Chikuwa é uma massa de peixe que é vendido muito barato no Japão. Geralmente este ingrediente é colocado em udon ou sopas, mas é versátil. Para adicionar proteína de peixe de uma forma gostosa e vai muito bem servido como petisco para comer com bebida alcoólica.

Vamos ensinar de uma forma prática e rápida usando cinco bastonetes de chikuwa e um molho apimentado viciante.
Petisco japonês barato e viciante de Chikuwa

Se nunca comeu chikuwa, esse bastão de massa de peixe branco amassado é misturado com clara de ovo, amido e temperado com sal e leva um pouco de açúcar, mas não é doce. A massa moldada é cozida no vapor. Os sabores são balanceados e o gosto de peixe é bem leve.
O diferencial fica na textura, pois ele é meio elástico. Ele é firme, dá para mastigar, mas é espesso não se desfazendo facilmente em caldos.
É muito utilizado no Udon, uma preparação que usa macarrão grosso e caldo, mas não só. Fica muito bom em saladas, refogados e muitas outras receitas.
Aliás, seu sabor é delicado e o bastão pronto puro é delicioso e pode ser comido assim, pois ele é cozido no vapor. Ótimo para ter de lanche rápido também.
No Japão se encontra dois tipos, um menor que é cozido e um maior que é grelhado. Nessa receita é o menorzinho. Coloque na sua lista de compras e não vai se arrepender. Vamos aprender a receita de petisco japonês? Você vai ver que é muito fácil e simples de preparar, vai querer fazer sempre!
Ingredientes
- 5 pedaços de chikuwa
- 2 colheres de óleo de gergelim
- 1 colher de sopa de óleo de pimenta chilli
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 1 colher de sopa de maionese
- 1 colher de sopa de alho gratinado
- ½ colher de sopa de pimenta sichuan
Modo de preparo
Corte os palitos de massa de peixe chikuwa em pedaços de 1 centímetro. Coloque o amido de milho, maionese, alho e pimenta sichuan em uma tigela e misture.
Adicione os pedaços de chikuwa nessa massa e se precisar complete com água para que tudo fique bem homogêneo.
Esquente o óleo de gergelim com óleo de pimenta chilli em uma frigideira em fogo médio. Adicione os pedaços com molho.
Cozinhe por 3 minutos e vire algumas vezes para não queimar, mas deixe um pouco para formar uma casquinha crocante e pegar o sabor.
O resultado desejado é uma casquinha marrom. O aroma de alho com toque de pimenta invade o olfato deixando o paladar com vontade de comer. A maionese do molho para empanar deixa o resultado com um sabor umami que deixará a boca cheia de sabor.
Se gostar de comida apimentada pode adicionar mais óleo de pimenta no preparo ou deixar um molhinho à parte.
Cultura dos snacks no Japão
No Japão é muito comum comer petiscos fáceis e delicosos com cerveja. Apesar de pensarmos em saquê quando pensamos no país, a cultura da cerveja faz parte do dia a dia.
O país é o paraíso de quem gosta de uma cerveja com cevada e trigo com muitas marcas disponíveis. Lá é comum sair do trabalho passar em barzinhos e restaurantes e comer alguma coisa assim como esse petisco bebericando algo para relaxar antes de voltar para casa e jantar.
Esses petiscos geralmente tem sabor forte e são muito gostosos para combinar com álcool. Esta receita do artigo usa um ingrediente tradicional que custa no Japão em média 100 ienes o pacote. Então é uma forma barata de fazer algo gostoso em casa se mora no país.
Se não mora no Japão, mas gosta de testar coisas japonesas vai encontrar os pacotes em casas de produtos orientais com facilidade.
Gostou do artigo? Deixe sua visita em nosso site em dia. Temos sempre conteúdos sobre o Japão para promover intercâmbio cultural.


0 comentário em “Petisco de chikuwa barato e viciante”