Duas gigantes japonesas, Sony Group Corporation e a Honda Motor Company Limited, assinaram um memorando de entendimento que dará início a criação de uma nova empresa ainda em 2022.
A Joint Venture entre Sony e Honda anunciada nesta sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022, desenvolverá carros elétricos e os colocará no mercado para seus clientes a partir de 2025, segundo o comunicado conjunto.

As ambições da Sony Group em entrar no setor automobilístico foram reveladas em 2020 durante a Consumer Eletronic Show em Las Vegas. Na ocasião, a companhia apresentou um protótipo para EV chamado Vision-S equipado com tecnologia de direção autônoma.
O memorando da nova companhia, fruto da joint venture entre Sony e Honda, deixa claro que essa parceria não é exclusiva e poderá receber novos parceiros no futuro e, quem sabe, expandir para outros segmentos industriais.
Revolução EV
Desde a apresentação do protótipo Vision-S, a Sony demonstrou que sua visão da quinta maior empresa de multimídia do mundo para a nova geração da indústria automobilística é revolucionária.

Durante a assinatura do memorando, Kenishiro Yoshida, CEO da Sony Group Corporation afirmou: “Nós partilhamos o desejo de criar algo novo, estamos felizes em encontrar uma parceira tão maravilhosa (Honda)”.
Yoshida disse que a Sony entende que a megatendência na próxima década será na mobilidade, e é por isso que a companhia entrará nesse mercado investindo pesado em suas áreas de domínio, isto é, sensores, display, redes de conexões e serviço de entretenimento.

O prótipo Vision-S também foi uma forma de atrair parceiros e mostrar que a Sony está levando a sério sua entrada no setor. Era preciso de ajuda para entender melhor o conceito de mobilidade.
“Carros são uma fronteira nova para nós e precisávamos de um parceiro. A Honda é uma grande parceira de alta sofisticação tecnológica e com uma cultura de criar coisas novas”, disse Kenishiro Yoshida.
Pioneiros e vanguardistas
A Sony Group Company e a Honda Motor Corporation Limited são duas irmãs. A Sony foi fundada no dia 7 de maio de 1946, dois anos mais velha do que a Honda, fundada no dia 24 de setembro de 1948.
São duas gigantes nacionais fundamentais para a reconstrução do Japão após a segunda guerra mundial. Agora, a joint venture entre Sony e Honda para desenvolver EVs (carros elétricos) vem em um momento de agravamento da emergência climática.

Toshihiro Mibe, CEO da Honda Motor Company Limited, disse que a era dos automóveis tradicionais chegou ao fim com novos conceitos e players como start-ups ou big-techs como as estadunidenses Rivan e a Alphabet, a holding e conglomerado matriz da Google LLC.
“Não nos acomodamos ante aos novos desafios, nós seremos os players que estarão na vanguarda das mudanças. Podemos dividir nossas ambições e visão da mobilidade do futuro com a Sony”, disse o CEO da Honda, Toshihiro Mibe.
O eu, o você e o nós
Durante a conferência, tanto Toshihiro Mibe (CEO da Honda), quanto Kenishiro Yoshida (CEO da Sony) relembraram os valores comuns entre as duas companhias como originalidade e fome por inovação e exploração.
Também lembraram a amizade entre os fundadores da Sony Group, Masaru Ibuka, e da Honda Motor, Soichiro Honda. “Seremos capazes de superar as dificuldades para a integração de duas indústrias diferentes oferecendo um novo valor”, disse Mibe.

Mas apesar da joint venture entre Sony e Honda, cada empresa seguirá cumprindo suas próprias agendas. A Honda Motor continuará a criar seus novos modelos de EVs e deverá criar sua própria marca de desenvolvimento tecnológico.
Por sua vez, a Sony deverá criar um segmento para o setor automobilístico para oferecer serviços de atualizações de softwares e conteúdo. Hiroki Totoki, CFO da Sony informou em janeiro, que por hora, a empresa seguirá fomentando parcerias no ramo de carros elétricos.
Leia também
- Aliança ‘Renaut Nissan Mitsubishi’ investirá € 23 bilhões em carros elétricos
- Kaizen: uma história da Toyota Motor que revolucionou a indústria global
- Toyota passa GM e se torna o número 1 em vendas globais
Parceria ganha-ganha
Para o analista Hideki Yasuda da Ace Research Institute, a joint venture entre Sony e Honda é a perfeita parceria ganha-ganha, tendo em vista a demanda futura por entretenimento dentro de veículos elétricos autônomos.
“A Sony é sem dúvidas o maior competidor no campo do entretenimento e tem suas tecnologias de jogos e conteúdo animado a seu favor. Ainda que a competição com outros gigantes da indústria automobilística ainda esteja em futuro distante, ela pretende derrubar seus competidores no soco”, disse Hideki Yasuda

O nome da nova companhia ainda não foi apresentado ou sob qual marca os produtos serão lançados. Ela deverá fazer frente a Tesla Inc. de Elon Musk, mas não foram reveladas estratégias da joint venture.
Os novos players do mercado automobilístico como a Apple Inc. estão muito próximos da indústria tradicional, o que motivou a Honda investir em pesquisa e tecnologia de veículos elétricos, além da emergência ambiental.
0 comentário em “Joint Venture entre Sony e Honda criará nova empresa para desenvolver carros elétricos até 2025”