Universidades japonesas continuam a usar aulas online

Universidades japonesas se beneficiam de aulas online

Mesmo com reabertura a estudantes estrangeiros, aulas online estão se mostrando uma ferramenta útil na internacionalização do ensino

Após dois anos de pandemia e restrições rígidas do Japão, as universidades japonesas voltaram a receber estudantes estrangeiros nos campus desde março.

Cerca de 115.000 estudantes entraram no país até o final do mês de julho, segundo reportado pelo jornal Yomiuri Shimbun.

Enquanto as aulas presencias não eram permitidas, os estrangeiros aprovados nas universidades japonesas estavam assistindo as aulas online.

Em março, a Universidade de Tokyo de Estudos Estrangeiros tinha 229 estudantes na lista de espera para entrar no Japão. Atualmente, esta lista caiu para zero.

Benefícios das aulas online no Japão

Aula online em sala de aula no Japão
Aula online é conduzida em sala de escola no Japão em 2020 no começo da pandemia. Sistema com filmagem e dispositivos eletrônicos foi replicado nas universidades. Créditos: Mainichi

Mesmo com a reabertura, as aulas online se mostraram uma ótima forma de internacionalizar os estudos nas universidades e devem ser mantidas.

A universidade Kindai em Osaka ainda usa este tipo de modelo que permite que haja troca entre estudantes de vários países. Inclusive, como troca de conhecimento entre funcionários.

Troca internacional benéfica

O professor Yoshiro Omura da Faculdade de Estudos Internacionais convidou uma equipe de uma universidade americana especializada em linguagem de sinais para dar uma aula em inglês como parte de um seminário de estudo de línguas.

Em uma universidade de economia, os estudantes puderam realizar debates em inglês com estudantes na Alemanha sobre negócios internacionais.

Segundo o professor Omura, esse tipo de aula continuará disponível mesmo após o fim da pandemia. Este tipo de formato permite que universidades regionais possam deixar conteúdos internacionais, assim como as instituições de ensino urbanas.

Inclusive, um professor de uma universidade estadual brasileira do Rio de Janeiro deu aulas online a estudantes do Japão sobre literatura em língua portuguesa.

Os programas internacionais que existiam antes mesmo da pandemia para conectar estudantes de diferentes partes do mundo acabaram crescendo por conta deste recurso de aulas online.

O programa da universidade de Kansai chamado Collaborative Online International Learning (COIL) teve um aumento de 1,283 alunos em 2019 para 1,632 em 2021.

Muitas das aulas cobriam humanidades, além de ciência. Um deles fazia um comparativo de equipamentos médicos nos Estados Unidos e Japão realizado por uma faculdade de química, materiais e bioengenharia.

A popularidade se dá, pois as aulas online são ótimas para pessoas que trabalham e que não tem tempo livre para se deslocar fisicamente.

Leia também

Recuperação total será em 2027

Por causa da demora em reabrir o país para os estudantes internacionais em comparação com os outros países desenvolvidos, o Japão acabou perdendo alunos que preferiram estudar em outros países, como Coreia do Sul.

Em 2019 eram 312,000 e em 2021 o número registrado foi de 242,000. Segundo o Ministério de Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, esse número apenas será equivalente ao período pré-pandemia em 2027.

0 comentário em “Universidades japonesas se beneficiam de aulas online

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: