Karinto, karintô, karintou ou Karintō* (かりんとう) é uma espécie de biscoitinho doce muito popular no Japão.
*Escrita romanizada varia.
Seu preparo básico é comum em várias culturas, mas no Japão foi trazido da China no período Nara (710 – 794 d.c) em Kyoto. Continue lendo e saiba mais, além de aprender a fazer a receita.
Karinto

O karinto foi trazido ao Japão pela dinastia Tang e era exclusivo das classes mais altas em Kyoto. As matérias-primas eram caras e não era todo mundo que podia gastar óleo para fazer fritura, além disso, o açúcar era uma especiaria.
Durante o período Edo (1603-1868), esse doce se popularizou e no período Meiji (1868-1912) já era considerado uma comida comum.
No entanto, sua exata origem é incerta e existem várias teorias sobre como o karinto veio parar ao Japão, já que a base de sua receita é muito comum em diversos países.
Nos dias atuais, é muito fácil achar karinto pronto para comprar de diversas marcas no Japão e Brasil em lojas especializadas em produtos orientais.

Receita de karinto

Essa receita de karinto serve até 5 pessoas e demora em média umas 2 horas e meia para ficar pronto.
Ingredientes
- 150 gramas de farinha de trigo (1 copo americano pequeno);
- 1 grama de fermento em pó (1/2 colher de chá);
- 200 gramas de açúcar (1 xícara de chá);
- 1 ovo;
- 100 gramas de açúcar de rapadura* (kuro-zatô) (1/2 xícara de chá);
- 50 ml de água (1 xícara de café);
- Óleo para fritar;
*Pode substituir o açúcar de rapadura kuro-zatô pelo mascavo ou demerara.
Modo de preparo
Serão três etapas para fritar a massa e deixar o karinto sequinho e crocante. Tome cuidado na temperatura do óleo, deixe o fogo baixo para conseguir atingir a temperatura de 180°C.
Se passar de 200°C, o óleo estará muito quente e queimará os palitos.
A dica é colocar um fósforo para testar, ele acenderá e apagará em cerca de 2 segundos, fique atento/a.
Colocar uma colher de pau no centro e ver pequenas bolhas surgirem também costuma funcionar.
Misture a massa
Em uma tigela misture os 150 gramas de farinha de trigo, o 1 grama de fermento em pó e 200 gramas de açúcar. Adicione o ovo e sove até a massa ficar lisa.
Deixe descansando e depois corte
Deixe a massa descansando por 30 a 60 minutos coberta com plástico filme em temperatura ambiente. Estique em bloco de 5 mm e corte em pequenos palitos.
Frite até ficar inchado
Frite os palitos em óleo quente a 180°C até estufarem. Cuidado para não deixar queimar. Retire e deixe escorrendo o excesso de óleo.
Frite até ficar duro
Frite novamente no óleo a 150°C por dez minutos até que os palitos endureçam. Fique de olho para não queimar. Retire e escorra o óleo.
Frite até ficar crocante
Frita pela terceira e última vez em óleo a 180°C até deixar os palitos crocantes. Essa etapa não costuma passar de cinco minutos. Retire e deixe os doces karinto secando.
Prepare o caramelo e mergulhe os palitos
Em uma panela misture os 100 gramas de açúcar de rapadura com os 50 ml de água. Ferva a mistura e já mergulhe os palitos. Retire, separe-os para não grudar e deixe secando. Estão prontos.
Depois que secar, os karintos ficam com uma camada caramelizada doce crocante, enquanto a massa fica espessa e gostosa.
No Japão, a receita mais popular é da região de Kanto, ou seja, na capital japonesa é um agrado popular e encontrado em quase todos os cantos.

A receita do karinto ainda varia de região para região onde sementes de gergelim são adicionados na massa, assim como mel, pasta de soja, etc. Portanto, é uma massa versátil.
0 comentário em “Karinto: aprenda a fazer a receita”