Uma tecnologia usando inteligência artificial (AI) está sendo testada em uma praia no Japão para monitorar o mar e evitar acidentes.
É verão no país e as praias costumam ficar disputadas, ainda mais depois da pandemia com muitas reinaugurando a entrada após dois anos.
Em Kanagawa, as praias nas cidades de Kamakura, Fujisawa, Zushi e Hayama abriram no dia 1 de julho.
O sistema usado detecta ondas consideradas perigosas e avisa os banhistas e salvas-vidas.
Praia de Yuigahama coloca AI

A praia Yuigahama em Kamakura é umas praias que já adotou este sistema, além de ter feito mudanças para o bem do meio ambiente ao adotar garfos e colheres biodegradáveis.
O sistema AI das praias japonesas foi desenvolvido pela Japan Lifesaving e a Universidade Chuo. Eles coletaram dados de seis meses das ondas desde o inverno de 2021.
Usando os dados e coleta de imagem por câmera, o sistema emite um aviso em tempo real, inclusive, com detecção de tsunamis.
Além disso, as praias estão recebendo adaptações para receber pessoas com dificuldades de mobilidade, com instalação de rampas para quem usa cadeira de rodas.
Segundo o Motohide Masuda, que está a frente da Associação de Negócios da praia de Yuigahama, eles estão tomando medidas para tornar o local seguro, eco-friendly e receptivo de forma moderna.
Fonte: Mainichi Shimbun
Leia também
Praia Chirihama corre o risco de desaparecer
Verão no Japão 22 será muito mais quente
Temperaturas no Japão acendem alerta para insolação, saiba o que fazer
0 comentário em “Praia no Japão coloca AI para prevenir acidentes”