Templo Sanjūsangen-dō em Kyoto realiza tradicional competição de kyudo em 2022

Um dos principais eventos do Templo Sanjūsangen-dō em Kyoto, cancelado pela pandemia em 2021 voltou a ser realizado em 2022 sem espectadores. Confira

Nos últimos séculos, o Templo Sanjūsangen-dō em Kyoto, famoso por suas 1.001 estátuas da deidade Kannon, realiza uma competição de kyudo (arte do arco) todos os anos.

Apesar do recrudescimento da pandemia causada pela variante omicron, a tradição foi mantida e realizada em um domingo no meio de janeiro, que caiu no dia 16 em 2022.

Além das 1.001 estátuas de Kannon, há 26 guardiões e 4 Buddhas no templo, igualmente belos
Além das 1.001 estátuas de Kannon, há 26 guardiões e 4 Buddhas no templo, igualmente belos

A presença das jovens mulheres foi menor devido a pandemia, mesmo assim, cerca de mil jovens compareceram para a tradicional competição, que também é um ritual de passagem.

Depois que a competição feminina chega ao fim, é a vez dos mestres arqueiros competirem, uma tradição muito forte no Templo Sanjūsangen-dō entre os mestres do arco, principalmente do século XII ao XIX. Continue acompanhando o artigo e saiba mais.

Oomato Taikai: a competição feminina em Sanjūsangen-dō

Por causa da pandemia, não houve público para contemplar o ritual de travessia para a vida adulta das jovens de 20 anos por meio do Oomato Taikai (大的大会).

Vestidas com quimonos tradicionais, as participantes recebem duas flechas. Elas devem acertar um alvo de um metro de diâmetro a uma distância de 60 metros e em no máximo dois minutos.

Confira alguns disparos na edição de 2022 abaixo:

Segue na competição aquelas que acertarem os dois disparos. Mesmo sem público (mas transmitido no YouTube), muitas participantes relataram nervosismo, mas também entusiasmo pelo desafio.

Uma ótima forma de começar

Uma participante contou a jornalistas da NHK que se sentiu feliz em participar da cerimônia de Ano Novo, e que ao ter completado 20 anos, espera contribuir positivamente com a sociedade.

O ritual de passagem Oomato Taikai é um dos mais interessantes e belos do Japão e em condições normais é aberta ao público
O ritual de passagem Oomato Taikai é um dos mais interessantes e belos do Japão e em condições normais é aberta ao público

Outra competidora contou que estava um pouco nervosa, mas que passar pelo Oomato Taikai é uma excelente forma de começar a vida adulta.

História Kyudo

Embora a competição entre mestres arqueiros fosse uma prática recorrente no Templo Sanjūsangen-dō entre os séculos XII ao XIX, sua popularização só veio acontecer durante o século XVII.

Durante o período Edo, o Toshiya (通矢), ou seja, a distância entre o arqueiro e seu alvo era maior, 121 metros de cumprimento na ala/varanda oeste do Sanjūsangen-dō.

Competições entre mestres do kyudo eram muito comuns entre os séculos XII ao século XIX
Competições entre mestres do kyudo eram muito comuns entre os séculos XII ao século XIX

Naqueles tempos, daimyos de todo Japão competiram para provar sua superioridade militar ante seus pares bushi, por isso, não era incomum que o Ōyakazu (大矢数), as competições entre os mestres durassem 24 horas ou mais.

Por volta da metade do período Edo, os eventos de larga escala Toshiya foram suspensos e hoje a distância do alvo tem a metade do que era no período feudal do Japão.

Recordes

Ao longo da história das competições realizadas no Templo Sanjūsangen-dō, três nomes se destacaram no Ōyakazu:

Hoshino Shigenori

Criou e bateu seu próprio recorde. Em 1662, conquistou a marca de 6.666 acertos em 10.542 disparos. Em 1668, foi ultrapassado por Sonoemon Kasai com 7.077 acertos em 9.000 disparos.

Um ano depois, no dia 31 de maio de 1669, Hoshino Shigenori superou Sonoemon com 8.000 acertos em 10.542 disparos. Seu recorde só foi superado 17 anos depois.

Os números estabelecidos pelos mestres do arco do Japão são surpreendentes em qualquer sentido
Os números estabelecidos pelos mestres do arco do Japão são surpreendentes em qualquer sentido

Wasa Daihachiro Norito

Wasa Daihachiro Norito foi considerado o melhor arqueiro do Japão no dia 27 de abril de 1686 ao atingir a marca de 8.133 acertos em 13.053 disparos. Sua marca não foi alcançada em mais de 100 anos.

Ando Hayataro

O melhor arqueiro do Japão, o samurai de Koromo, Ando Hayataro, recebeu seu título ao segundo dia de competição em um evento realizado por seu daimyo, Naito Masahiro no Templo Todai-ji.

No dia 21 de abril de 1842, Hayataro estabeleceu um novo recorde nacional com 8.685 acertos em 11.500 disparos, uma surpreendente média de 75,5% de acerto.

Ritual Yanagi no Okaji

No mesmo dia em que ocorrem as competições de kyudo, também acontece um importante ritual chamado Yanagi no Okaji.

Nesse ritual, um monge toca um bastão sagrado com a energia de Kannon, deidade da misericórdia e da compaixão, na cabeça do visitante para afastar os maus espíritos.

Monge utilizando o bastão de Kannon para afastar os maus espíritos em uma jovem japonesa que celebrava sua passagem para a vida adulta pelo Oomato Taikai
Monge utilizando o bastão de Kannon para afastar os maus espíritos em uma jovem japonesa que celebrava sua passagem para a vida adulta pelo Oomato Taikai

Apesar de ser mais conhecido pela população geral como um ritual para aliviar dores de cabeça, é na verdade o mais importante ritual praticado no templo.

Leia também

O rito de passagem das jovens mulheres japonesas, o ritual Yanagi no Okaji, a apresentação dos mestres kyudo foram cancelados em 2021 por causa da pandemia e retomado sem público em 2022.

0 comentário em “Templo Sanjūsangen-dō em Kyoto realiza tradicional competição de kyudo em 2022

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading