O macarrão somen gelado conhecido no Japão como Hiyashi Somen, Hiya Somen ou Hiya Mugi é uma preparação refrescante e deliciosa que marca o verão no país, entre julho e agosto.

Por lá, a alimentação sazonal é muito comum e o somen é perfeito para tempos de calor intenso. Além disso, ele é prático e rápido de preparar, demandando menos tempo na cozinha.
A massa deste tipo de macarrão japonês é de cor clara, delicada e muito macia. Fica pronta em dois minutos em água fervente.
Resfria muito rápido quando colocada no gelo. Já, o molho tsuyu é bem simples de fazer, pois é só misturar os ingredientes. Portanto, em menos de quinze minutos terá uma refeição leve e saborosa.
Confira abaixo a receita de macarrão gelado somen Hiyashi Somen. Ao final da receita, veja as perguntas mais comuns feitas em relação a este preparo, um pouco de sua história e relevância no Japão.
Receita de macarrão gelado japonês somen

Ingredientes
- 4 porções de macarrão somen;
Os pacotes de macarrão vendidos prontos são separados em porções. Se não achara assim, pegue quatro punhados que encham sua mão.

Base molho tsuyu
- 1 copo e meio de caldo de peixe dashi*
- 2 colheres e meia de shoyu com porcentagem de sódio menor (light)
- 1 colher de sopa de saquê
- 2 colheres de sopa de mirin
*O caldo de peixe chamado dashi pode ser substituído por caldo de kombu (alga) para vegetarianos e veganos.
Condimentos Yakumi
- 1 maço de cebolinha picada
- 2 colheres de sopa de gengibre ralado
- 2 colheres de sopa de gergelim torrado
Modo de preparo
Cozinhe o macarrão somen, segundo as instruções do fabricante. Escorra a massa em água corrente até tirar o amido e diminuir a temperatura.
Coloque a massa escorrida em uma tigela com água potável e pedras de gelo. Deixe na geladeira.
Para fazer o molho tsuyu do macarrão japonês gelado, misture todos os ingredientes líquidos em uma panela em fogo baixo. Misture bem e ajuste o sal ao colocar mais shoyu. Se quiser um pouco mais adocicado é só colocar mais mirin.
Não precisa deixar o molho de somen ferver, assim que estiver morno, transfira para um recipiente e coloque na geladeira para esfriar.
Se estiver com pressa, pode colocar o molho em uma tigela de alumínio e coloque em banho maria em uma bacia com água e gelo.
Lave e seque a cebolinha. Pique bem fininho e reserve em uma tigela. Rale o gengibre e reserve em uma pequena tigela. Adicione o gergelim torrado em outro recipiente.
Modo de servir somen

Sirva o macarrão em uma tigela com gelo e o molho separado de forma individual.
Deixe os condimentos Yakumi (gengibre ralado, cebolinha e gergelim) disponíveis na mesa para que as pessoas adicionem em seus molhos de forma individual, conforme o gosto.
Modo de comer somen
A ideia é pegar um pouco de macarrão, mergulhar no molho e comer. Simples e refrescante.
Para deixar o molho mais saboroso, adicione um pouco de cebolinha e gengibre ralado.

Dica: Na hora de servir para manter o macarrão bem fresco, além das pedras de gelo, a dica é investir em uma tigela de alumínio ou cerâmica, que seja uma boa condutora de temperatura.
Motivos de servir separado
É costumeiro servir o macarrão somen separado do molho e não em uma única tigela como acontece com o ramen.
Se faz desta forma, pois manter o macarrão somen cozido com gelo em uma tigela manterá a sensação fresca na hora de comer.
Se misturar tudo, por mais que o molho esteja gelado, em um dia de calor ele facilmente perderia a temperatura baixa.
Leia também
- Yum yum: aprenda a fazer o molho famoso de churrascaria no Japão
- Panqueca japonesa: conheça 6 tipos diferentes
- Mochi: aprenda a origem, tipos, tradição e três receitas de massa
- Cogumelo Enoki: confira nosso guia completo
Agora que você aprendeu a receita de macarrão gelado somen, confira as perguntas mais comuns.
Qual macarrão japonês é usado no somen?

É o macarrão japonês tenobi somen, ele é feito de farinha de trigo. É esticado de forma repetitiva até ficar fino com cerca de 1 mm. É um fio longo que chega a dois metros para depois ser cortado.
Molho para macarrão somen
O segredo do molho tsuketsuyu se deve aos condimentos yakumi composto por ervas e raízes, que darão um sabor delicioso ao molho base de shoyu, mirin e dashi. Geralmente, leva gengibre ralado, cebolinha cortada bem fininho, folhas de shisô.
Esta combinação é flexível, de acordo com o gosto e pode ter ainda umeboshi picado (ameixa japonesa curtida no sal), condimento shishimi togarashi (tempero levemente ardido a base de pimenta) e gergelim torrado.
Macarrão somen é o mesmo do macarrão de lámen?

Não. Tenobi somen é o macarrão usado no somen, mais fino e delicado com 1 mm de espessura. Já no lámen (ramen) é usado um tipo diferente, mais grosso e que demora mais para cozinhar.
O que vai bem com somen?
Somen gelado pode ser servido como refeição principal leve, assim como uma entrada ou complemento com carnes, peixes, frango e frutos do mar.
Para quem deseja uma refeição leve e não consome carne, pode investir em mais adicionais para comer com o macarrão e o molho. Por exemplo, tiras de pepino e tomate. Se quiser, pode fazer uma salada.

Para quem não possui restrições alimentares pode adicionar ovo cozido, presunto em tiras, fatias de carne de porco, tiras de massa de peixe.
Versátil, esse macarrão gelado ainda pode ser preparado quente no estilo nyumen.
Como usar molho tsuyu?

O molho mentsuyu ou tsuketsuyu é um excelente acompanhamento para soba, como de base de sopa, com tempura (fritura empanada de legumes e vegetais) e macarrão udon.
Para fazer uma base de sopa é só diluir uma porção de molho tsuyu com 4 copos de água.
Para servir com tempurá, dilua uma parte do molho com 3 copos de água. Sirva o molho tsuyu gelado.
O somen é uma preparação milenar no Japão, pois é feito desde o período Nara (710-93). Naquela época, já se plantava trigo.
Popularizou-se no período Edo (1603-1967), já que antes a farinha de trigo era acessível apenas aos nobres e mais ricos.
O macarrão somen gelado é uma tradição do verão japonês. É uma excelente forma de se alimentar em tempos quentes, pois causa uma sensação boa de resfriamento, além de ser leve e muito gostoso.
0 comentário em “Receita de macarrão somen gelado (Hiyashi Somen)”