Mulheres japonesas conseguem dar luz depois de passarem por tratamento de câncer e ter seus ovários congelados

Congelamento de ovário no Japão mantém fertilidade em tratamento de câncer

Escola de medicina St Marianna desenvolveu técnica para mulheres em tratamento de câncer poderem engravidar no Japão.

Três pacientes recuperadas de câncer na faixa dos 30 a 40 anos conseguiram realizar o sonho da maternidade ao dar a luz usando ovários que foram congelados, retirados e reimplantados.

Segundo foi noticiado pelo Japanese medical school, os resultados vieram de um estudo clínico conduzido na Escola de Medicina St Marianna de Kawasaki.

A notícia foi animadora, pois estes três casos são os primeiros do tipo no Japão.

Tratamento de câncer afeta fertilidade

As técnicas de radioterapia e quimioterapia conseguem tratar o câncer, mas podem ter efeitos colaterais ao afetar a fertilidade.

Agora com a nova técnica desenvolvida pela universidade japonesa, as pessoas terão uma opção a mais para conseguir proteger e possibilitar o sonho da maternidade.

Congelar ovário possibilita que mulheres se tornem mãe após passar por tratamento de c

O tratamento deve ser feito antes das medidas contra o câncer e poderá beneficiar não só mulheres em idade fértil, mas crianças na pré-puberdade também.

Ovários congelados e removidos

Durante o estudo clínico, os ovários das pacientes foram removidos e congelados através de uma cirurgia minimamente invasiva.

Colocados de volta após o tratamento

Assim, as pacientes puderam passar pelos tratamentos. Ao final, os ovários foram descongelados e colocados de volta do local que foram retirados ou em uma membrana perto.

A escola de medicina de Kawasaki tem usado esta técnica em estudos clínicos desde 2013. Neste período, 13 mulheres receberam transplantes de ovário.

As três mulheres do estudo passaram por tratamentos de câncer de mama ou linfoma maligno e deram a luz entre 2020 e 2022. As gravidezes ocorreram de forma natural e in vitro.

Outras formas de pacientes preservarem sua fertilidade é congelar óvulos fertilizados ou não.

Já a retirada e congelamento do órgão ovário não precisa coincidir com ciclos e podem ser agendados para ser feito antes da radioterapia ou quimioterapia.

Portanto, é uma opção a mais para mulheres que não desejam passar pela terapia de bombas hormonais necessárias para a coleta de óvulos por conta dos fortes efeitos colaterais físicos e psicológicos.

Leia também

Fonte: Japan Today, Kyodo News

0 comentário em “Congelamento de ovário no Japão mantém fertilidade em tratamento de câncer

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: