Praia Chirihama
Destaques Notícias

Praia Chirihama corre o risco de desaparecer

A praia Chirihama é um popular ponto turístico de Ishikawa

As areias da praia Chirihama em Ishikawa está aos poucos sumindo no Japão e corre o risco de desaparecer nos próximos anos. Em 20 anos a praia já perdeu 30% de extensão.

Praia Chirihama

Praia Chirihama

Em 2019 mais de 880,000 pessoas aproveitaram os 6 km de areia. É comum ver carros e motocicletas enfileirados no local já que a areia granulada endurece com o contato da água.

Perda da faixa de areia

Cerca de 1 metro de areia está sendo perdido todos os anos. A extensão da praia Chirihama é metade do que já foi um dia, segundo a reportagem do Asahi Shimbun. A prefeitura e o município alertam que a praia pode desaparecer em um futuro próximo e procuram medidas para reverter a situação.

Atualmente, areia de outros locais está sendo transportado para tentar preservar a praia Chirihama.

As partículas e sedimentos que chegam ao mar vindos do rio tornam-se mais finos antes de serem depositados na praia. Ela acaba endurecendo quando se mistura com a água e acaba virando um pavimento duro.

Além disso, ainda existe a preocupação com o aumento do nível do mar resultante do aquecimento global, além do ocorrimento de ondas muito altas que acabam invadindo a faixa de areia.

A praia já ficou fechada por 120 dias em 2018 por conta das ondas. Por isso, corais artificiais foram colocados para tentar quebrá-las e diminuir sua força.