Receita japonesa do oyakodon, tigela de ovo com frango e cebola
Comida

Oyakodon: tigela de ovo com frango do período Meiji (com receita)

Oyakodon é uma das refeições donburi mais populares do Japão com história e tradição. Aprenda mais e uma receita de Tokyo.

Oyakodon (oyakodonburi) é uma receita japonesa muito comum no dia a dia pela sua praticidade, já que é só ferver todos os ingredientes em uma única panela. Além disso, a tigela de frango com ovo é uma delícia e uma mistura boa que vai bem por cima na tigela de arroz japonês.

Quando tem mistura por cima do arroz é conhecido como donburi.

Pode ser servido com outro tipo de arroz, mas o japonês possui grãos menores que ganham uma consistência grudenta que vai muito bem com o caldo do oyakodon, dando uma liga interessante que o arroz solto não dá. Então, terá cremosidade, suculência e textura em uma tigela deliciosa.

A receita estará ao final do artigo, mas neste texto ainda encontrará origens e dicas para sua preparação.

Origens do Oyakodon

Esta preparação data do período Meiji (1868-1912) e surgiu em Tokyo, segundo informações do site do Ministério de Agricultura, Floresta e Pesca.

No entanto, muitas vezes é difícil rastrear onde preparações surgiram por falta de registros históricos escritos. O que temos são pistas com teorias, conjecturas ou fatos ocorridos e perpetuados por gerações de famílias.

Então, o que fica são as evidências contadas pelos restaurantes ou que sai em jornais e publicidades antigas. No entanto, a popularidade acaba sendo veiculada a estes estabelecimentos, sem dúvidas, já que quando passam a ser servidos de forma comercial alcançam um número grande de pessoas.

A tigela da amizade

Reportagem do Yomiuri Shimbun mostra oyakodon sendo servido para celebrar amizade entre povos no período Taisho
Reportagem do Yomiuri Shimbun mostra oyakodon sendo servido para celebrar amizade entre povos no período Taisho

Segundo reportagem do Yomiuri Shimbun de 2023, no dia 21 de março de 1924 (período Taisho), um artigo celebrava a amizade entre Estados Unidos e Japão comemorando o retorno ao país do professor Inui Kiyosue da Universidade ao Sudeste da Califórnia após dez anos.

No evento eles serviram a tigela de oyakodon, junto com doces, senbei e chá bancha. Mostrando que a preparação era comumente servida informal e em reuniões amigáveis.

Restaurante Tamahide

Na capital japonesa o restaurante centenário Tamahide (no bairro Ningyocho) fundado em 1760 se diz o detentor da criação e por isso um local disputado.

Segundo reportagem do Japan Today, do site oficial do restaurante e corroborada por reportagens da mídia japonesa (TV Tokyo e afins), a esposa do dono da quarta geração reparou que seus clientes pegavam o resto da panelada servida warishita*, colocavam em uma tigela de arroz e misturavam com ovo.

Então, em 1891 eles passaram a incluir a preparação para entregas, já que os clientes faziam por si só.

O caldo de base é chamado de *warishita (shoyu+açúcar+saquê+mirin), que dá base para outras preparações como sukiyaki.

Restaurante japonês em Tokyo Tamahide é o detentor da criação do Oyakodon em Tokyo, data do período Meiji
Restaurante japonês em Tokyo Tamahide é o detentor da criação do Oyakodon em Tokyo, data do período Meiji. Toku-san era esposa de Hideyoshi Tamahide.

Aprofundando nas pesquisas descobrimos que a mulher em questão se chamava Toku-san, esposa de Hideyoshi Tamahide. A preparação batizada de oyako-don e era servida apenas por delivery e acabou popular nos bairros Kabutocho, Yoneymachi e Nihonbashi.

Prosperou pelo estilo de vida corrido dos trabalhadores, que buscavam algo prático e gostoso.

Oyakodon servido no restaurante japonês Tamahide
Oyakodon servido no restaurante japonês Tamahide. Ovo cru ao lado para adicionar na tigela é comum no Japão para dar cremosidade extra.

Versão de Osaka

Já em Osaka contava-se que outro restaurante chamado Toriguku criou uma tigela de repolho, cebolinha verde com frango e ovo servido por cima do arroz a pedido de um proeminente cliente, o Kiyochika Iwashita, então presidente do banco Kitahama (atual Mitsubishi UFJ Bank) em 1903 para ser servida na quinta edição de uma Feira Industrial Nacional.

