No dia 12 de julho reabriu após 12 anos, uma praia chamada Iwasawa em Naraha que fica em Fukushima. A área foi fechada e a visita pelo público foi proibida, devido ao Grande Terremoto de 2011, seguido pelo tsunami que acabou comprometendo usina nuclear da região.
Na época da tragédia, a praia ficou com ares de destruição quando a areia foi engolida e arrastada pelo mar e o terreno do estacionamento foi coberto por lama.
Além disso, a força do tsunami acabou derrubando a torre de salva-vidas e outras construções da praia.

A praia Iwasawa fica apenas a 20 km da estação de energia Tokyo Eletric Company e todos os moradores foram evacuados após terem sido detectados o derretimento na planta nuclear.
A evacuação foi levantada em 2015 e cerca de 64% (4.232) dos 6.647 residentes registrados voltaram a morar na cidade em junho de 2022.
A renovação da praia foi completa em março, incluindo a torre de salva-vidas, banheiros e chuveiros.
A reinauguração foi bem festejada, as crianças da escola elementar de Naraha cantaram uma música e fizeram uma apresentação de dança hula.

Os moradores que voltaram a morar na cidade cresceram brincando na praia e muitos levaram seus filhos com ar de nostalgia, já que ela está segura para visitas após mais de uma década de espera.
Fonte: Mainichi Shimbun
Leia também
0 comentário em “Praia de Fukushima reabre após 12 anos”