Koji Yakusho é um ator japonês veterano que conquistou o prêmio de melhor ator da premiação de Cannes em maio de 2023. Estrelou o filme Perfect Days em que mostra o projeto The Tokyo Toilet Project em sua essência, além de mostrar a vida de um personagem cativante.
The Tokyo Toilet Project

O The Tokyo Toilet Project foi concebido pela Yanai Koji, que é presidente da rede de roupas Uniqlo da Fast Retailing e da Nippon Foundation, assim como a Toto.
Mudar a percepção dos banheiros públicos no Japão
Possui como objetivo mudar a percepção que as pessoas costumam ter de banheiros públicos.
Geralmente se pensa que estes locais são sujos, fedidos, escuros e perigosos. Por isso, houve uma revitalização e reconstrução usando designs inovadores criados por 17 artistas.
Koji Yakusho, o ator versátil
O ator Koji Yakusho, 67 anos, contou que trabalhou junto com a equipe que limpa os banheiros públicos da The Tokyo Toilet Project para se preparar para o seu papel, além de ter passado por dois dias de treinamento nos procedimentos de limpeza.
Por conta desta experiência, Koji transformou sua visão sobre os banheiros públicos, além de ter notado sua importância na imagem projetada do Japão através destes locais.

Koji é um ator versátil e talentoso do Japão, é o primeiro ator japonês a ganhar o prêmio de melhor ator em Cannes desde 2004 quando Yuya Yagira ganhou aos 14 anos de idade por Nobody Knows.
Personagem magnífico
Ao ganhar um dos principais prêmios da noite agradeceu ao diretor alemão Wim Wenders por ter criado um personagem tão magnífico.
Trabalhou em filmes japoneses de forma variada, como participou de castings de filmes como Memórias de uma Gueixa e Babel.
Começou sua carreira como ator em 1979 depois de ver um anúncio no jornal onde ganhou a colocação entre 800 candidatos.
Perfect Days

O filme Perfect Days teve direção de Wim Wenders mostra o personagem Hirayama descobrindo pequenas belezas na vida, enquanto trabalha como profissional de limpeza de banheiros públicos em Tokyo. Ele é um homem solitário que gosta de passar seus dias lendo e ouvindo música.
Banheiros de Shibuya

O projeto instalou 17 banheiros em Shibuya, o último foi finalizado em maio deste ano.
Os resultados já podem ser vistos, segundo uma pesquisa feita pela Nippon Foundation. O uso pelas mulheres aumentou mostrando que a população feminina se sente segura de entrar nos espaços, que antes evitava por medo.
A satisfação nos banheiros públicos aumentou de 44% para 90%. Já a aversão caiu de 30% para 3%.
Os banheiros públicos do projeto tem projetos de alto padrão que foram assinados por arquitetos para mostrar a diversidade, sendo friendly para pessoas de todos os gêneros, assim como ter coisas práticas como áreas para trocar bebês, além de ser acessível para quem tem desabilidades.
Veja alguns exemplos.
Yoyogi Fukamachi Mini Park

Este banheiro foi projetado pelos arquitetos Shigeru Ban, Fumihiko Maki, Masamichi Katayama/Wonderwall e Nao Tamura.
Segundo os criadores existem duas coisas que os preocupavam quando entravam em banheiros públicos, especialmente os localizados em parques, que são a limpeza e a preocupação de ter alguém dentro.

Por isto, este banheiro foi projetado com paredes de vidro que se torna opaca quando alguém tranca a porta. Isto é possível graças a tecnologia.
Tudo dentro é novo e tecnológico, deixando para trás as privadas squat e dando local para o modelo ocidental.
Durante o período noturno, o banheiro do The Tokyo Toilet Project fica iluminado com cores.
Ebisu East Park

Foi projetado pela Fumihiko Maki e fica no parque Ebisu East Park que é bem frequentado por crianças.
Então, o banheiro foi pensado para ser seguro, tem uma área de descanso, além de ser confortável.
O design descentralizado permite uma linha de visão ampla, com teto que permite uma ventilação e entrada de luz natural, criando um ambiente claro e iluminado.
Higashi Sanchome

Projetado por Nao Tamura, este banheiro público do Japão foi pensado em ser diverso para receber bem a comunidade LGBTQIAPN+.
Por isso, o design proporciona segurança, privacidade e urgência. Três espaços separados que dão senso de privacidade pessoal em um espaço público.
O design ainda foi inspirado no método de decoração tradicional japonês Origata. Além disso, o local recebe bem o público internacional com espírito de hospitalidade onde todos possam se sentir seguros.
0 comentário em “Koji Yakusho, melhor ator em Cannes e o The Tokyo Toilet Project”