Redes sociais do Japão
Destaques Sociedade tecnologia

Confira as redes sociais do Japão mais usadas para aplicar em sua estratégia de marketing digital

Confira as principais características das cinco redes sociais do Japão com mais usuários atualmente

O Japão é um país à parte do mundo ocidental. Por exemplo, muito do que costuma funcionar (fazer sucesso) por aqui, não dá certo lá. Um bom exemplo são as redes sociais do Japão mais usadas. No Brasil e Estados Unidos (mesmo com a influência direta lá), por exemplo, o Facebook ainda lidera.

Redes Sociais do Japão

Redes sociais no Japão

Portanto, se você tem um negócio e deseja investir em marketing digital ou simplesmente quer saber em quais redes sociais os japoneses costumam navegar apenas por curiosidade, continue lendo.

5.Tik Tok

A rede social Tik Tok aos poucos faz seu caminho na terra do sol nascente. Além disso, temos que levar em consideração que o Tik Tok foi disponibilizado no Japão faz pouco tempo, em 2017. No entanto, já soma 9.5 milhões de usuários até a data atual.

¼ do seu público é do sexo feminino e faixa etária adolescente/jovem (10 a 20 anos de idade);

53% são estudantes da sétima série;

Conteúdos curtos e leves

Portanto, se quiser ter impacto com a geração nova, é interessante estar presente na rede social. O conteúdo que mais faz sucesso são os leves, engraçados e sem compromisso.

O que atrai as jovens japonesas ao Tik Tok é o fato de os conteúdos serem temporários e de curta duração.

Dentro das tendências e desafios

A maioria do público se mantém de maneira anônima com nicknames (apelidos) aleatórios. No entanto, procuram ficar por dentro das principais tendências e desafios*.

*os desafios se tornaram comuns na rede social entre os estudantes onde pequenos vídeos são gravados em dupla ou em grupo acompanhando uma tendência.

Os jovens se propõem a fazer um desafio lançado e postar no Tik Tok. Apesar de não quererem partilhar informações pessoais, muitos almejam conquistar fama e virar um Tik Toker com milhares de seguidores.

4.Facebook

Facebook no Japão

Para começar, o Facebook não é usado pelos japoneses como estamos acostumados.

O país é uma exceção na tendência mundial e a rede não fez tanto sucesso, mas ainda assim foram contabilizados 28 milhões de usuários apenas em 2019.

Um dos apelos do Facebook é o compartilhamento de conteúdo e conexão com amigos e familiares, mas a maioria dos japoneses não se sentem confortáveis em mostrar sua intimidade na internet dessa forma.

Profissional e pouco intimista

No Japão, a coisa funciona diferente e a maioria dos posts possui apelo profissional para mostrar a colegas de trabalho.

Faixa etária entre 40 a 60 anos de idade em sua maioria do sexo masculino;

A maioria acessa antes de ir trabalhar e depois de voltar para casa após o expediente;

Portanto, a estratégia para divulgar o seu negócio deve ser diferente no Facebook para um público mais velho e que não usa a rede social para relaxar, mas para ficar atualizado quanto a acontecimentos profissionais e estabelecer networking (rede de contatos profissionais).

3.Instagram

O Instagram conseguiu crescer no Japão e virou uma tendência. No país desde 2014 possui 33 milhões de contas ativas.

61% é do sexo feminino na faixa dos 30 anos de idade;

Instabae

Instabae

O apelo fica por conta da foto perfeita onde qualquer coisa possa ser instagramável, ou seja, bonita para postar.

Existe até um termo usado no Japão: instabae. Bae é uma abreviação de baeru que significa “para parecer bonito” de forma não literal.

Portanto, usar essa hashtag é uma das táticas essenciais se quiser destaque no país. Além disso, os japoneses são abertos a ler conteúdos através das imagens, o que pode ser uma boa tática para divulgar conteúdos mais completos.

2.Twitter

Twitter no Japão

São mais de 45 milhões japoneses no Twitter. Essa rede social é muito popular e querida no país pelo simples fato da facilidade em manter o anonimato. Inclusive, é normal ter mais de uma conta.

É de lá que surgem tendências e assuntos que repercutirão nas outras redes em textos curtos de até 280 caracteres.

47% é do sexo feminino na faixa dos 30 anos;

56% é do sexo masculino na faixa dos 40 anos;

Os japoneses costumam twittar sobre tudo que lhe é interessante, para compartilhar ideias, além de procurar por notícias e novidades.

Além disso, por conta da facilidade do anonimato, muitos se abrem nas redes e demonstram o que realmente pensam e sentem, já que a cultura hone tatemae ainda influencia o comportamento da sociedade no geral.

Portanto, essa é uma rede social obrigatória se quiser divulgar qualquer coisa no Japão.

1.Line

Line no Japão

Com 80 milhões de usuários no Japão, o Line domina e fica à frente de todas as outras. Além de ser uma rede social, o Line também é um aplicativo de mensagens, entre muitos outros.

51,6% é do sexo feminino na faixa dos 20 anos;

54% é do sexo masculino na faixa dos 70 anos;

É importante frisar que existem muitos usuários que não acessam o Line por um smartphone, mas usam pelo computador ou tablet.

Além disso, a empresa oferece outros serviços, como um método de pagamento próprio (Line Pay), jogos, feeds de notícias, música, manga, chat e um canal com previsão do tempo e outros conteúdos relevantes para o dia a dia. É um serviço completo e os japoneses conseguem fazer quase tudo por lá.

Stickers do line

Os stickers (figurinhas) fazem muito sucesso e faz parte do carro chefe da empresa.

Os japoneses os usam muito nas mensagens e compram novas opções com criações licenciadas de personagens queridos. Portanto, um negócio lucrativo.

Seu público é bem diversificado e popular entre a geração mais velha, quanto aos adolescentes e jovens.

0 comentário em “Confira as redes sociais do Japão mais usadas para aplicar em sua estratégia de marketing digital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s