Japão Notícias notícias do Japão

Empresas de aviação civil do Japão alertaram para caos aéreo nos EUA com instalação da rede 5G nos aeroportos

Companhias aéreas do Japão se juntaram as estadunidenses para alertar sobre os riscos das antenas 5G em instrumentos sensíveis. Confira.

As maiores empresas de aviação civil do Japão, a ANA Nippon Airways Co. e a Japan Airlines Co. se juntaram com empresas do EUA alertando as autoridades estadunidenses para o risco de caos aéreo com a instalação das redes 5G nos aeroportos do país.

Segundo as companhias, a frequência das antenas poderá alterar o sistema de navegação das aeronaves modelo Boeing 777.

Frequência das ondas 5G poderão alterar os instrumentos e causar sérios acidentes
Frequência das ondas 5G poderão alterar os instrumentos e causar sérios acidentes

Previsto para serem instaladas e entrarem em operação a partir do dia 19 de janeiro, as companhias aéreas estão muito preocupadas com os efeitos do 5G nos instrumentos sensíveis das aeronaves.

Tanto a ANA Nippon Airlines como a Japan Airlines poderão ter que cancelar voos comerciais e de carga, caso não seja respeitado o limite mínimo de 3,2km do aeroporto para a instalação de antenas 5G.

Pane no sistema

Uma interrupção na cadeia de voos seria uma catástrofe. Embora o grosso das importações e exportações sejam realizadas pelas marinhas mercantis, parte essencial do consumo interno como encomendas e correios utilizam serviço aéreo.

Portanto, um apagão desse colocaria em risco toda uma logística responsável pela manutenção da normalidade dos EUA.

O efeito cascata gerado em uma semana de paralisação geraria um caos e arruinaria os comércios
O efeito cascata gerado em uma semana de paralisação geraria um caos e arruinaria os comércios

“Em um dia como ontem (domingo, 16 de janeiro de 2022), mais de 1.100 voos seriam cancelados ou estariam sujeitos a desvio e atrasos, isso afetaria cerca de 100 mil passageiros”, informava o documento obtido pela AFP e assinada pelos presidentes das companhias.

As empresas apelaram: “Considerando o pouco tempo restante e a importância dessa calamidade econômica completamente evitável, pedimos respeitosamente que sejam tomadas todas as medidas necessárias para que o 5G seja implantado, exceto quando as torres estiverem muito próximas às pistas dos aeroportos”.

Possíveis cancelamentos e voos substitutos

Dependendo do desfecho da situação nos EUA, as companhias japonesas de aviação civil já estudam utilizar o modelo 787, também da Boeing Co., para atender seus clientes nos EUA.

Porém, é provável que as companhias não disponham de modelos 787 suficiente para realizar todos os voos (20 da ANA e 3 já cancelados da Japan Airlines).

Cerca de 650 pessoas poderão ter sua ida ou volta   ao Japão prejudicada nos próximos dias
Cerca de 650 pessoas poderão ter sua ida ou volta ao Japão prejudicada nos próximos dias

Aproximadamente 650 pessoas serão afetadas pelos cancelamentos da Japan Airlines e 20 aviões de transporte que sairiam dos EUA com destino aos aeroportos de Haneda e Narita poderão sofrer atrasos de entrega

Apesar da questão com o 5G nos EUA, as companhias japonesas informaram que suas operações domésticas e na Europa não serão afetadas.

Leia também

Operadoras concordaram em aguardar

Por causa do possível cenário catastrófico ao trafego aéreo, a maioria das empresas de telecomunicações que operarão a rede 5G nos EUA concordaram em aguardar as determinações do FAA (Federal Aviation Administration) e da FCC (Federal Communications Commission).

Gigantes da telecomunicações dos EUA aceitaram  adiar o lançamento da rede 5G
Gigantes da telecomunicações dos EUA aceitaram adiar o lançamento da rede 5G

Entre elas Verizon e AT&T. Segundo o presidente Joe Biden, “o acordo com o AT&T e Verizon evitará interrupções potencialmente devastadoras no turismo, operação de carga e nossa recuperação econômica.

0 comentário em “Empresas de aviação civil do Japão alertaram para caos aéreo nos EUA com instalação da rede 5G nos aeroportos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: