Rede de hoteis no Japão sofre com falta de mão de obra
Notícias

Turismo aumenta e Japão enfrenta falta de trabalhadores

Hoteis japoneses estão com falta de mão de obra para atender a demanda de turistas estrangeiros.

O Japão passa por um momento do aumento de visitas de turistas estrangeiros, que está movimentando a economia. No entanto, a alta do movimento tem deixado evidente a falta de trabalhadores para suprir a demanda de hoteis e transportes.

Segundo Organização Nacional de Turismo no Japão em junho o número de turistas estrangeiros chegou ao patamar de mais de 2 milhões. Maior número registrado desde a pandemia de coronavírus.

Japão sofre com falta de mão de obra em hoteis

Os hoteis estão com as reservas lotadas como a rede Mimaru no distrito de Asakusa, que foi construído no estilo das casas tradicionais japonesas e pensado especialmente mirando os estrangeiros.

90% dos hóspedes do Mimaru que pertence a rede Cosmos Hotel Management Co eram estrangeiros, assim como em outras 26 construções.

Interior de quarto do hotel japonês Mimaru imita casas tradicionais japonesas e atrai estrangeiros, mas sofre com falta de funcionários
Interior de quarto do hotel Mimaru imita casas tradicionais japonesas e atrai estrangeiros

Durante a pandemia de COVID-19, apenas 15% dos quartos estavam ocupados forçando a rede de hoteis a deixar os preços baixos.

Um quarto custava 15,000 ienes (cerca de US$108). Atualmente com 70% de ocupação, a média subiu para 32,000 ienes. Por causa do iene fraco, os estrangeiros não estão achando os valores caros.

Isto tem causado um efeito muito bom na renda das empresas que administram redes de hoteis, como a Seibu Holdings, que cuida da operação da rede de cadeias Prince Hotel.

Mesmo com uma queda de ocupação de quartos de 10% em relação com períodos anteriores, a empresa excedeu os lucros de quatro anos.

No entanto, alguns hoteis têm aumentado seus preços para deixar as taxas de ocupação baixas por conta da falta de mão de obra.

Segundo uma pesquisa do Teikoku Databank Ltd de abril, das 27,663 empresas ao redor do Japão, 75.5% do ramo hoteleiro reportaram falta de trabalhadores regulares, enquanto 78% reclamou da falta de mão de obra temporária, seguida apenas pela indústria dos restaurantes do Japão.

Além disso, o ramo de transportes também tem sofrido com este problema causando filas.

Segundo reportagem do Asahi Shimbun, no dia 16 de julho tinham 130 pessoas esperando na fila para pegar um ônibus na frente da West Japan Railway na estação de Kyoto.

Kyoto é um local disputado entre turistas estrangeiros no Japão
Kyoto é um local disputado entre turistas estrangeiros no Japão

É comum que saia transporte indo para os locais com atrações turísticas disputadas como templo Kiyomizudera e o distrito de Gion.

Isso tem causado transtornos não apenas aos turistas estrangeiros que esperam na fila em pleno calor do verão japonês, mas aos residentes.

Por isso, os moradores têm reclamado com a JR West que opera as linhas em questão ao congestionamento de pessoas. Os táxis estão operando em baixa, pois falta motoristas nas frotas evidenciando ainda mais o problema.

Leia também

0 comentário em “Turismo aumenta e Japão enfrenta falta de trabalhadores

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading