Anko vira comida fitness no Japão

Anko vira comida fitness no Japão

Anko é pasta de feijão vermelho azuki fermentado.

O anko é uma comida tradicional no Japão presente em doces wagashi. Feito com feijão vermelho azuki, a pasta é rica em proteínas, fibras e pobre em gordura e calorias. Além disso, possui um sabor levemente adocicado sem adição de açúcar, apesar da forma tradicional atual ter adição deste ingrediente.

O Japão adora o anko e o seu consumo nos últimos anos vem sendo relacionado não apenas a uma tradição, mas a uma vida fitness e saudável. Continue lendo e saiba mais.

Anko

Pasta de feijão anko

O grande benefício em comparação com os doces ocidentais é que o anko ganha seu sabor doce pela fermentação do feijão vermelho. Por isso, é uma opção de sobremesa saudável.

Inclusive, virou queridinha de treinadores e praticantes de exercícios físicos no Japão. Além de ser uma fonte de proteína boa, sacia o desejo por doces.

Segundo reportagem do Kyodo News, Hiroyuki Nagai é fisiculturista e come mochi daifuku recheado com pasta anko como fonte de energia para seus treinos.

Leia também

Residente de Matsudo, Nagai afirma que a pasta de feijão vermelho é rica em carboidratos e fibras dietéticas, indispensável pelo regulamento do intestino.

Acrescenta que fisiculturistas nos Estados Unidos também incluíram anko em suas dietas por conta de seus benefícios.

A pasta de feijão vermelho azuki é fácil de ser consumida, além de ser saborosa e versátil.

Além das bolinhas que podem servir de recheio, elas podem ser consumidas puras como petisco, mas é comum transformar o anko em bebida. Da forma líquida é mais fácil de ingerir durante os treinos.

Com a popularidade em alta entre jovens, o anko é tendência nas redes sociais. É muito comum ver postagens da forma de consumo preferida.

Origem do anko e sua importância

Inicialmente, a pasta de feijão vermelho era uma oferenda comum para os deuses, segundo o professor da Universidade Jumonji, Motomi Shibasaku.

Além disso, pelo fato de se utilizar o feijão inteiro no preparo da pasta no estilo tsubuan, o faz ser símbolo de uma filosofia (mottainai) que preza o aproveitamento máximo de alimentos, deixando o desperdício reduzido.

No começo, a pasta era exclusividade dos nobres e depois foi se popularizando até virar um doce japonês padrão.

Leia também

0 comentário em “Anko vira comida fitness no Japão

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: