O carro esportivo japonês é uma classe que hoje ocupa um lugar de destaque entre os amantes de veículos.
Super máquinas lançadas pela Mazda, Honda, Toyota, entre outras montadoras japonesas fizeram uma autoridade e garantiram reconhecimento mundial. Continue lendo e aprenda mais sobre carros icônicos japoneses.
Diferença entre carro esportivo e regular
O carro esportivo é definido por ser um veículo pequeno, mas com desempenho rápido, de fácil direção, pensados na performance, serem otimizáveis com motores potentes para alcançarem grandes velocidades.
O que é valorizado é seu design e estética que são pensados de forma aerodinâmica. Algo considerado de luxo, como pode ser útil em competições de corrida.
Geralmente, um carro normal é funcional para quatro pessoas, possui tamanho médio, onde a principal função é oferecer conforto, segurança e praticidade para levar gente e coisas. Assim eram os carros japoneses na época, simples comodities.
História dos carros esportivos no Japão
Os carros esportivos no Japão tiveram seu caminho pavimentado pela perfeição do design e conceitos que encantaram em um mercado dominado pelas marcas vindas dos Estados Unidos e Europa.
Antes dos anos 60, as principais montadoras mundiais dominavam o cenário dos amantes de carros esportivos. Lamborghinis, Ferraris, Porsches, Mercedes, Bugattis, enchiam os olhos e eram alvo de desejo.
Até então, o mercado japonês não tinha nenhum representante que pudesse competir com estes nomes.
Primeiro esportivo japonês
A Datsun lançou o modelo 211 em 1959. A Honda revelou seu modelo esportivo japonês em 63. Depois, a Mazda veio com o Cosmo.

A Toyota com o 2000GT, a Nissan com Fairlady Z, a Mitsubishi com seu Galant GTO e o Colt.
A partir da década de 80, o Japão passou a ir além de adaptar chassis de carros europeus e americanos para criar seus esportivos.
Começaram a criar assinaturas e fazer melhorias no motor e estrutura dos carros que levavam a performance além.
Motor central
Em 84, a Toyota iniciou a primeira produção japonesa de motor central com ele colocado na frente do eixo dianteiro no modelo MR2.
A maioria dos carros ocidentais colocavam seu motor na frente do eixo das rodas traseiras. A forma como a Toyota estava fazendo proporcionava uma série de vantagens.
A direção melhora, com mais estabilidade na tração das quatro rodas de forma simultânea. Ele também fica mais responsivo.
Então, quando se acelera ou freia, como o peso está distribuído de forma equilibrada, deixa a resposta mais rápida.
Diferencial do carro esportivo japonês: Turbocharging

O Nissan Skyline GT-R começou uma série de carros que tinham performance avançada abrindo caminho para surgirem os supercarros com a aplicação do turbocharging.

Também conhecido como turbocompressor, sua principal função é injetar ar nos cilindros. Isso faz com que exista combustão interna que causam pequenas explosões dando mais poder ao motor.
Depois, para corrigir uma lag eles passaram a usar um turbocompressor duplo com dois sistemas independentes.

Leia também
- Afeela: carro elétrico da joint venture entre Sony e Honda
- Porsche abrirá primeiro centro de experiência do Japão
- 15 tecnologias japonesas mais populares para ficar de olho
Supercarros japoneses
Confira abaixo uma seleção de supercarros que sempre aparecem em listas especializadas, quanto caem no gosto da maioria.
São carros que fizeram história e se destacam pelo design, por serem exclusivos, resistentes, velozes e que respondem muito bem. Confira um breve resumo sobre os carros.
Honda NSX
O Honda NSX foi o primeiro supercarro japonês e sofreu melhorias baseadas nas dicas de Ayrton Senna depois que ele fez um teste no circuito Shizuoka.
O carro NSX agradou ao piloto e ele comprou um modelo na cor preta, um clássico da primeira geração.

Esse carro ganhou um status especial para os amantes do carros esportivos japoneses, pois ele tem uma performance superior, com um motor robusto.
Toyota Supra MK IV
O Toyota Supra possui status de lenda entre os amantes de carros. Com uma performance excelente, esse automóvel foi projetado para corridas GT.

O Toyota Supra MKIV apareceu no filme Velozes e Furiosos com destaque. É desejado pela potência e visual.
Nissan 300 ZX Twin Turbo
O Nissan 300 ZX Twin Turbo é um carro esportivo japonês lançado em 1983, marcou uma era e considerado um ícone.

Mais estável, seu design foi criado de forma conceitual para ser um carro veloz e poderoso para qualquer estrada. Com diferencial no sistema de suspensão com controle máximo e mais estabilidade.
Mazda FD RX-7
Considerado um dos carros esportivos japoneses mais bonitos, o Mazda FD RX-7 ainda é um dos melhores.

Lançado em 1978, acabou virando o queridinho de muitos com suas curvas graciosas, além de ser um dos mais gostosos de dirigir.
Lancer EVO IX
Conhecido popularmente como EVO, o carro esportivo sedan da Mitsubishi para corrida rally é imponente.

Lançado em 1992 e se tornou um carro desejado pela performance em terrenos difíceis, além de ser um dos poucos com mais espaço traseiro nos bancos.
Subaru WRS STI
O Subaru WRS STI é um carro robusto para corridas rally, vencedor de títulos mundiais, que foi lançado ao público em 2008.

R33 Skyline GT-R
O Skyline GT-R é da Nissan e um carro esportivo japonês grande, potente e considerado um ícone clássico e exótico.

Toyota Celica A20
Outro clássico dos esportivos japoneses, esse vintage é muito procurado por amantes de carros. Ele teve uma trajetória em que foi lançado como esportivo, foi transformado em sedan e depois voltou a ser esportivo.

Produzido na década de 70, com partes do Corona e do Carina, causa certa controvérsia quanto a seus atributos esportivos entre especialistas, mas é um modelo bonito e com preço que cabe em pequenos orçamentos para compra e manutenção.
Além disso, é um carro confiável, com engenharia durável, de qualidade, fácil de tunar e fazer melhorias.
Airton Senna não comprou o carro ele ganhou de presente da Honda e está na garagem da família até hoje, Rubens Barrichello deu uma volta com ele no seu programa acelerados