Aquacultura no Japão descobre que linguados crescem 60% mais rápido com exposição de luz verde
Economia no Japão Notícias

Aquacultura no Japão: luz verde acelera crescimento de linguado

Pesquisadores da indústria de aquacultura no Japão descobriram técnica que faz peixes crescerem em 3 meses.

Os criadores de linguado de Saiki em Oita e praticantes de aquacultura no Japão estão usando luz LED da cor verde, após pesquisadores terem descoberto que esta técnica diminui o tempo de crescimento e desenvolvimento dos peixes.

Os pesquisadores descobriram que criar os linguados com exposição de 12 horas durante o dia sob luz verde ajudava no processo.

Uma empresa de aquacultura de Saiki chamada Towa Suisan passou a usar 75 luzes em cinco tanques.

Luzes verdes fazem crescimento ser 60% mais rápido

Linguado criado em tanque com luz verde crescem mais rápido em 60% no Japão

Para se ter ideia, o processo de crescimento dos linguados dura cerca de um ano e dois meses até chegar ao tamanho adulto com 1 kg.

Já quando se usa as luzes durante o dia diminui este tempo para apenas três meses, o que representa 60% mais rápido.

Por isso, a prefeitura tem incentivado o uso de luzes para os criadores, já que esta técnica tem melhorado a eficiência das produções.

Quem está por trás das pesquisas que descobriu esta nova técnica para os criadores de peixes é o professor especialista em endocrinologia dos peixes da Universidade Kitasato de Biosciência Marinha chamado Akiyoshi Takahashi.

No entanto, ainda não se sabe quais são os mecanismos precisos que fazem o crescimento acelerado ocorrer, mas evidências.

Acredita-se que as luzes verdes ativam funções cerebrais relacionadas ao apetite e comportamento dos peixes, o que causaria um aumento na alimentação.

A técnica foi descoberta por acaso quando o pesquisador tentava descobrir uma forma dos linguados não desenvolverem uma cor escura. Por observação eles perceberam que os peixes criados em tanques de cor mais clara não desenvolviam as manchas.

Tanque de luz LED verde usado em tanque para experimento de cientistas de aquacultura no Japão

Então, começaram a fazer testes usando luzes primárias nas cores, verde, amarelo e vermelho ao simular a perpetuação de incidência da luz nos tanques.

Contrapontos da técnica

A luz LED necessária consome bastante energia elétrica, sendo um contraponto aos benefícios citados, mas com uso de fontes renováveis este ponto poderia ser mitigado. Além disso, devem ser lâmpadas a prova d’água e especiais para evitar a corrosão.

Leia também

Aquacultura no Japão

Tanque de aquacultura no Japão com estrutura no mar

Aquacultura faz parte de um mercado japonês em que a criação de peixes alimentados com ração movimenta a economia e ajuda na alimentação de regiões, sendo uma opção sustentável.

A área faz estudos para melhorar aspectos de criação e no país é muito comum ter fazendas de peixe, já que os produtos do mar fazem parte da alimentação diária da população.

Melhora a distribuição e o acesso

Por isso, fornecer estes produtos de forma barata e disponível em grandes quantidades é importante para que este alimento chegue na mesa dos consumidores de forma fácil, abundante e acessível.

Além do aprimoramento das técnicas de criação, eles desenvolvem os métodos de preservação e de distribuição. No ano de 2002, a aquacultura perfazia quase metade da produção de peixe do Japão.

Os dados mais atuais mostram que dos 4,23 milhões de toneladas de peixe produzidos em 2020, 24% vieram de fazendas, segundo dados do Ministério da Agricultura, Floresta.

A criação de peixes em fazendas aquáticas é algo que começou no país em 1927 em Seto. Eles começaram a colocar redes que delimitavam espaço em covas nas águas da região para criar peixes do lado de dentro.

Depois começaram a fazer as fazendas usando redes na década de 50 com áreas de piscina para os peixes no mar. As técnicas foram avançando até que eles conseguiram criar os peixes em tanques.

Aquacultura deixou linguado acessível

Houve uma época em que o peixe linguado já foi muito caro para o bolso das famílias comuns japonesas, mas com a expansão da economia, mais pessoas puderam ter acesso a este peixe, impulsionando também a aquacultura e a criação de fazendas, segundo a Associação de Cultivação de Peixes Marinhos do Japão.

Além disso, este tipo de prática é uma das formas de revitalização da indústria e fazer o país autosuficiente no consumo de alimentos.

Estabilização de preços

Além disso, a aquacultura tem um papel importante na economia ao estabilizar os preços dos peixes possibilitando que as pessoas possam comprar a preços razoáveis.

0 comentário em “Aquacultura no Japão: luz verde acelera crescimento de linguado

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: