Sony Walkman, tocador de fita cassete volta a ser popular no Japão

Aparelhos Sony Walkman voltaram a ser valorizados no Japão

Tocador de fita cassete Walkman Sony vive repopularização

Se você tem mais de 30 anos de idade, deve lembrar bem do auge dos tocadores de fita cassete Sony Walkman no Brasil e seus derivados nacionais que surgiram depois.

Os fabricados no Japão da empresa Sony e lançados em 79 eram considerados os top de linha e sonho de consumo de muitos. Afinal, poder ouvir música de forma portátil era coisa para poucos nos anos 80 e depois na década seguinte.

Aos poucos eles foram se tornando obsoletos com a chegada do Diskman (tocador de CD) e depois dos mp3s e mp4s. Ao final do período, os walkmans foram substituídos e viraram quinquilharia. No Japão, não foi muito diferente.

Repopularização do Walkman Sony

No entanto, devido a um sentimento de nostalgia e nas mãos dos colecionadores de coisas vintage, o tocador de fita cassete voltou a ser legal no Japão. Os preços aumentaram nos últimos dez anos em uma tendência que parece que só aumenta, inclusive, na Ásia.

Os mercados de segunda mão estão fazendo muito sucesso com seus aparelhos Sony Walkman.

Alta procura no Japão

A procura é alta não apenas por colecionadores, mas por músicos saudosistas. O preço é alto atualmente e um aparelho chega a custar US$ 730, segundo a reportagem do Nikkei Asia.

Já os pacotes com 10 fitas podem ser encontrados por US$ 1,571 segundo a reportagem da Vice.

Uma loja de música chamada Jimbocho Tacto teve que separar um espaço dedicado especialmente para esse item devido a alta procura. Em sua maioria são pessoas entre 20 a 30 anos procurando músicas dos anos 70 e 80.

A alta aconteceu nos últimos dez anos quando era possível colocar as mãos em um Walkman da Sony pagando três vezes menos.

O modelo em especial que está bem caro é o clássico TPS-L2 com parte de metal e conhecido por ser muito durável e resistente.

Modelo Walkman TPS-L2 clássico

Geralmente aguenta bem quedas e a passagem do tempo. Além da geração Z, os compradores japoneses são pessoas saudosas de uma época que tudo parecia ser próspera antes da chamada década perdida (anos 90).

Nos anos 80, as pessoas viviam seu auge de poder de compra quando a economia japonesa parecia não ter queda. Esse grupo são pessoas na faixa dos 40 anos.

O fenômeno parece se repetir nos Estados Unidos onde foi registrado venda de 400.000 unidades em 2021.

A popularidade por lá também se deve a série 13 Reasons Why, quando uma geração inteira descobriu as fitas cassetes, que virou um item cool, incluindo o tocador portátil Walkman Sony. Outro filme da cultura pop que ajudou a alavancar o interesse foi o filme Guardiões da Galáxia da Marvel.

Tocador de fita cassete da Sony
Cena da série 13 Reasons Why. Personagem principal Clay usa tocador de fita cassete portátil da Sony para ouvir fitas deixadas pela personagem Hannah

Fontes: Nikkei Asia, Vice.

Leia também

0 comentário em “Aparelhos Sony Walkman voltaram a ser valorizados no Japão

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: