Shinrin Yoku, o banho de floresta faz parte de uma vertente da ecoterapia do Japão, que surgiu como recomendação governamental para fazer contraponto ao ritmo de vida acelerado e estressante das pessoas, além de ser um estímulo para a preservação da natureza.
Continue lendo e entenda o que é, como surgiu, como funciona, quanto tempo aparecem os efeitos e como praticar.
Shinrin Yoku

A vida urbana e moderna traz uma série de benefícios para a evolução material das pessoas, levando a melhores oportunidades de trabalho, praticidade na vida cotidiana com acesso a produtos e serviços, além de uma variedade de entretenimentos.
No entanto, o ritmo de quem vive nas cidades grandes acaba sendo acelerado, tendo impactos na saúde mental e física.
Estresse, poluição, falta de horizonte, entre outros acabam deixando as pessoas suscetíveis a desenvolverem estados de ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental, que acabam impactando sua qualidade de vida.

Imagine isso tudo na atual maior cidade do mundo, Tokyo. A megalópole abriga mais de 13 milhões de pessoas (mais de 37 milhões em toda região metropolitana), tem um dos metrôs mais movimentados do mundo, além de um ritmo de vida pautado no trabalho, com sobrecarga sensorial por conta das luzes e sons altos.
O banho de floresta passou a fazer parte de um programa de saúde governamental em 1982, se tornou importante arma da saúde no Japão através do então Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca.
O governo japonês visando problemas de saúde mental que este modo de vida estava causando nas pessoas, investiu em uma série de estudos acadêmicos para saber se a exposição a natureza poderia melhorar a saúde mental.
Universidades e centros de pesquisas japoneses passaram a se dedicar ao tema e fizeram descobertas surpreendentes aos longos dos últimos anos.
A partir disto, surgiu a recomendação dos médicos japoneses para que a população fizesse shinrinyoku, banho de floresta.
O que significa shinrin yoku?
Shinrin significa floresta e yoku é banho. Pautado por estudos científicos, o governo japonês lançou um programa de saúde para que as pessoas passassem algumas horas de seu final de semana em meio a natureza se banhando de sua atmosfera, sons e belezas, além de se beneficiar de óleos cítricos que as árvores liberam para melhorar a imunidade.

O que acontece em uma sessão de banho de floresta
No banho de floresta, ocorrem fenômenos químicos que atuam sob o bem-estar mental, quanto físico. Além disso, a atmosfera visualmente e auditiva envolvente, calma, pacífica, ar fresco e belezas acabam tendo efeitos relaxantes.
Efeitos do banho de floresta na imunidade
Segundo um estudo* publicado na National Library of Medicine, as árvores liberam no ar Phytoncides que tem ação antimicrobiana. Com isso, aumentam o sistema imunológico a níveis intracelulares.
Os aromas cítricos liberados na mata afetam a parte endócrina e sistema imune. Eles mediram os níveis de cortisol e dopamina das pessoas que participaram dos estudos e perceberam que os níveis caem em meio a natureza.
Além disso, o banho da floresta dá um aumento do vigor, diminuição de estados de ansiedade, depressão e raiva. Com isso, ficar exposto na natureza diminui as chances de ocorrer doenças relacionados a estresse comprovado cientificamente.
Acessível no Japão
No Japão, isso acabou sendo uma recomendação ótima, já que o país tem 67% de seu território por florestas. Portanto, é algo acessível a todos.
Diminuição dos níveis de estresse
A adrenalina aumenta quando existe um cenário onde haja antecipação, imprevisibilidade com emocional atiçado. O banho de floresta diminuiu os níveis, ou seja, combatendo o estresse, que atuam de forma negativa na imunidade.
Diminuem também níveis de cortisol, atividade pré-frontal cerebral, redução da pressão arterial e estabilidade da atividade nervosa autônoma. Também cai níveis de raiva, ansiedade, depressão.
Os benefícios puderam ser notados mesmo em crianças com TDAH.

