Acordo diplomático Japão e Austrália
Notícias Política

Japão e Austrália estreitam relacionamento para aliança histórica

Países estão alinhados em acordos diplomáticos

Os dois países possuem valores políticos em comum e se mostram alinhados em diversos assuntos, indo da economia a assuntos de segurança, segundo o Japan Times.

O relacionamento bilateral inclui acordos de assistência humanitária, respostas a desastres naturais, operações anti-pirataria e exercícios naval e da guarda costeira. Além disso, ainda existe troca cultural e acadêmica.

Encontro

Scott Morrison e Yoshihide Suga
Scott Morrison e Yoshihide Suga em encontro no dia 17 de novembro

No dia 17 de novembro, o primeiro-ministro Scott Morrison se tornou o primeiro político estrangeiro a se encontrar com Yoshihide Suga. Na ocasião, ele tinha acabado de assumir o cargo após a saída de Shinzo Abe motivada por questões de saúde.

Também foi a primeira viagem internacional de Morrison durante a pandemia de coronavírus.

Em suas palavras, Japão e Austrália são parceiros naturais com relação sólida construída durante muitos anos.

O ato e suas palavras demonstraram que os dois países estão em sinergia diplomática e sua visita foi importante, considerando todo o esforço para o encontro acontecer.

Eles conversaram sobre o início de um acordo histórico em que permitirão as forças militares dos dois em operar em cada país com o intuito de beneficiar a defesa.

Vale ressaltar que esse será o primeiro acordo do tipo no Japão desde que um tratado semelhante foi feito com as forças militares dos Estados Unidos em 1960.

A relação pacífica está sendo vista como âncora de estabilidade e segurança no Pacífico. Os dois ainda estão colaborando para abrir a economia regional no sudeste da Ásia e estão estabelecendo terreno para um diálogo quadrilateral.

No entanto, o anúncio do acordo causou desconforto com a China, já que Beijing tomou uma série de medidas paliativas comerciais ao longo do ano contra a Austrália.

O primeiro-ministro australiano se dispôs a manter conversas diplomáticas e afirmou que o acordo não deveria causar incômodo em Beijing.

Em suas palavras, “o sucesso econômico da China é uma boa coisa para Austrália e Japão”. Complementou dizendo que os dois países não enxergam a China como concorrente, segundo reportagem do The Guardian.

O acordo de defesa deverá ser concluído quando Yoshihide Suga visitar a Austrália em 2021 e já está repercutindo na mídia internacional.

0 comentário em “Japão e Austrália estreitam relacionamento para aliança histórica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s