Esqueça a adaptação live-action de 1993 que recebeu o nome de Super Mario Bros. Este Super Mario Bros, O Filme é uma adaptação em animação que já fez história na indústria do cinema americano, para os fãs do videogame e público em geral.
Foram arrecadados $204, 6 milhões nos primeiros cinco dias nos Estados Unidos, que foi projetado em 4,343 salas de cinema ao redor do país.
$146 milhões no final de semana, de acordo com informações do estúdio veiculadas no sábado. Ao total os ganhos internacionais perfazem $173 milhões e global de $377 milhões.
O filme em animação adaptado do videogame já bateu recordes de bilheteria, deixando para trás Warcraft e Frozen, além de ter ultrapassado o valor gasto em seu orçamento de $100 milhões.
Foi feito em parceria com a Nintendo e a empresa de animação Illumination com distribuição pela Universal Pictures.
Sucesso entre as pessoas
De acordo com os parâmetros retirados do Rotten Tomatoes, site cinéfilo especializado que serve como medidor para se ter uma ideia do cenário geral, mostra que o filme recebeu 96% de aprovação com o público, descrito como um ótimo filme para assistir em família ou para os fãs dos jogos da Nintendo e do título Super Mario Bros. As bilheterias também confirmam isso.
Nem tanto com os críticos especializados
Pelo lado da crítica, a adaptação de videogame feita em animação ficou com uma taxa mais baixa de 56% dos 210 reviews postados até o dia 10/04/23 no site Rotten Tomatoes, a poucos dias de seu lançamento (05/04) nos Estados Unidos e Brasil.
No Japão, o lançamento será feito no dia 27 de abril de 2023.
Enredo Super Mario Bros, o filme

Mario Bros e Luigi são dois encanadores do Brooklyn. Os dois acabam em um reino fantástico ao entrar em um cano quando iam arrumar um canal de água no subterrâneo.
Mario Bros e a princesa Peach, junto com Donkey Kong devem salvar o Reino dos Cogumelos dos planos malignos do Bowser, além de resgatar seu irmão Luigi, que foi raptado e se vê refém com outros personagens.
Dados técnicos
A versão americana recebeu dublagem de atores e atrizes famosos, com Chris Pratt dublando o Mario, Anya Taylor-Joy a princesa Peach, Charlie Day como Luigi, Jack Black como Bowser, Seth Rogen como Donkey Kong, Keegan-Michael Key como Toad.

O roteiro é de Mattew Fogel, com produção de Shigeru Miyamoto (criador do jogo) e Chris Meledandri. Dirigido pela dupla Aaron Horvath e Michael Jelenic.
O filme Super Mario Bros de 2023 é uma adaptação do fantástico mundo do Super Mario Bros, jogo da empresa japonesa Nintendo. Possui 1 hora e 32 minutos de duração.
O que esperar da animação do Super Mario Bros?

A animação baseada no jogo Super Mario Bros da Nintendo é do gênero comédia, aventura e indicado para assistir com a família como um entretenimento leve, divertido e descompromissado.
Portanto, é um filme que pode ser visto por crianças de todas as idades, quanto por adultos que já jogaram Mario Bros ou Donkey Kong, fãs ou não. Em suma, as crianças, os fãs e gamers Nintendistas são o público ideal que tem as melhores experiências.
Isso porque a animação tem personagens icônicos, faz referência a outros jogos e personagens, além de recriar muito da experiência do Mario Kart e dos jogos Mario Bros e Donkey Kong.
Também é indicado para quem gosta de animações em geral e quer um entretenimento fácil e divertido.
Portanto, espere ver telas coloridas, dinâmica ágil e de filme de ação, com muito bom-humor e personagens consagrados.

Os jogos da Nintendo são apreciados por adultos, mas em suma seu espírito é infanto-juvenil. Eram opções 8 bit, coloridas, sem um enredo complicado, mas simples. Jogabilidade fácil e as telas prosseguem conforme os objetivos.

Os desafios envolvem pular sobre os inimigos, bater a cabeça nos blocos para pegar itens no cenário, pegar moedas, fazer os melhores caminhos e desbloquear as telas conforme avança.

Mario é um personagem principal de poucas palavras, seguindo o jogo com seu irmão de forma mais ativa nas ações.
Não à toa, Shigeru Miyamoto se inspirou em muito de suas brincadeiras ao ar livre quando era pequeno e tinha a natureza e sua imaginação como recursos.
Portanto, não espere por uma história profunda, intrinsecada e mirabolante, mas uma ode de nostalgia do mundo fantástico dos jogos de maior sucesso da Nintendo.
Veja com os olhos de sua criança e se divertirá muito com um entretenimento seguro para ver com filhos, esposa, marido, netos, tios, primos de todas as idades.
Personagens do filme, quem são?
Quem jogou pouco ou há muito tempo os jogos da Nintendo, tampouco teve um contato mais próximo com este universo dos videogames, saiba mais sobre os personagens.
Mario Bros
O encanador com ascendência italiana se envolve em aventuras em um mundo mágico do Reino dos Cogumelos, parceiro de seu irmão Luigi e é apaixonado pela princesa Peach.
Luigi
O irmão de Mario Bros, Luigi é encanador também e sempre está ao lado de Mario para enfrentar quaisquer aventuras.