Prevenção de câncer
Com o aumento das atividades de células NK, elas liberam proteínas anti-câncer, como perforin, GRN e GrA/B, aumentando os níveis intracelulares e níveis de proteínas anti-câncer tendo efeito protetivo contra o aparecimento e desenvolvimento de células cancerígenas.
Proteção cardiovascular
Em outro estudo científico de autoria de Qing Li, Maiko Kobayashi, Shigeyoshi Kumeda, et al*, eles analisaram os impactos do banho de floresta na saúde do coração.
Analisaram amostras de sangue e urina, pressão arterial e taxa de pulso de pessoas que andaram 2.6 km em 80 minutos pela manhã e entardecer aos sábados.
Além disso, aplicaram um questionário psicológico para medir o humor antes, durante e depois. A temperatura e umidade também foram monitorados nas caminhadas.
Como resultado, a taxa de pulso diminuiu sendo benéfico para o coração com aumento de vigor e diminuição de níveis de depressão, fadiga, ansiedade e confusão mental. Níveis de adrenalina caíram.
Como comparativo, eles fizeram os mesmos testes em um grupo que caminhou a mesma distância e tempo em áreas urbanas, mas estas pessoas não tiveram os benefícios que o grupo do banho de floresta teve mostrando que o ambiente com árvores e natureza foi crucial.

Em quanto temos percebemos o benefício do banho de floresta
Os resultados são imediatos depois da exposição do shinrinyoku ao passear por volta de duas horas por dois dias aos finais de semana. Pode-se caminhar em uma trilha e parar para descansar em meio a um ambiente de natureza. Um passeio descompromissado e no ritmo da pessoa.
No estudo citado no artigo científico realizado pelo Ministério em conjunto com universidades japonesas, grupos de pessoas de ambos os sexos fizeram uma viagem de três dias e duas noites.
No primeiro dia eles andaram 2.5 km em uma área com floresta por cerca de duas horas. Eles ficaram livres para descansar onde quisessem e quando quisessem.
No segundo dia andaram mais 2,5 km pela manhã e tarde, cada passeio durou duas horas cada em áreas diferentes. No terceiro e último dia, eles coletaram amostras de sangue e completaram um questionário, assim como ocorreu no segundo dia.
Eles notaram pelas análises coletadas e comparativas com sangue analisado em um dia normal de trabalho, que houve aumento da atividade das células NK, como seus números duraram a nível intracelular por 30 dias. Já outros componentes duraram mais de sete dias.
O que é terapia florestal

Terapia florestal é uma espécie de tratamento onde as pessoas podem se beneficiar por passar algumas horas em meio a floresta/natureza com objetivo de reduzir níveis de ansiedade, depressão e estresse.
No Japão, eles oferecem guias para caminhadas em florestas japonesas com programas de terapia. Geralmente, nesta modalidade, as pessoas recebem um check-up físico por médicos e um questionário psicológico é preenchido.
Depois, o terapeuta indicará o melhor roteiro, segundo uma reportagem da Times sobre o tema em que usou de fonte um livro lançado por Qing Li, Foresth Bathing: How Trees Can Help You Find Health and Happiness (Banho de Floresta: Como Árvores Podem Ajudar a Achar Saúde e Felicidade).
Quem quiser ir por conta própria, explorar locais também tem esta opção, já que tem bastante floresta e parques para visitar no país.
Existe desde 2004 uma Associação dos Efeitos Terapêuticos das Florestas no Japão, além de uma Sociedade Japonesa de Medicina da Floresta em 2007, atuando sob a Sociedade Japonesa de Higiene com o intuito de promover estudos científicos neste campo.
O que se faz
Além dos passeios guiados, as pessoas vão livremente aos parques e florestas participar de atividades que se encaixem em suas personalidades.
Há quem apenas caminhe de forma livre por algum trecho, como tem pessoas que fazem yoga, aulas de arte, piquenique, meditação, slackline, leituras, observação de pássaros, etc.

