10 modos de preparo de berinjela japonesa
Comida

Berinjela japonesa: 10 melhores formas de preparar (com receitas)

A berinjela japonesa nasu é um dos ingredientes versáteis da culinária oriental. Saiba mais.

A berinjela japonesa é menos amarga e com pele mais fina em comparação com berinjela ocidental comum de formato mais ovalado. Seu comprimento chega até 25 centímetros.

Uma de suas principais características é o fato de quase não ter sementes e seu interior é bem esponjoso, o que o faz absorver muito bem os temperos. Quando é cozida sua textura fica cremosa.

Consumida de forma popular no Japão, é um acompanhamento delicioso para servir com arroz e sopa de soja missô. Disponível o ano todo, mas com aumento de oferta na época do verão e começo de outono.

Continue lendo, descubra mais sobre a berinjela e confira ao final 10 modos de preparo.

Berinjela japonesa

Berinjela Nasu

A berinjela japonesa é uma das leguminosas de aparência longa e fina, mas com variações de tamanhos e formatos, podendo ser encontrada oval.

Sua cor é de um roxo até uma tonalidade escura quase preta e sua textura é macia e menos amarga. A casca é delicada e fina.

Qual a melhor maneira de consumir berinjela japonesa

A berinjela é um ingrediente popular e consumido de diferentes formas no Japão. Elas ficam boas grelhadas, assadas, fritas e refogadas. Bem versátil.

Grelhado fica uma delícia, pois adquire um gosto esfumaçado. Cortado em fatias e marinado fica ótimo em saladas, de acompanhamento para carnes e peixes ou adicionado a molhos.

10 receitas que berinjela japonesa combina

Abaixo confira os 10 melhores modos de preparo da berinjela japonesa com receitas. Foram escolhidas pela tradição na culinária japonesa, como pelo sabor delicioso, criatividade, praticidade e rapidez.

1. Berinjela servida em restaurante japonês – Nasu Dengaku

Berinjela japonesa

A berinjela servida nos restaurantes é o nasu dengaku onde é cozida em óleo e glazeada em missô. Este é um dos modos tradicionais mais gostosos e de nível fácil.

  • Lave a berinjela, retire o talo e corte ao meio no sentido do comprimento. Faça pequenos riscos com uma faca na parte esponjosa. Se quiser, pode fazer desenho em xadrez, mais comum.
  • Prepare uma pasta de missô: misture em fogo médio 2 colheres de sopa de missô vermelho, 3 colheres de sopa de açúcar, 3 colheres de sopa de saquê e 2 colheres de sopa de mirin.
  • Quando começar a ferver, desligue o fogo e continue mexendo por mais 2 minutos. Deixe esfriar.
  • Coloque 3 colheres de sopa de óleo de gergelim em uma frigideira em fogo baixo. Cozinhe as fatias de berinjela no óleo por cerca de três a quatro minutos de cada lado. Retire as fatias e passe a pasta por cima. Sirva quente.

2. Berinjela com shoyu e alho

Berinjela japonesa com shoyu e alho
  • Fatie a berinjela japonesa na diagonal. Salpique amido de batata. Aqueça óleo em uma frigideira em fogo médio e cozinhe até ela ficar dourada. Reserve.
  • Adicione 2 colheres de sopa de óleo na frigideira em fogo baixo. Adicione 5 dentes de alho picado e 1 colher de sopa de gengibre ralado. Mexa por 20 segundos e coloque as fatias. Adicione 2 colheres de sopa de shoyu e deixe por um minuto. Sirva com cebolinha picada.

3. Agebitashi

Berinjela japonesa Agebitashi
  • Agebitashi é uma das formas mais fáceis de preparar berinjela japonesa. Faça o molho dashi misturando um pacote de pó de peixe dashi com dois copos de água fervente.
  • Coloque em uma panela o caldo dashi, 3 colheres de sopa de molho shoyu, 2 colheres de sopa de mirin, 1 colher de sopa de açúcar até ferver. Desligue o fogo.
  • Corte a berinjela ao meio e depois em mais dois pedaços. Aqueça óleo em fogo médio e frite em imersão. Depois coloque os pedaços no caldo. Pode servir quente ou gelado.

4. Berinjela assada com alho

  • Corte duas berinjelas na diagonal e tempere com sal. Deixe ela por 20 minutos e esprema de forma delicada para retirar o excesso de umidade. Reserve em papel toalha.
  • Em um copo misture 2 colheres de sopa de óleo, 1 colher de sopa de alho espremido e 3 colheres de sopa de limão. Adicione a mistura por cima das fatias. Asse no forno a 200 graus por 30 minutos.