Princesa Peach
A princesa Peach acaba sendo alvo de perseguição do vilão Bowser nos jogos. Já no filme tem uma participação mais ativa e energética.

Todd
O cogumelo Todd é amigável, vive no Reino dos Cogumelos e é ajudante da rainha Peach.
Bowser
Bowser é o típico vilão, quer destruir tudo e sempre tenta acabar com o reino pacífico dos cogumelos, fazendo de tudo para conseguir alcançar seus objetivos. Tem um filho chamado Bowser Jr e é o Rei dos Koopas.
Spike
É o chefe de Mario e Luigi em uma construtora no Wrecking Crew.
Donkey Kong
É o personagem principal do jogo da Nintendo Donkey Kong, que vive na Donkey Kong Island e é aliado de Mario.

Cranky Kong
Membro idoso do clã dos kongs, que aparece no Donkey Kong Country 2.
Kamek
Mão direita do Bowser, um koopa com poderes mágicos.
Rei Pinguim
Monarca de uma terra conquistada pelo Bowser.
Curiosidades Super Mario Bros, o filme (2023)
O filme de 1993 Super Mario Bros causou um grande trauma aos fãs do jogo, assim como do público em geral, em uma adaptação considerada terrível pela crítica e o fracasso nas bilheterias.

Desde então, o assunto de ter uma outra adaptação de Super Mario Bros sempre causava desconfiança e dúvidas.
Mas, a partir de 2014 existiam rumores de uma nova adaptação animada e a tentativa da Sony de ter os direitos, apesar de nunca confirmadas.
Foi apenas em 2018, 25 anos após a primeira tentativa, que a Nintendo anunciou a parceria com a Illumination para fazer uma nova tentativa em animação. Além disso, o próprio criador do Mario, Shigeru Miyamoto foi a público explicar a escolha.
Leia também
- Super Nintendo World: conheça um guia completo do novo parque do Japão
- Demon Slayer: confira curiosidades e fatos sobre o anime mais visto do Japão
- Gojira/Godzilla: aprenda mais sobre o kaiju mais famoso do mundo e rei dos monstros
Envolvimento total de Shigeru Miyamoto e escolha da Illumination

Shigeru Miyamoto é o criador do jogo Super Mario Bros e Donkey Kong da Nintendo. Na animação entrou como produtor e o responsável pela escolha do estúdio de animação.
Ao final das contas, o estúdio Illumination foi escolhido por uma série de fatores. Primeiro, Miyamoto buscava uma parceria que atendesse algumas coisas que assegurassem a qualidade, tanto comercial, quanto para os seus fãs.
Ele também precisava de um estúdio que lhe desse espaço criativo e conceitual para ser fiel aos seus jogos.
Ao final das contas, Miyamoto esteve a frente e envolvido com os processos criativos da animação. Além disso, existia um acordo mútuo, que se nenhuma das partes desenvolvesse algo com premissa interessante, o projeto seria cancelado. De fato, ele recebeu inúmeras modificações e foi refeito várias vezes.
Na produção da animação ao lado dele esteve o criador do estúdio Illumination, Chris Melandri, que também é produtor de filmes, que tem em seu curriculum Era do Gelo e outros projetos do 20th Century Fox.
Iconografia

Eles foram fieis a iconografia do Super Mario Bros, apresentando todos os personagens animados do fantástico mundo criado por Shigeru Miyamoto.
Estrutura de três atos
A estrutura de três atos é a usada em roteiros divididos com introdução, confrontação e resolução. Sem complicações quanto a estruturas, este tipo é de fácil entendimento entre crianças a idosos.
Música Peaches foi co produzida e performada pelo Jack Black

O ator e cantor Jack Black (Bowser) também participou do processo criativo além de cantar a música Peaches. A playlist do filme contém além desta, outras 37 músicas compostas por Bryan Tyler sob a supervisão de Koji Kondo.
Surgimento da ideia do filme
Segundo Shigeru Miyamoto contou depois nas coletivas de imprensa, a ideia de uma nova animação do Super Mario Bros surgiu durante a transição de conteúdo da Nintendo para a Virtual Console do Wii, onde as pessoas podem fazer download dos jogos antigos da empresa para jogar.
Dublador do Mario nos jogos fez participação especial
Os fãs queriam muito que o ator e dublador Charles Martinet, que dá voz ao Mario nos jogos desde 1992, tivesse sido escolhido como Mario da animação. No entanto, Chris Pratt foi escalado, mas Martinet ganhou uma participação especial para regozijo dos fãs.
0 comentário em “Filme do Super Mario Bros: curiosidades e o que esperar”