usando inteligência artificial.
Segundo as palavras do CEO e presidente Junichi Miyakawa, os esforços no desenvolvimento de novas tecnologias será acelerado, com o crescimento e desenvolvimento apresentado nos últimos tempos com ampliação para todos os grupos da empresa.
Quem é a SoftBank no Japão?

É uma corporação multinacional do Japão que é estabelecida nas áreas de telecomunicações, internet com ampliação nas áreas de energia, robótica, entre outros. Baseada em Tóquio foi fundada pelo Masayoshi Son em 1981.
IA no Japão

O Japão é um dos países que mais investe em ciência e tecnologia, tendo participação proeminente no desenvolvimento de robótica e IA, entre outros.
Fugaku retém o título de supercomputador mais rápido do mundo pelo terceiro ano consecutivo
É do país o supercomputador Fugaku, considerado o mais rápido do mundo, além de desenvolver robôs que já são usados em serviços básicos de atendimento, como pets, nas fábricas, nas lojas na parte de estoque e mais.

O uso de IA apesar de estar em desenvolvimento ainda carece de supermáquinas como a que será construída pela Softbank, pois as que existem atualmente não são capazes de processar tantos dados.
Elas são máquinas com custo alto no desenvolvimento, construção e manutenção, precisando de servidores e um local extenso e protegido.
Por enquanto, este tipo de tecnologia está em desenvolvimento com objetivo do país se tornar autossuficiente na produção de semicondutores, com investimento do governo para diminuir a dependência de empresas externas e montar uma base de produção em solo japonês.
0 comentário em “Softbank no Japão criará IA e supercomputador”