Os anos 60 e 70 foram marcados pela tendência da gelatina de café japonês (Kohi Zeri) que invadiu os kissatens, as antigas cafeterias do Japão.
A cultura japonesa do café é bem consolidada, faz parte de um nicho que se especializou em café, quem ama esta bebida encontrará no país muita variedade e qualidade, tanto nos grãos, quanto nas preparações com alquimia.
Kohi Zeri, a gelatina de café japonês
A gelatina de café ganhou um jeitinho japonês ao usar agar-agar para fazer a preparação ficar bem firme. Apesar disso, o pó de gelatina sem sabor é usado para quem deseja uma consistência mole ou quando não tem acesso ao agar agar.
Kissaten, cafeterias antigas do Japão

Kissaten eram pequenas lojas que serviam café, chá e docinhos que eram muito comuns dos anos 60 até meados de 90. Eram locais simples, mas aconchegantes para tomar café em um ambiente retrô.
Cultura japonesa do café
O Japão construiu uma cultura forte do café ao longo dos anos criando especialistas na arte de fazer esta bebida.
Por lá, encontrará uma gama de produtos de café gelado enlatado a estabelecimentos de café temáticos. O país também é especializado na arte de café latte com desenhos na espuma do leite.
Receita de gelatina de café japonesa

Ingredientes
- 8 gramas de agar agar em pó
- 20 gramas de açúcar
- 300 ml de café preto coado sem açúcar
- Creme de leite para despejar
O segredo da textura de gelatina será quanto de agar agar precisará colocar. 8 gramas de agar agar deixará firme para cortar em quadrados, mas que se desmancha com mais facilidade.
Com 10 gramas ficará muito firme, para quem gosta assim. Com 6 gramas terá uma consistência de gelatina mole, que desmancha.
O que é agar agar?

Agar agar (kanten) é uma gelatina a base de planta derivada de alga-marinha. Muito usada na culinária japonesa para preparações doces ou salgadas. Encontrado em tiras ou em pó de forma fácil no Japão e no Brasil em lojas especializadas em produtos orientais ou naturais.
Para dissolver é preciso misturar em água que ferveu, mas endurece mais rápido sem precisar de refrigeração.
Modo de preparo
Adicione o pó de agar agar com o açúcar. Coloque o café coado no fogo até começar a ferver com bolhas pequenas e desligue. Adicione o líquido quente na mistura em pó.
Vá mechendo com um garfo ou fouet. Assim que estiver tudo bem dissolvido, coloque em potes ou em um refratário quadrado. Depois, é só cortar em pequenos quadrados.
A diferença do agar agar é que ele endurece em temperatura ambiente, mas você pode deixar na geladeira para comer gelado. Ele vai bem servido com creme de leite, sorvete ou chantilly.

Também é um ótimo acompanhamento a leite condensado e mergulhado no café com leite.
No verão japonês é um ótimo refresco para combater os dias quentes e uma delícia para o paladar.

Esta receita de gelatina de café japonesa é bem fácil de fazer, mas se preferir e estiver no país, encontrará a versão industrializada e pronta por diversas marcas em lojas de conveniência a redes de supermercados.
Leia também
0 comentário em “Aprenda a fazer receita de gelatina de café japonês”