Muito popular e fácil de fazer

Tigela de oyakodon, preparação japonesa de uma panela só com ovo, frango e cebola
Tigela de ovo, frango e cebola é uma preparação popular no Japão encontrada no cardápio da maioria dos restaurantes

O oyakodon pode ser encontrado com facilidade em praticamente qualquer restaurante no país, já que virou tradicional e popular, tanto na disponibilidade, quanto pelo preço.

Se quiser ter um bom almoço japonês vá de oyakodon, que não tem erro se você gosta destes ingredientes, ovo e frango.

É a preparação para comer em restaurantes com menos de 2,000 ienes, como fazer em casa para quem trabalha o dia todo e não tem tempo para passar muito tempo na cozinha. Também é muito escolhido por estudantes e solteiros, já que é fácil de fazer e não tem muitos segredos.

É uma refeição completa com carboidrato (arroz), frango e ovo (proteínas). Adicione uma salada de pepino com gergelim para adicionar vegetal e fibra. Para quem treina é ótimo.

O que significa Oyakodon

É um trocadilho que brinca com o fato do ovo ser o “filho” do frango, que é o pai. (oyako-paifilho). Simples assim. Por causa do nome algumas explicações pela web dizem que é uma refeição para comer entre pai e filho, o que não deixa de ser verdade por ter se tornado popular, portanto acaba sendo familiar. Mas, o nome vem da brincadeira do ovo com o frango.

Receita Oyakodon

Abaixo deixamos uma receita de oyakodon tradicional de Kanto (Tokyo e afins) para duas tigelas. Se quiser fazer para mais pessoas é só dobrar os ingredientes. Mas, depende de quanto você come. Portanto, adeque.

No Japão, a receita ganha versões de acordo com a região. Em Hokkaido, por exemplo, eles adicionam ovas de salmão, sashimi ou filés. Então, pode fazer substituições e adições.

O corte de frango mais popular varia também, mas geralmente se usa coxa pela suculência, mas pode usar peito ou misturar este corte com a coxa, como adicionar outras partes, dependendo da sua dieta (mais ou menos gordura).

Em suma a receita original levava apenas coxa de frango, ovo e molho de soja com mirin. Comumente decorado com folhas mitsuba.

O papel do açúcar nesta receita não é deixar doce, mas dá um equilíbrio bem gostoso, uma cremosidade extra.

  • ½ pedaço de coxa de frango
  • 2 ovos
  • ½ cebola
  • 1 colher de sopa de molho de soja (shoyu)
  • 1 colher de sopa de mirin
  • ½ colher de sopa de álcool para culinária ou saquê
  • ½ colher de sopa de açúcar
  • 1/3 de colher de sopa de hondashi em grânulos
  • 80 ml de água

Hondashi é um tempero japonês a base de dashi que é feito a base de peixe bonito vendido pronto em lojas de culinária oriental. Pode substituir por caldo de alga marinha kombu. Se não tem nenhum dos dois, pode fazer um caldo de peixe que tiver ou de vegetais.

Mirin é um vinagre de arroz. Pode substituir com 1 colher de sopa de vinho branco com 1/3 de colher de sopa de açúcar.

Para fazer o arroz misture uma medida de arroz japonica com duas de água. Sem adição de sal ou óleo.

Modo de preparo

Corte a cebola em tiras e o frango em pedaços médio. Em uma tigela tempere o frango com shoyu e mirin para pegar o sabor.

Adicione em uma frigideira o frango temperado, hondashi, água, o shoyu, cebola, mirin, álcool e açúcar em fogo médio.

Modo de preparo de oyakodon, ferver caldo com frango e cebola

Ferva por dois minutos. Adicione metade dos ovos batidos e mexa bem.

Deixe tampado por 30 segundos. Adicione o restante dos ovos e deixe em um ponto meio úmido para cremosidade. Sirva em tigela acompanhado de arroz.

A receita leva molho de soja que já contém sal, mas se quiser pode adicionar a gosto. Pronto!

Leia também

0 comentário em “Oyakodon: tigela de ovo com frango do período Meiji (com receita)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: