O Hayabusa2 trouxe material do espaço e em suas amostras encontrou 20 tipos de aminoácidos usados para fazer proteínas, segundo informações do Nikkei Asia.
O material foi colhido de um asteroide em 2020. Estes aminoácidos são a base para substâncias vivas e pode dar pistas da origem da vida, de acordo com as palavras do ministro da educação.
Em dezembro de 2020, uma cápsula contendo um pouco de terra viajou por seis anos em missão com o Hayabusa2.

Foram coletados mais de 5.4 gramas de terra do asteroide Ryugu, localizado a mais de 300 milhões de quilômetros de distância da Terra.
O asteroide foi escolhido para ajudar a desvendar os mistérios da criação do sistema solar e da vida. Análises prévias da amostra indicaram presença de água e matéria orgânica.

Desde que a amostra foi recuperada, uma investigação completa está sendo conduzida pela Japan Aerospace Exploration Agency e institutos de pesquisa nacionais, incluindo a Universidade de Tokyo e a Universidade de Hiroshima.
Ainda não se sabe como os aminoácidos, que são essenciais ao suporte para ter vida, chegou a Terra.
Uma das teorias se baseava na chegada através de meteoritos e a descoberta do Hayabusa2 pode fundamentar esta hipótese.
Leia também
- Hayabusa2 segue em nova missão depois de coletar material de asteroide Ryugu
- Estudantes japoneses desenvolvem comida espacial em versão comercial
- Sora-Q: robô japonês inspirado nos Transformers fará missão lunar
O material foi coletado no asteroide com cuidado e ele não foi exposto ao ar externo, além de ter ficado protegido da exposição solar ou de radiação cósmica.
O Hayabusa2 saiu do planeta em 2014 e chegou a uma estação espacial em junho de 2018, após viajar 3.2 bilhões de quilômetros em uma órbita elíptica em volta do sol por mais de três anos.
Fontes: Nikkei Asia
0 comentário em “Hayabusa2: encontrada presença de minérios que dão suporte a vida”