5. Berinjela no caldo japonês

  • Use duas berinjelas e fatie em pequenos pedaços. Misture 1 colher de sopa de missô, 2 colheres de sopa de shoyu, 2 colheres de sopa de saquê e 1 colher de sopa de água. Reserve.
  • Aqueça óleo em uma frigideira funda em fogo médio. Adicione 1 colher de sopa de gengibre picado, três dentes de alho picado e as fatias de berinjela.
  • Refogue até a casca ficar meio crocante. Baixe o fogo e adicione o caldo. Ajuste o sal e regue com óleo de gergelim. Sirva.

6. Patê de berinjela japonesa

  • Lave a berinjela, corte a haste e ao meio de forma horizontal. Leve para assar 1 cabeça de alho junto com as berinjelas untadas com 1 colher de sopa de óleo de oliva. Unte com papel manteiga a forma e deixe por 30 minutos a 180 graus. Deixe esfriando e reserve.
  • Esprema todos os dentes de alho da pele. Remova a polpa das berinjelas com ajuda de uma colher e misture com o alho. Adicione 4 colheres de sopa de shoyu, suco de meio limão e salsinha picada a gosto. Tempere com sal e pimenta. Sirva com torradas, pães e queijos.

7. Ratatouille de berinjela japonesa

Ratat
  • Use duas berinjelas. Pré aqueça o forno a 200 graus. Lave e corte a berinjela em discos. Regue com bastante óleo de oliva. Adicione tomate cereja cortado ao meio, pedaços de abóbora kabocha cozida e cebolas fatiadas. Misture e adicione mais óleo, se precisar. Tempere com sal e pimenta do reino.
  • Coloque esta mistura em uma forma com papel manteiga e asse por 15 minutos. Retire e misture. Devolva ao forno até que elas ganhem um aspecto caramelizado por mais dez a quinze minutos.
  • Em uma tigela, misture ¼ de copo de saquê, ¼ de copo de água, 3 colheres de sopa de pasta de missô, 1 colher de sopa de extrato de tomate, 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de gengibre ralado e 1 colher de sopa de óleo de gergelim.
  • Deixe no fogo médio até ferver, mexendo sempre. Adicione os legumes assados. Tampe e deixe cozinhando por cinco minutos. Retire a tampa e deixe esfriando para apurar e engrossar o molho. Sirva.

Leia também

8. Hot Dog vegano de berinjela japonesa

O Hot Dog vegano com berinjela japonesa é uma receita rápida e deliciosa que usa este ingrediente tradicional de uma forma criativa.

  • Use 1 berinjela japonesa grande. Pré aqueça o forno a 180 graus. Misture em uma tigela 1 colher de sopa de mostarda e 1 colher de sopa de pasta de missô branco. Faça cortes no comprimento da berinjela. Pegue metade da pasta e adicione 1 colher de sopa de shoyu.
  • Faça um pacotinho com papel-alumínio, coloque a berinjela e regue com o molho. Certifique-se de que ela está molhadinha, use os dedos para esfregar. Feche o pacote e asse no forno por 20 minutos.
  • Retire, abra um pouco e deixe resfriando por cinco minutos. Pegue um pão de hot dog e adicione folhas de alface picada e coloque a berinjela assada. Jogue o resto do molho de missô com mostarda por cima. Sirva com ketchup.

9. Yaki Nasu

Yaki Nasu é um delicioso acompanhamento onde berinjela japonesa nasu é grelhada.

  • Lave a berinjela e corte apenas metade do talo. Coloque ela inteira em grelha em calor médio por cerca de dez minutos. Gire ela de tempos em tempos até ela ficar toda cozida.
  • Não se preocupe se a casca queimar um pouco, isso deixará um gosto esfumaçado. Para saber se está no ponto, dê uma apertada e se ela estiver macia por dentro, pode tirar. Quando tirar ela estará com aspecto murcho.
  • Retire toda a pele e o talo. Corte o interior em pedaços. Salpique pó de peixe bonito e alho tostado por cima. Fica bom morno, em temperatura ambiente e até gelado.

10. Berinjela nasu frito

A berinjela japonesa frita fica uma delícia e é rapidinho de fazer. Esta receita não leva ovos.

  • Use 1 berinjela japonesa grande. Em uma tigela misture 1 copo de farinha de trigo com dois copos de água gelada. O objetivo é ficar cremoso.
  • Esquente óleo o suficiente para fritar em fogo médio. Corte a berinjela em rodelas e molhe na pasta. Bata para tirar o excesso e empane em 1 copo de farinha panko. Frite em óleo até ficar dourado por cerca de três minutos. Seque em papel toalha e sirva com molho shoyu.

0 comentário em “Berinjela japonesa: 10 melhores formas de preparar (com receitas)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: