A dança no gelo do Japão (patinação artística) é uma modalidade esportiva que é envolta de desafios, ainda mais na categoria casal.
Isso porque os atletas japoneses da patinação no gelo enfrentam diversas dificuldades, desde a formação de pares a achar um local para treino, levar seus corpos ao limite com manobras arriscadas de grande impacto e velocidade, como lidar com fama e assédio quando ficam conhecidos ao ganhar competições.
Dança no gelo do Japão: dificuldades e superação
No Japão, não existem muitos ringues de patinação no gelo disponíveis e os atletas acabam optando por treinar fora do país.
Além disso, as modalidades solo acabam ganhando mais atenção onde os casais devem treinar malabarismos como levantamento de peso e coordenação de movimentos, que não são fáceis em comparação com dança solo.
Além disso, para se formar um par, além de entrosamento, deve-se ter um equilíbrio entre tamanho e peso, que é difícil entre os atletas. Ao treinar fora do país, muitos acabam migrando e representando outras nações ao encontrar pares de diferentes nacionalidades.
Assim como acontece no Japão, atletas de outros países escolhem representar a terra do sol nascente, mas enfrentam regras rígidas para ganhar cidadania nipônica e poderem competir.
Sabendo disso, confira performances incríveis de casais que competiram pelo Japão em grandes torneios de dança no gelo e fizeram história.
Na lista abaixo, você notará que existem atletas que aparecem com mais de um par, pelas dificuldades citadas acima. Alguns fizeram carreira solo e foram premiados com medalhas em competições e acabaram migrando para competição de par.
Por exemplo, Daisuke Takahashi chegou a se aposentar, mas voltou recentemente para competir com Kana Muramoto.
1. Riku Miura e Ryuichi Kihara

Riku Miura e Ryuichi Kihara ganharam a final do ISU GP de 2022/23 realizado na Itália em Torino com uma performance considerada emocionante e incrível.
Os patinadores artísticos do time do Japão enfrentaram grandes dificuldades no torneio citado acima, devido as altas altitudes que fazem o ar ser rarefeito, por isso, fica difícil respirar. Mesmo assim, levaram o pódio e fizeram história para o Japão.
A vitória da dupla foi considerada memorável, já que foi a primeira vez que um par de dança do gelo do Japão ganhou o primeiro lugar na competição ISU Grand Prix, desde que o torneio é realizado (1995).
Miura e Ryuichi patinam juntos desde 2019 e treinam atualmente no Canadá.
2022 foi um grande ano para Riku Miura e Ryuichi Kihara e eles tiveram destaque e ganharam medalha de ouro na competição Skate Canada e NHK Trophy.
2. Misato Komutsabara e Takeru Komutsabara

Misato Komutsabara e Takeru Komutsabara (Tim Coleto) representam o time do Japão e recentemente foram classificados para competir nas próximas Olimpíadas.
A sintonia e química deles é visível no ringue de patinação de gelo, já que eles também são casados desde 2017. Tim Coleto se tornou recentemente Takeru Komutsabara, é dos Estados Unidos e já representou a Coreia do Sul e Noruega.
Hoje, integra o time do Japão com sua esposa Misato, ganhou nacionalidade em 2020 onde passou a morar e aprender a língua. Takeru foi seu nome japonês dado pela sua sogra, quando perguntou que nome daria se tivesse tido um filho.
Juntos ganharam a medalha de ouro do NHK Trophy de 2020, além de terem sido terceiros colocados nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Misato fala além de japonês, inglês e italiano.
3. Kana Muramoto e Daisuke Takahashi

Kana Muramoto e Daisuke Takahashi patinam no gelo juntos desde 2019. Takahashi é patinador de dança no gelo do Japão medalhista de bronze olímpico na modalidade solo e campeão mundial, teve uma carreira de sucesso.
Kana já fez par com Chris Reed, mas se juntou a Takahashi a partir de 2020, ganharam uma medalha de ouro no Japan Championships e ganharam uma vaga no World Championships.
4. Narumi Takahashi e Mervin Tran

A dupla fez história pelo time japonês de patinação no gelo em 2012 quando eles ganharam a medalha de bronze no World Figure Skating quando integravam o time japonês.
Narumi Takahashi é uma patinadora que fez par com Mervin Tran desde 2007, mas que atualmente trabalha com o patinador Ryo Shibata. Abaixo, veja uma das apresentações de 2012 quando ela e Tran subiram ao pódio em uma apresentação bela.
Mervin Tran é canadense e atualmente patina pelo time dos Estados Unidos, mas fez uma bela carreira no Japão com uma apresentações inesquecíveis.
5. Kana Muramoto e Chris Reed

Kana Muramoto e Chris Reed (1989-2020) receberam a medalha de bronze em 2017 pelo Four Continental Championships em apresentações memoráveis.
Chris Reed tem origem japonesa, mas que nasceu nos Estados Unidos e competiu pelo Japão onde conseguiu destaque quando patinava ao lado de Kana Muramoto. Faleceu em 2020 devido a um ataque cardíaco aos 30 anos de idade.
Leia também
- Sumô feminino no Japão: uma luta pelo direito ao dohyō
- Sasuke/ Ninja Warriors: programa japonês mostra corpo ao limite e feitos incríveis de pessoas comuns
- Bo-taoshi: entenda tudo sobre este esporte japonês
6. Toshimi Ito e Takashi Mura
O casal ganhou a final do NHK Trophy com medalha de bronze no ano de 1980 em Sapporo.
7. Yukiko Kawasaki e Alexei Tikhonov
O par ganhou a medalha de bronze na competição NHK Trophy em 1993 em competição realizada em Chiba. Como par ganharam dois campeonatos nacionais.
0 comentário em “Dança no gelo do Japão: 7 performances de casais inesquecíveis”