A venda pelo grupo Softbank seria realizada na Inglaterra, passando o grupo Arm para Nvidia e seria parte importante das estratégias da gigante japonesa. No entanto, os planos colapsaram, conforme divulgado na segunda-feira, 08.
Cancelada por novas regulações
A notícia pegou os acionistas de surpresa, mas foi cancelada por causa das regulações feitas entre Estados Unidos, Inglaterra e União Europeia.
Isso abalou a indústria dos semicondutores, que já é competitiva, de acordo com três pessoas ligadas diretamente a transação, conforme informações do jornal Nikkei.
Venda entraria para a história
Esta seria a maior venda da história da indústria e teria dado a empresa sediada na California Nvidia, o controle da empresa que mais fabrica semicondutores do mundo. Por causa disso, outras Big Techs se opuseram a transação, como Qualcomm e Microsoft.
Por causa do cancelamento da venda, o grupo japonês Softbank receberá um valor de U$ 1.25 bilhões e pretende fazer uma oferta pública até o final do ano, segundo a fonte do Nikkei.
Por causa do cancelamento, mudanças estruturais e de chefia já começam a ser feitas dentro da Arm. O chefe executivo Simon Segars será substituído pelo Rene Haas, chefe de inteligência de propriedade intelectual.
Quando a transação foi anunciada em setembro de 2020, a Nvidia valia U$ 38.5 bilhões, mas as ações decolaram até chegar a US$ 87 bilhões em novembro de 2021.
Na Inglaterra, a empresa Arm foi vista pelos políticos como ativo nacional estratégico e seria listada no mercado doméstico. Agora, a Softbank afirmou que prefirá listar a Arm em Nova York e resistirá a pressão nacional.
Quem é a empresa Arm?

A Arm Holdings é uma empresa britânica e desenvolve microprocessadores, além de ferramentas software. Sua matriz pertence a japonesa Softbank. Foi fundada em 1990 em Cambridge.
Ela foi adquirida pela Softbank em 2016 e é lider em inteligência artificial, Internet Das Coisas, cloud, metaverso e direção autônoma.
Além disso, os semicondutores produzidos são usados principalmente em televisões, celulares e tablets.
Quem é a empresa Nvidia?

É uma multinacional com sede em Santa Clara na California e produz placas que são usadas em videogames e demais dispositivos eletrônicos, além de fabricar semicondutores.
Quem é a empresa Softbank?

Uma corporação multinacional japonesa de telecomunicações e internet com sede em Tokyo fundada em 1981.
Leia também
0 comentário em “Softbank: venda de US$ 66 bilhões da empresa Arm colapsa”