Foto por Toru Hanai, Reuters
Japão Notícias notícias do Japão

CEO da Toshiba, Satoshi Tsunakawa, renuncia em meio a reestruturação

Satoshi Tsunakawa substituiu Nobuaki Kurumatani no cargo de CEO da Toshiba Corporation em abril de 2021. Saiba mais.

O CEO da Toshiba, Satoshi Tsunakawa, renunciou ao cargo no dia 1° de março de 2022 em meio aos esforços da gigante da tecnologia em reestruturar-se e recuperar sua reputação depois dos escândalos dos últimos anos.

Tsunakawa será substituído por Taro Shimada, vice-presidente sênior da Toshiba Corp.

Shimada que já foi executivo da Siemens, no Japão e nos EUA, entrou para o time da Toshiba em 2018.

Satoshi Tsunakawa renuncia ao cargo de CEO e passa a seu sucessor, Taro Shimada
Satoshi Tsunakawa renuncia ao cargo de CEO e passa a seu sucessor Taro Shimada

Taro Shimada terá a árdua tarefa de dividir a companhia em dois ramos distintos de atividade, mas que ainda não foi votado pelos acionistas, o que deverá acontecer em 24 de março de 2022. Tampouco foi autorizado pelo governo japonês.

Para dividir a companhia em duas, Shimada precisará da maioria simples do conselho. Seus maiores opositores são os acionistas estrangeiros que preferem ter apenas uma companhia em vez de duas.

Um passo para trás, dois passos para frente

Inicialmente, a ideia da diretoria da Toshiba Corporation era dividir a empresa em três diferentes ramos de atividade, contudo, seria necessário o aval de dois terços dos acionistas, o que dificilmente seria alcançado.

Então, decidiu-se dividir a companhia em dois, uma medida que os críticos classificam como manobra para driblar a rejeição dos acionistas aos planos de repartir a companhia em duas. Uma focada em infraestrutura e a outra em dispositivos tecnológicos.

Se aprovado pelo conselho de acionistas no dia 24 de março de 2022, a Toshiba Corporation se dividirá em duas, uma companhia será dedicada a infraestrutura e a outra a dispositivos de tecnologia
Se aprovado pelo conselho de acionistas no dia 24 de março de 2022, a Toshiba Corporation se dividirá em duas, uma companhia será dedicada a infraestrutura e a outra a dispositivos de tecnologia

À época do anúncio da reestruturação da Toshiba Corporation, o então CEO Satoshi Tsunakawa (que renunciou hoje) afirmou que, dessa forma, será possível dobrar os ganhos dos acionistas.

Taro Shimada terá uma complicada jornada como CEO da Toshiba. Questionado sobre como fará o plano de reestruturação ser aprovado pelo conselho, Shimada disse: “Vestindo o sapato do outro. Aprendi a importância de se comunicar como iguais trabalhando nos EUA”.

Primeiro CEO com background de tecnologias digitais

Taro Shimada, novo CEO da Toshiba Corporation é o primeiro a ter background em tecnologias digitais e sente-se honrado de estar nessa posição de vanguarda: “Estou na Toshiba há apenas três anos, mas eu amo a Toshiba”, contou o novo CEO.

Quando entrou na gigante da tecnologia do Japão, Shimada foi trabalhar com as operações digitais da empresa. Agora na posição de CEO, espera que esse background dê alguma vantagem ao setor energético da corporação.

Novo CEO da Toshiba Corporation Taro Shimada é o primeiro a ter um background em tecnologia digital
Novo CEO da Toshiba Corporation Taro Shimada é o primeiro a ter um background em tecnologia digital

Apesar do entusiasmo, reconquistar a credibilidade que a Toshiba possui a nível global é o que há de mais urgente.

Depois do escândalo de fraude fiscal exposto em 2015 e o conluio com o governo japonês em 2021, acionistas estrangeiros sentem que seus interesses não estão sendo atendidos ou levados em consideração.

O conselho dos acionistas se reunirá em sessão extraordinária no dia 24 de março para votar a proposta de divisão da Toshiba Corporation. Ao que tudo indica, os investidores estrangeiros votaram em massa contra a divisão. Por hora, nada está definido.

Leia também

Discurso de despedida de Satoshi Tsunakawa

Em suas palavras de despedida do cargo de CEO da Toshiba Corporation, Satoshi Tsunakawa, que serviu desde abril de 2021 quando substituiu Nobuaki Kurumatani, disse que se sente confiante quanto ao destino da companhia.

Completou sua missão ao entregar a liderança para as novas gerações, além de esperar que acionistas, clientes e empregados consintam com o plano de reestruturação apresentado por ele.

Entrevista coletiva de renúncia de Satoshi Tsunakawa e apresentação do novo CEO, Taro Shimada. Imagem por Toshiba Corporation
Entrevista coletiva de renúncia de Satoshi Tsunakawa e apresentação do novo CEO, Taro Shimada. Imagem por Toshiba Corporation

“Estou confiante que fui capaz de entregar as lideranças da Toshiba a evolução para o futuro”, disse Tsunakawa a repórteres em conferência online. Satoshi Tsunakawa deu ênfase sem sua decisão de indicar uma liderança japonesa.

Afirmou que esta pode ser a última chance da empresa restabelecer sua reputação entre as grandes marcas de tecnologia como uma companhia confiável, e para isso, é preciso que os nacionais sejam a linha de frente da reestruturação da gigante japonesa no mercado global.

0 comentário em “CEO da Toshiba, Satoshi Tsunakawa, renuncia em meio a reestruturação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: