De 5 a 8 de janeiro de 2023 foi realizado o Consumer Eletronics Show na cidade de Las Vegas, o maior evento de tecnologia. Lá, a joint venture entre Sony e Honda apresentou o protótipo de seu novo carro elétrico, o Afeela.
De acordo com especialistas, o Afeela é uma espécie de PlayStation sobre rodas. Além da Sony Group Corp. (6758.T) e Honda Mortos Co. (7267.T), o projeto contará também com a estadunidense Epic Games Inc. e com a Qualcomm Inc. (QCOM.O).
Com previsão de lançamento no mercado em 2026, a joint venture que se tornou um empreendimento 50-50 em março de 2022, as duas gigantes japonesas unirão o melhor de suas expertises para um produto único.
Aos amantes de carros, o Afeela promete um novo conceito de mobilidade urbana. Já os apaixonados por tecnologia terão a possibilidade de ver a integração dos mais avançados hardwares, softwares do setor da indústria do entretenimento.
Afeela, o sucessor do Vision-S
A intenção da Sony em se colocar no mercado automobilístico se concretizou também na Consumer Eletronic Show em 2020. Na ocasião, a companhia apresentou seu primeiro protótipo de automóvel, o Vision-S.
O Vision-S provou que a Sony, apesar de neófita na indústria automobilística, é um parceiro confiável para a nova geração de veículos elétricos e inteligentes com foco na experiência do usuário.
11 meses depois da formalização do joint venture (sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022), o primeiro modelo de carro elétrico da Sony Honda Mobility Inc. foi apresentado ao público, o Afeela.
Yasuhide Mizuno, CEO da Sony Honda Mobility informou que a joint venture pretende trabalhar com outras empresas de software e tecnologia, ponderou sobre a possibilidade de formar uma aliança entre os entes envolvidos.
Tecnologia de ponta no Afeela
O primeiro veículo elétrico da Sony Honda Mobility contará com os recursos tecnológicos de vanguarda. A Qualcomm será responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma de comunicação entre o veículo e a fabricante.
O processador Qualcomm’s Snapdragon, tecnologia destinada a mobilidade e integrada a rede 5G, inteligência artificial, captura de dados via câmeras (instaladas na parte interna e externa do veículo) entre outros recursos, será integrado ao chassi digital do Afeela.

Esse potente processador fará a comunicação entre as partes e permitirá que o usuário personalize o veículo com as suas preferências de forma instantânea, esses dados serão utilizados para trazer a melhor experiência possível ao usuário.
Dentre elas, a direção automática – que também passará pelo Qualcomm’s Snapdragon. A direção automática do Afeela deverá surpreender dado o arcabouço de recursos que a joint venture acumula nessa área.
Tecnologia gamer na mobilidade urbana
As câmeras internas e externas terão protagonismo para a direção autônoma, pois serão a partir delas que a inteligência artificial calculará o meio mais seguro de direção. Mas outra parte importante ficará por conta da Epic Games.
A desenvolvedora de games terá o desafio de proporcionar uma navegação intuitiva pelo painel digital do Afeela com a famosa Unreal Engine. As 45 câmeras e sensores do EV estarão integradas em um ecossistema da Unreal Engine.

A comunicação entre a Unreal Engine e a Qualcomm’s Snapdragon utilizará as informações captadas pelos dispositivos, as informações vindas da fabricante e outros dados úteis para realização cálculos para melhores rotas e direção.
Além disso, a Sony Group Corp possui a melhor inteligência artificial de direção, o Gran Turismo Sophy. Ainda não há declarações que indiquem o uso do programa no Afeela, nem mesmo sobre a possibilidade da integração do console PlayStation 5 com o EV.
Corrida para a mobilidade de baixo carbono
Inicialmente o EV Afeela terá o 3º nível de condução autônoma, isto é, um sistema capaz de realizar curtos trajetos, fazer balizas, alerta de tráfego cruzado, alerta de colisão 360° entre outras funções de suporte ao condutor.
Com o novo EV, a Sony Honda Mobility almeja disputar a liderança do mercado de mobilidade urbana com as concorrentes de peso como a Tesla, a parceria entre BMW (BMWG.DE) e a AirConsole, a potencial cooperação entre Stellantis (STLA.MI) e a Amazon.com Inc’s (AMZN.O).

Para Mizuno, CEO da Sony Honda Mobility, o objetivo é transformar a mobilidade em entretenimento e em um espaço emocional, explorando o mundo real e o digital, e o design do Afeela é fundamental para isso.
Leia também
- Joint Venture entre Sony e Honda Criará nova empresa para desenvolver carros elétricos até 2025
- Sony compra estúdio Bungie em meio a disputa com a Microsoft Xbox
- Gran Turismo Sophy: IA da Sony Group Corp. é destaque na Nature
Design minimalista
Para dar a profundidade necessária ao novo sedã desenvolvido pelas empresas irmãs Sony e Honda, o design interior do Afeela é minimalista. O objetivo é retirar adornos que possam competir com a imersão das cores no console e nas telas do EV.
A simplicidade, o conforto dos assentos e dos acessórios a bordo do veículo não deixam, contudo, de ter um senso estético sofisticado, futurista e ao mesmo tempo conservando a paixão pelos modelos sedã que marcaram uma geração.
Belo, inteligente e suave, o Afeela terá na iluminação interna e externa do EV seu diferencial estético, dando dessa forma, ênfase as curvas desenhadas para o primeiro protótipo da Sony Honda Mobility.
As pré-vendas do Afeela estão previstas para 2025, em 2026 o EV já deverá estar disponível para o mercado japonês e estadunidense.
0 comentário em “Afeela: carro elétrico da joint venture entre Sony e Honda”