Quem pode fazer
Como as atividades são diversas, o banho de floresta não possui restrições, todos podem fazer. Quem tem mobilidade reduzida pode achar um ponto para sentar e relaxar.
Dicas
Passe repelente, protetor solar, use roupas adequadas que protejam o corpo, escolhe um dia de tempo ameno, leve água e comidas leves e frescas, leve sacola de lixo e recolha seu lixo.
Além disso, use tênis adequado para caminhadas na floresta, leve apenas pertences necessários, desligue seus aparelhos, esteja disponível e presente para relaxar e curtir a natureza ao usar os cinco sentidos, observe as plantas e o ambiente, preste atenção nos sons, evite época de kafuncho no Japão (febre do feno).
Referência na área shinrin yoku: Professor e Dr. Qing Li

A pedido do governo japonês o professor Qing Li passou a realizar estudos acadêmicos em 2004 para comprovar os benefícios a saúde. Participou de muitos artigos e pesquisas mostrando os efeitos na saúde mental e psicológica da medicina da floresta.
Professor clínico no departamento de reabilitação médico no Nippon Medical School de Tokyo. Presidente da Japanese Society of Nature and Forest Medicine, Secretário Geral na International Society of Nature and Forest Medicine e diretor na Forest Terapy Society no Japão.
Ele se mudou para o Japão em 1988 para estudar medicina avançada, conduziu carreira acadêmica para se especializar em medicina ambiental com Ph.D pela Universidade de Kagoshima.
Desde 1988 estuda os efeitos químicos ambientais, como estresse e estilo de vida afetam o sistema imunológico pela Nippon Medical School e a Universidade de Kagoshima. Seu grande interesse são os efeitos da natureza e florestas na vida das pessoas.
Quanto tempo se deve ficar no banho de floresta
Segundo estudos indicam, uma viagem de final de semana com exposição de duas horas cada dia em uma caminhada ou descanso em meio a floresta é o suficiente para diminuir o estresse e aumentar a imunidade.
Levando a paz da natureza para o bem-estar mental
No Japão, que é um país com muita disponibilidade de parques e áreas verdes, o banho de floresta acabou sendo uma solução acessível economicamente, além de ser fácil de ser realizado.
Em países que existe limitações em relação a acesso às áreas verdes de qualidade, existem outros meios alternativos que possam replicar os benefícios da natureza em certos níveis.
Uso de white noise da natureza – ruído branco
Outros tratamentos sugerem uso de sons para melhora do sono, uso meditativo, de relaxamento e combate a estresse e ansiedade.
Por exemplo, o uso de áudios de sons de natureza que criem um ruído branco (white noise) são capazes de relaxar, ajudar a dormir e se colocar em uma ambientação natural para quem está em grandes centros urbanos e precisa de uma solução rápida até se programar e ir fazer um banho de floresta.
Ás vezes, as áreas de parque em centros urbanos são barulhentos, o white noise de natureza em um ambiente verde pode ajudar na ambientação para relaxamento, enquanto se expõem aos elementos cítricos que as árvores liberam.
Benefícios
Também sustentado por estudos científicos, as frequências dentro de espectros audíveis criam uma sensação de foco, alívio com aumento de sensação de bem-estar, diminuição de choros em crianças, melhora da performance no trabalho e combater sintomas de desordens de atenção, além da melhora do sono.
Para dormir melhor
Em um estudo da PubMed publicado em 2021 analisou o uso de ruído branco (white noise) com efeitos na duração do sono por pessoas que viviam na cidade de Nova York*.
A duração de um sono ininterrupto é crucial para um descanso reparador e estima-se que as populações de grandes cidades não durmam bem por causa dos sons do ambiente externos altos.
Eles testaram se o uso de ruído branco ajudaria pessoas que frequentavam um instituto do sono da cidade a dormirem melhor.
Elas tinham históricos de dificuldades de sono por conta de sons altos, pois moravam em partes da cidade de Nova York barulhentas. Os resultados mostraram que o ruído branco melhorou o sono destas pessoas.
Para trabalhar
Além de melhorar a qualidade do sono, usar frequências de ruído branco também melhora a capacidade de concentração ao estimular o sistema nervoso central melhorando a parte cognitiva.
Leia também
- Hitachi desenvolve IA personalizada para pacientes de diabetes tipo 2
- Daruma: confira nosso guia completo
- Calendário de 36 festivais no Japão e eventos culturais de janeiro
Lembrando que o uso de white noise sons da natureza para relaxamento não substitui uma ida a um meio com natureza ou floresta para obter todos os benefícios citados acima no artigo, mas são uma solução alternativa para dormir melhor em casa ou ajudar a relaxar em ambientes com parques, mas barulhentos.
Confira abaixo mais sons da natureza para relaxar:
*artigo editado para corrigir informação da população de Tokyo.
0 comentário em “Shinrin Yoku: entenda o banho de floresta japonês”