A salada de batata japonesa é uma receita caseira e um clássico acompanhamento das refeições do dia a dia, como é um famoso petisco em izakayas e encontrado em lojas de conveniência.
O legal, é que a receita primária e básica pode ser melhorada, de acordo com o que tiver na geladeira. É aquela salada que toda casa familiar sabe fazer, que é adaptada e personalizada à sua maneira.
Em outras palavras, todo mundo costuma ter aquela receita que a mãe ou avó fazia e acaba virando a melhor receita de salada de batata japonesa, que remete a infância.
A base tradicional é feita de batata meia amassada, cenoura fatiada, pepino fatiado e maionese japonesa.
Existem alguns segredos que podem ser feitos para deixar a salada sempre saborosa e vamos ensinar abaixo independente dos adicionais escolhidos.
Escolha da batata

No Japão, a batata desta salada é a yukon gold. Ela é um tipo que tem mais amido e por isso deixa uma textura cremosa, que é fundamental na salada japonesa.
Uma boa substituta é a russet de casca escura.
Uso de maionese japonesa

A maionese japonesa é diferente da ocidental, pois é mais cremosa e espessa ao usar apenas gemas, além de vinagre de arroz, pó dashi e óleo vegetal. Procure a da marca Kewpie.
Faz parte da culinária yoshoku
No Japão, os alimentos ocidentais que recebem um modo de preparar japonês é conhecido como culinária yoshoku.
Receita de salada de batata japonesa

Ingredientes
- 2 batatas médias;
- 1 cenoura;
- 1 pepino japonês;
- 1 pedaço pequeno de gengibre;
- 3 xícaras de maionese japonesa;
- 1 colher de sopa de saquê;
- Sal a gosto;
- Pimenta do reino a gosto;
Modo de preparo
Corte o pepino em fatias finas. Coloque um pouco de sal em uma tigela, misture bem e reserve. O objetivo é fazer com que o pepino solte água agora para evitar que a salada de batata não fique aguada.
Descasque a cenoura e batata. Corte em tamanhos pequenos. Coloque a água para ferver e adicione as batatas por 6 minutos ou até que fiquem macias para poder amassar. Escorra a água e coloque em uma tigela grande.
Coloque água para ferver outra vez e adicione as cenouras por cinco minutos e tome cuidado para não cozinhar demais. Escorra e adicione com as batatas.
Esmague metade das batatas e cenoura. O objetivo é ter um pouco de cremosidade e alguns pedaços pequenos. Coloque na geladeira.
Esprema o pepino com as mãos até que ele esteja bem seco. Coloque na tigela com a batata e cenoura.
Agora adicione a maionese, o saquê, o gengibre ralado, sal e pimenta do reino. Misture tudo. Sirva em um bowl ou tigelas individuais.
Leia também
0 comentário em “Salada de batata japonesa: cremosa e rica em vegetais”