10 receitas de tofu em estilo japonês fáceis
Comida

10 receitas de tofu japonesas fáceis

Aprenda dez formas muito simples e deliciosas de receitas de tofu no estilo japonês que são versáteis e fáceis de fazer.

O tofu é um ingrediente enraizado na identidade cultural japonesa formada pela culinária. Por isso, existem muitas receitas de tofu japonesas.

O bloco de leite de soja é um substituto para queijo para veganos e vegetarianos restritos, quanto para quem busca uma opção com menos gordura como fonte de proteína e cálcio.

O tofu pode ser usado igual queijo ou iogurte em saladas, sopas, ser base de pudim, smoothies e cookies.

10 receitas de tofu japonesas

O tofu é consumido no Japão no café da manhã, quanto compõe almoço e janta, sendo versátil. Aprenda algumas formas de preparo tradicionais e comuns do país para quem busca receitas orientais com o tofu deliciosas.

1. Puro com temperos (hiyayakko)

Bloco de tofu seda é servido com molho shoyu e toppings no estilo japonês

Os japoneses comem o tofu em uma preparação chamada hiyayakko. É um excelente entrada ou como acompanhamento com peixes e carnes. Além disso, é fácil de fazer.

Pegue um tofu firme médio e tempere com alho frito, cebolinhas, wakame seco, molho de soja (shoyu) e sementes de gergelim.

2. Salada de tofu com caqui – Kaki no shiraae

Esta salada japonesa no estilo shiraae é uma receita fácil em que o tofu usado é esmagado e misturado com gergelim. Uma preparação que data do século 16.

Pegue um caqui japonês do tipo firme e retire a polpa. Use um bloco de tofu macio de 100 gramas, cozinhe ele em água com sal por dois minutos na fervura.

Seque o bloco com papel toalha. Ferva 100 gramas de espinafre na mesma água até que fique macio, drene a água na peneira. Misture com 1 colher de sopa de molho de soja shoyu.

Triture e torre duas colheres de sopa de nozes na frigideira em fogo médio até que comecem a exalar um aroma e ficarem levemente marrons.

Esmague o tofu com 2 colheres de sopa de açúcar, sal a gosto e semente de gergelim branco torrado a gosto. Adicione os pedaços de caqui que retirou para fazer a cestinha.

Adicione as nozes e espinafre. Misture tudo e sirva dentro do caqui.

3. Shiratama Dango de tofu

Dango de tofu é receita fácil japonesa

O dango é uma preparação tradicional em que são moldados bolinhas de frainha de arroz misturado com água e açúcar.

Esta versão leva tofu na massa para deixar a consistência macia e cremosa.

Use 100 gramas de farinha shiratamako junto com 130 gramas de tofu seda macio. Misture tudo até formar uma massa que não gruda. Se precisar, adicione água aos poucos.

Molde umas 15 bolinhas e coloque para ferver em água até que elas comecem a boiar. Deixe por um a dois minutos. Retire e resfrie em água com gelo.

Sirva com uma mistura de 30 gramas de kinako (farinha de soja) e 15 gramas de açúcar granulado.

4. Tofu Dengaku

Receita simples com tofu

Esta forma de preparo japonês de tofu é popular e fácil de fazer no dia a dia quando o tofu ganha uma camada caramelizada de missô para acompanhar arroz.

Faça o molho de missô. Misture 1/3 copo de pasta de missô com 2 ovos grandes, 2 colheres de sopa de mirin, 2 colheres de sopa de saquê e 2 colheres de sopa de açúcar.

Coloque na panela com 3 colheres de sopa de água. Seque e corte o bloco de tofu firme em pequenos blocos de 2 centímetros no máximo.

Aqueça os blocos no forno até que eles fiquem levemente tostados. Adicione a pasta de missô nas superfícies e deixe mais um minuto. Sirva.

5. Gisei dofu

Giseidofu é uma receita prática japonesa que usa t

Remova o excesso de água de um tofu firme cotton. Esmague com 2 ovos.

Corte 40 gramas de cenoura e 4 cogumelos shiitakes em fatias finas. Leva para ferver por 4 minutos. Junte todos os ingredientes e use uma forma pequena para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos.

Retire e espere esfriar para cortar e servir.

6. Sopa de missô com tofu

Sopa de missoshiru com tofu seda

Não existe forma mais clássica e tradicional que a sopa de missô com tofu. É uma preparação muito fácil e que fica pronta rápida.

Geralmente é consumido junto das refeições principais, esta sopa também cai bem no café da manhã.

O missô é uma pasta de soja fermentada e temperada usada na culinária japonesa. Seu uso esta enraizado na cultura japonesa, tanto quanto o tofu. Portanto, juntar os dois significa a raiz das casas das famílias.

Ingredientes e modo de preparo

Corte 100 gramas de tofu em pequenos quadrados e pique 10 gramas de alga marinha wakame. Corte a cebolinha em rodelas a gosto. Coloque 2 copos de caldo base para ferver com o tofu. Quando a sopa começar a ferver, adicione a alga e desligue o fogo. Sirva com a cebolinha picada.

O caldo base é feito ao ferver água com alga kombu (4 copos de água com 10 centímetros de kombu) e 30 gramas de lascas de peixe bonito seco (katsuobushi). Coe e use o caldo para fazer a sopa.

7. Tofu com gergelim e gengibre

Tofu com gengibre e

Retire o excesso de 1 pacote de tofu extra-firme com papel toalha. Corte em quadrados.

Aqueça duas colheres de sopa de óleo de gergelim na frigideira em fogo médio e refogue 2 colheres de sopa de gengibre picado e 4 tiras de cebolinha picada.

Cozinhe dos dois lados e adicione 1 colher de sopa de molho de soja. Vá regando com o molho por dois minutos. Sirva com legumes cozidos.

8. Tofu Katsu

As preparações katsu são muito comuns quando a carne de porco ou frango é frito em imersão e servido com molho. O tofu katsu segue a mesma linha e fica uma delícia.

Use um tofu firme. Seque com papel. Coloque em uma tigela leite de soja, farinha de trigo, amido de milho, pó de páprica e sal.

Na outra deixe a farinha de rosca. Mergulhe o pedaço de tofu na mistura líquida e depois na farinha de rosca. Leve para fritar com um pouco de óleo em uma frigideira. Sirva com molho inglês.

Leia também

9. Agedashi tofu

Tofu empanado e frito servido com molho de soja

Use 300 gramas de tofu firme. Corte cada bloco em 4 pedaços e retire o excesso de água com um papel toalha.

Empane em farinha de milho e frite em imersão em óleo por 8 minutos ou até que fique levemente marrom.

Misture 200 ml de dashi com 3 colheres de sopa de molho de soja shoyu e 3 colheres de sopa de mirin. Sirva o tofu em uma tigela com o molho.

10. Tofu nabe

A preparação nabe é uma que se refere a caldeiradas feitas em uma panela. Rica e nutritiva é uma forma fácil de usar o tofu.

Ferva 600 ml de água com um pedaço de kombu. Assim que ferver, remova o kombu. Adicione 350 gramas de filé de peixe de sua preferência, 2 cenouras picadas, 12 cogumelos shiitake.

Deixe cozinhando por 10 minutos e adicione 1 bloco de tofu momen cortados em grandes quadrados e deixe por mais 2 minutos.

Sirva a caldeirada nabe no centro da mesa e deixe molho ponzu disponível para que as pessoas mergulhem os vegetais no molho para comer.

0 comentário em “10 receitas de tofu japonesas fáceis

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: