Japão Notícias notícias do Japão

Joint Venture entre Sony e Honda criará nova empresa para desenvolver carros elétricos até 2025

Parceria entre as duas gigantes japonesas rememora a amizade entre seus fundadores, Masaru Ibuka e Soichiro Honda. Confira

Duas gigantes japonesas, Sony Group Corporation e a Honda Motor Company Limited, assinaram um memorando de entendimento que dará início a criação de uma nova empresa ainda em 2022.

A Joint Venture entre Sony e Honda anunciada nesta sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022, desenvolverá carros elétricos e os colocará no mercado para seus clientes a partir de 2025, segundo o comunicado conjunto.

CEO da Sony Group, Kenishiro Yoshida (esquerda) e o CEO da Honda Motor, Toshihiro Mibe (direita) em evento de assinatura de memorando para a criação de uma joint venture entre as duas gigantes japoneses
CEO da Sony Group, Kenishiro Yoshida (esquerda) e o CEO da Honda Motor, Toshihiro Mibe (direita) em evento de assinatura de memorando para a criação de uma joint venture entre as duas gigantes japoneses

As ambições da Sony Group em entrar no setor automobilístico foram reveladas em 2020 durante a Consumer Eletronic Show em Las Vegas. Na ocasião, a companhia apresentou um protótipo para EV chamado Vision-S equipado com tecnologia de direção autônoma.

O memorando da nova companhia, fruto da joint venture entre Sony e Honda, deixa claro que essa parceria não é exclusiva e poderá receber novos parceiros no futuro e, quem sabe, expandir para outros segmentos industriais.

Revolução EV

Desde a apresentação do protótipo Vision-S, a Sony demonstrou que sua visão da quinta maior empresa de multimídia do mundo para a nova geração da indústria automobilística é revolucionária.

Console e interior do Vision-S, protótipo de EV da Sony exibido pela primeira vez  em 2020 na feira Consumer Eletronic Show em Las Vegas
Console e interior do Vision-S, protótipo de EV da Sony exibido pela primeira vez em 2020 na feira Consumer Eletronic Show em Las Vegas

Durante a assinatura do memorando, Kenishiro Yoshida, CEO da Sony Group Corporation afirmou: “Nós partilhamos o desejo de criar algo novo, estamos felizes em encontrar uma parceira tão maravilhosa (Honda)”.

Yoshida disse que a Sony entende que a megatendência na próxima década será na mobilidade, e é por isso que a companhia entrará nesse mercado investindo pesado em suas áreas de domínio, isto é, sensores, display, redes de conexões e serviço de entretenimento.

Design externo do Vision-S, protótipo de veículo elétrico da Sony. Foi desenvolvido pensando no conforto e experiência de sete passageiros (incluindo motorista)
Design externo do Vision-S, protótipo de veículo elétrico da Sony. Foi desenvolvido pensando no conforto e experiência de sete passageiros (incluindo motorista)

O prótipo Vision-S também foi uma forma de atrair parceiros e mostrar que a Sony está levando a sério sua entrada no setor. Era preciso de ajuda para entender melhor o conceito de mobilidade.

“Carros são uma fronteira nova para nós e precisávamos de um parceiro. A Honda é uma grande parceira de alta sofisticação tecnológica e com uma cultura de criar coisas novas”, disse Kenishiro Yoshida.

Pioneiros e vanguardistas

A Sony Group Company e a Honda Motor Corporation Limited são duas irmãs. A Sony foi fundada no dia 7 de maio de 1946, dois anos mais velha do que a Honda, fundada no dia 24 de setembro de 1948.

São duas gigantes nacionais fundamentais para a reconstrução do Japão após a segunda guerra mundial. Agora, a joint venture entre Sony e Honda para desenvolver EVs (carros elétricos) vem em um momento de agravamento da emergência climática.

Bilhete magnético de trem homenageando os fundador da Honda, Soichiro Honda, e o co-fundador da Sony, Masaru Ibuka
Bilhete magnético de trem homenageando os fundador da Honda, Soichiro Honda, e o co-fundador da Sony, Masaru Ibuka

Toshihiro Mibe, CEO da Honda Motor Company Limited, disse que a era dos automóveis tradicionais chegou ao fim com novos conceitos e players como start-ups ou big-techs como as estadunidenses Rivan e a Alphabet, a holding e conglomerado matriz da Google LLC.

“Não nos acomodamos ante aos novos desafios, nós seremos os players que estarão na vanguarda das mudanças. Podemos dividir nossas ambições e visão da mobilidade do futuro com a Sony”, disse o CEO da Honda, Toshihiro Mibe.

O eu, o você e o nós

Durante a conferência, tanto Toshihiro Mibe (CEO da Honda), quanto Kenishiro Yoshida (CEO da Sony) relembraram os valores comuns entre as duas companhias como originalidade e fome por inovação e exploração.

Também lembraram a amizade entre os fundadores da Sony Group, Masaru Ibuka, e da Honda Motor, Soichiro Honda. “Seremos capazes de superar as dificuldades para a integração de duas indústrias diferentes oferecendo um novo valor”, disse Mibe.

Honda Urban EV, modelo vintage inspirado na primeira geração do Civic
Honda Urban EV, modelo vintage inspirado na primeira geração do Civic

Mas apesar da joint venture entre Sony e Honda, cada empresa seguirá cumprindo suas próprias agendas. A Honda Motor continuará a criar seus novos modelos de EVs e deverá criar sua própria marca de desenvolvimento tecnológico.

Por sua vez, a Sony deverá criar um segmento para o setor automobilístico para oferecer serviços de atualizações de softwares e conteúdo. Hiroki Totoki, CFO da Sony informou em janeiro, que por hora, a empresa seguirá fomentando parcerias no ramo de carros elétricos.

Leia também

Parceria ganha-ganha

Para o analista Hideki Yasuda da Ace Research Institute, a joint venture entre Sony e Honda é a perfeita parceria ganha-ganha, tendo em vista a demanda futura por entretenimento dentro de veículos elétricos autônomos.

“A Sony é sem dúvidas o maior competidor no campo do entretenimento e tem suas tecnologias de jogos e conteúdo animado a seu favor. Ainda que a competição com outros gigantes da indústria automobilística ainda esteja em futuro distante, ela pretende derrubar seus competidores no soco”, disse Hideki Yasuda

Kenishiro Yoshida e Toshihiro Mibe não disseram qual será o nome da joint venture nem detalhes sobre a estratégia da parceria
Kenishiro Yoshida e Toshihiro Mibe não disseram qual será o nome da joint venture nem detalhes sobre a estratégia da parceria

O nome da nova companhia ainda não foi apresentado ou sob qual marca os produtos serão lançados. Ela deverá fazer frente a Tesla Inc. de Elon Musk, mas não foram reveladas estratégias da joint venture.

Os novos players do mercado automobilístico como a Apple Inc. estão muito próximos da indústria tradicional, o que motivou a Honda investir em pesquisa e tecnologia de veículos elétricos, além da emergência ambiental.

0 comentário em “Joint Venture entre Sony e Honda criará nova empresa para desenvolver carros elétricos até 2025

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: