Jeans japonês é considerado o melhor do mundo
Destaques

Jeans japonês: descubra os motivos de ser o melhor e mais caro

O jeans japonês é slow fashion, usa corante natural e é feito artesanalmente

O jeans japonês virou referência em relação a qualidade de uma boa, confortável e durável calça denim clássica. Descubra quanto custa, motivos de ser tão cara e mais detalhes. Continue lendo.

Jeans japonês

Jeans japonês

O jeans japonês trilhou seu caminho no mercado têxtil slow fashion, pois é feito artesanalmente, usando maquinarias antigas com técnicas tradicionais, uso de corante indigo natural, com costura reforçada e com menos risco de desfiar.

Basicamente, um jeans japonês durará anos, sua cor não desbotará, o caimento continuará bom e ele até ficará mais bonito com o passar do tempo dando características únicas àquela peça.

De onde surgiu o jeans japonês?

Surgiu de uma paixão, seguida pela necessidade. Após a segunda guerra, os japoneses tiveram contato com roupas ocidentais americanas, entre elas o jeans.

Cultura do jeans no Japão

Marlon Brando usando jeans com barra dobrada, camiseta branca e jaqueta de couro preta
Ator Marlon Brando caracterizado

Os Estados Unidos produzia jeans de excelente qualidade naquele tempo e não demorou para que uma subcultura (taiyozoku) surgisse no Japão em que o jeans a la James Dean e Marlon Brando se tornasse alvo de desejo.

O corte reto, o tecido azul indigo fechado, as costuras bem-feitas e os detalhes fizeram a fama. No entanto, os fabricantes de jeans americano passaram a industrializar suas produções e isso fez a qualidade cair.

Por isso, com um mercado desejando os jeans antigos clássicos, empresas japonesas começaram a surgir para produzir jeans de qualidade, assim como eram os dos americanos nos anos 50 e 60 ou até melhor.

O jeans japonês é considerado um dos melhores do mundo

Muito mais que isso, as técnicas foram melhoradas com atenção aos detalhes, além de não industrializar a produção com foco na qualidade e na exclusividade de cada peça, pois cada uma é única. Levou o jeans japonês a um outro patamar.

Além de ser atóxica, sua cor depois que é fixada no tecido não desbota ao longo dos anos com a lavagem.

Isso faz com que o jean japonês mantenha seu aspecto de novo mesmo após muitos anos de uso.

Uso de corante natural

A marca tradicional de jeans Momotaro e outras japonesas tingem seus tecidos de algodão manualmente. O responsável mergulha um rolo de fios cerca de 20 vezes para fixar a cor natural.

Sua capacidade de produção é limitada, pois consegue fazer 16 rolos por balde. Mas, tudo é feito com cuidado e isso garantirá maior qualidade e uniformidade de cor daquele azul escuro lindo.

Tecido é tramado em máquina de tear não industrial

As máquinas usadas para trançar os fios para fazer o jeans é um tipo antigo desenvolvido pela Toyoda (antiga Toyota), confere trama dupla, por cima e por baixo.

Isso faz com que demore muito para ter alguns centímetros de tecido, mas será muito mais resistente ao final das contas. Será muito difícil desfiar, rasgar ou desgastar.

Este tipo é conhecido como slevedge, pois seu acabamento é fechado, sem costuras soltas ou tecido irregular nas bordas.

Costuras são feitas manualmente

Usando máquinas profissionais e mãos habilidosas, o jeans japonês é costurado com cuidado aos detalhes, com o tempo preciso por artesãos especializados que dedicam suas vidas a este tipo de trabalho. Isso garante qualidade.

Acabamento jeans japonês

Além disso, eles usam um acabamento com técnica que dá um aspecto charmoso quando a barra é dobrada. Isso faz com que seja mais resistente.

Todas estas características fazem estas peças serem únicas, pois são produzidas em escala reduzida, mas que custam mais caro, pois muito mais tempo é dedicado para sua confecção, além do uso de matérias-primas de qualidade naturais e técnicas tradicionais.

Não existe poluição em massa e o desperdício é minimizado.

Qual o preço de um jeans japonês?

Calças jeans da marca japonesa Momotaro

O jeans japonês pode ser encontrado a partir de US$ 200, enquanto uma calça premium feita em um tear artesanal manual da Momotaro custa em média US$ 2.000.

Quais são as marcas mais famosas de jeans japonês?

Calça jeans japonesa Big John
Calça jeans japonesa Big John

Pode ir atrás da Momotaro, Japan Blue Jeans, Oni Denin, Blue Blue Japan, Evisu, Iron Heart, Samurai Jeans, Big John, Sugar Cane, Studio D’Artisan, Denime, Warehouse.

Onde comprar jeans japonês?

Rua dos jeans no Japão em Ko
Rua dos jeans em Kojima tem muitas lojas que vendem denim

O coração deste polo no Japão fica concentrado em Kojima com uma rua com mais de 30 lojas, algumas flasgship store.

A conhecida Jeans Street (rua do jeans) fica perto do metrô Kojima a uns 15 minutos de distância a pé.

Endereço: 2-Chome-2-90, Kojimaajino, Kurashiki, Okayama 711-0913, Japão

Leia também

Panqueca japonesa suflê: aprenda a fazer a receita super macia e fofa

Bar High Five é um dos melhores do mundo e fica em Ginza

Confeitaria Tohoen faz doces wagashi desde 1901 no Japão

0 comentário em “Jeans japonês: descubra os motivos de ser o melhor e mais caro

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: