Japão Notícias notícias do Japão

Executivos da SMBC Nikko Securities Inc. acusados de manipulação no mercado financeiro são presos

Executivos da seguradora financeira suspeitos de manipulação foram detidos em ação incomum do setor financeiro. Confira

No dia 4 de março de 2022, quatro executivos da SMBC Nikko Securities Inc. acusados de manipulação no mercado financeiro foram presos a pedido de procuradores de Tokyo que investigam o caso.

A ação impetrada pelo Tokyo District Public Prosecutors Office é um ponto fora da curva no histórico do órgão. Foram raros os procuradores japoneses que já levantaram investigações a grandes companhias de seguro do país.

Quatro executivos foram levados em custódia pelos procuradores de Tokyo, dois nacionais e dois estrangeiros
Quatro executivos foram levados em custódia pelos procuradores de Tokyo, dois nacionais e dois estrangeiros

Para ex executivos da SMBC Nikko Securities Inc. e de outras instituições financeiras que operam dentro da bolsa de valores de Tokyo, as prisões realizadas na sexta-feira ilustram os riscos de ser um alto executivo no Japão.

Entre os quatro indiciados pela violação da Financial Instruments and Exchange Law estão dois nacionais e dois estrangeiros.

A SMBC Nikko Securities Inc. inicialmente não comentou sobre o caso, mas realizou uma coletiva de imprensa no dia seguinte, sábado 5 de março.

Manipulação nos preços das ações

De acordo com os procuradores da Tokyo District Public Prosecutors Office, os quatro acusados conspiraram para elevar o preço negociado de cinco diferentes ações, algumas delas listadas na Tokyo Stock Exchange’s First Section.

A Tokyo Stock Exchange’s First Section negocia títulos de aproximadamente 2160 empresas, entre elas 84%, ou seja, 1.814 companhias foram incluídas em uma nova seção prime de negociação.

Aproximadamente 2.160 empresas estão listadas na Tokyo Stock Exchange’s First Section, entre elas, algumas contas supostamente manipuladas pelos executivos da SMBC. Foto por Soichiro Korimaya, Bloomberg
Aproximadamente 2.160 empresas estão listadas na Tokyo Stock Exchange’s First Section, entre elas, algumas contas supostamente manipuladas pelos executivos da SMBC. Foto por Soichiro Korimaya, Bloomberg

Trevor Hill, executivo sênior de 51 anos chefe do departamento de capitais, Alexandre Avakiants, executivo de 44 anos e delegado do departamento de capitais, Makoto Yamada, 44, chefe do departamento de capitais e Shinichiro Okazaki, 56, chefe de outra seção do departamento de capitais afirmaram sua inocência durante um interrogatório voluntário.

Os quatro altos executivos da SMBC Nikko Securities Inc. foram acusados pelos procuradores de Tokyo de manipulação nos preços dos títulos da companhia na bolsa de Tokyo para manter o valor das ações que estavam sendo negociadas em block trades.

Transações de block trades

Block trade é uma forma de transação financeira fora das operações normais das bolsas de valores, portanto, uma operação mais arriscada entre as partes, envolvendo muitos títulos de uma companhia ou de um fundo de investimentos.

Se um fundo de investimento é detentor de parte significativa dos títulos de uma empresa e pretende vender essas ações, anunciá-las na bolsa fará com que o valor das ações da empresa caia significativamente, e como consequência, o valor dos títulos a venda.

Muitos títulos a venda publicamente derruba o valor das ações e da venda do ativo, block trade é uma transação mais arriscada, mas pode ser benéfica para as partes envolvidas. Foto por Toru Hanai, Bloomberg
Muitos títulos a venda publicamente derruba o valor das ações e da venda do ativo, block trade é uma transação mais arriscada, mas pode ser benéfica para as partes envolvidas. Foto por Toru Hanai, Bloomberg

No mercado financeiro, esse tipo de operação costuma ser realizada entre o detentor dos títulos e corretoras financeiras ou bancos de investimento. A prática também é conhecida como ‘mesa de negociações do andar de cima’.

A pratica em si não é ilegal e traz probabilidades iguais de bônus e ônus. Para o fundo de investimento, vender no mercado aberto fará os preços despencarem e a burocracia para efetuar a transição pode levar meses.

Os bônus e ônus do block trade

As transações realizadas em block trade são mais ágeis e a burocracia é muito mais rápida, uma espécie de compra direta e sem intermediários.

Em contrapartida, a corretora que comprar esses ativos estará sujeita ao risco das flutuações do mercado ao mesmo tempo em que assume uma grande compra.

Operações de block trade são comuns para transação de altas quantias de títulos para evitar desvalorização e perturbações nos mercados. Foto por  Toru Hanai, Bloomberg
Operações de block trade são comuns para transação de altas quantias de títulos para evitar desvalorização e perturbações nos mercados. Foto por Toru Hanai, Bloomberg

Em suma, a corretora poderá sofrer com perda de capital e de prestígio. Contudo, se bem sucedida, a operação beneficia a todos, o fundo consegue um bom preço por seus títulos e a corretora consegue um bom desconto em taxas.

De acordo com especialistas do setor financeiro, esse tipo de operação é muito útil quando o mercado começa a estipular e precificar o valor de ações por algum movimento como fusão ou aquisição por outro grupo.

Aumentando artificialmente os preços dos títulos

Os executivos presos são acusados pelos procuradores de Tokyo de anunciarem a venda das ações da SMBC Nikko Securities Inc. próximo do horário de fechamento da Tokyo Stock Exchange’s.

Anunciando a venda ao público pouco antes do encerramento do mercado foi a forma que supostamente os executivos foram capazes de manter o alto preço artificial dos ativos
Anunciando a venda ao público pouco antes do encerramento do mercado foi a forma que supostamente os executivos foram capazes de manter o alto preço artificial dos ativos

Como a bolsa prestes a fechar, os títulos acabam não sendo negociados no dia e o valor delas não sofre com a flutuação de valores conforme descrito anteriormente, o que viola a Financial Instruments and Exchange Law.

Mantendo os preços altos artificialmente, os executivos supostamente aumentaram consideravelmente o valor negociado no block trade da SMBC Nikko Securities Inc.

Leia também

Presidente da SMBC Nikko Securities Inc. pede desculpas publicamente

Em uma conferência de imprensa convocada pela SMBC Nikko Securities Inc. no dia 05 de março, sábado, dia seguinte a prisão dos quatro executivos, o presidente da SMBC, Yuichiro Kondo pediu desculpas pelo ocorrido.

Presidente da SMBC Nikko Securities Inc. pede desculpas publicamente durante coletiva de imprensa convocada pela própria companhia
Presidente da SMBC Nikko Securities Inc., Yuchiro Kondo (direita), pede desculpas publicamente durante coletiva de imprensa convocada pela própria companhia

“Estamos consternados com a situação e pedimos sinceras desculpas aos nossos clientes e outros parceiros por termos causado preocupações e inconvenientes. Refletimos profundamente e aceitamos o fato de termos causado uma situação que pode abalar a confiança no mercado”, disse Yuichiro Kondo.

Apesar do pedido de desculpas, Kondo não sinalizou quem assumirá a responsabilidade pelo feito dos executivos ou que renunciará ao cargo de presidente da companhia.

0 comentário em “Executivos da SMBC Nikko Securities Inc. acusados de manipulação no mercado financeiro são presos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: