Watanabe no Tsuna: o Demon Slayer original

Watanabe no Tsuna: o Demon Slayer original

Confira em nosso artigo a lendária história do Watanabe no Tsuno, o primeiro homem a adotar o sobrenome Watanabe e o matador de demônios.

Demon Slayer (“鬼滅の刃”, Kimetsu no Yaiba) é um sucesso mundial. Só o mangá vendeu mais de 100 milhões de exemplares e o longa Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – Mugen Train de 2020 foi a maior bilheteria da história do Japão.

Foram mais de 100 milhões de exemplares vendidos no mundo do mangá Demon Slayer e filme teve a maior bilheteria da história do Japão
Foram mais de 100 milhões de exemplares vendidos no mundo do mangá Demon Slayer e filme teve a maior bilheteria da história do Japão

Mil anos antes desse fenômeno global existir viveu um samurai chamado Watanabe no Tsuna, um comandante militar da era Heian (794 – 1185). Watanabe no Tsuna viveu entre 953 e 1025 na província de Musashi.

Descendente do clã Minamoto, seu verdadeiro nome era Minamoto no Tsuna. Ele serviu a Minamoto no Yorimitsu, era o líder dos quatros servos mais leais de Yorimitsu e ficou conhecido por suas façanhas militares.

Também foi a primeira pessoa a adotar o sobrenome Watanabe. Apesar sobrenomes só fossem utilizados pela aristocracia japonesa, Watanabe é o quinto sobrenome mais comum do Japão com cerca de 1,08 milhões de pessoas.

Watanabe no Tsuna representado no Ukiyo-e de Kuniyoshi (1797 - 1861)
Watanabe no Tsuna representado no Ukiyo-e de Kuniyoshi (1797 – 1861)

Como muitos guerreiros famosos de seu tempo, Watanabe no Tsuna se tornou objeto de muitas histórias fantásticas com figuras mitológicas. Continue acompanhando o artigo e saiba mais sobre esse guerreiro.

Watanabe no Tsuna e as lendas do herói

Sobre os mitos e lendas feitas sobre Watanabe no Tsuna, ancestral de Minanoto no Toru, bem como a inspiração da personagem (Genji Hikaru) principal do Genji Monogatari, foi a vitória contra Shuten Doji, um dos Oni mais poderosos de todos.

A derrota do Oni (demônio) Shuten Doji. Conta a lenda que esse demônio foi derrotado por Watanabe no Tsuna
A derrota do Oni (demônio) Shuten Doji. Conta a lenda que esse demônio foi derrotado por Watanabe no Tsuna

Diz a lenda que Watanabe no Tsuna derrotou Shuten Doji no Ōeyama na península de Tango, província de Kyoto.

Tsuna também ficou famoso por derrotar o ogro Ibaraki-doji do Portão Rashmon em Kyoto.

Bem como derrotou Hashihime, a mulher demoníaca da ponte Ichijo Modoribashi em Kyoto arrancando seu braço, uma história sem uma origem precisa e está ligada ao ritual de maldição Ushi no Toki Mairi (丑の時参り).

Watanabe no Tsuna e a mulher demônio Hashihime derrotada por ele
Watanabe no Tsuna e a mulher demônio Hashihime derrotada por ele

Outro mostro derrotado por Watanabe no Tsuna foi Tsuchigumo, um humano transformado em uma aranha gigante, um personagem muito comum em nas danças shinto Kagura (神楽) – e também no mangá e anime Demon Slayer.

Legado de Watanabe no Tsuna

A espada de Tsuna, a Higekiri (cortadora de barba), foi herdada do clã Minamoto e segundo a lenda possuía poderes mágicos.

Após derrotar o ogro Ibaraki-doji, a espada passou a ser chamada de Onikirimaru (Destruidora de Demônios).

A lendária espada Onikirimaru de Watanabe no Tsuna exposta no santuário Kitano Tenmangu em Kyoto
A lendária espada Onikirimaru de Watanabe no Tsuna exposta no santuário Kitano Tenmangu em Kyoto

Com todas as vitórias conquistadas contra seres demoníacos, a espada de Watanabe no Tsuna, a Higekiri ou Onikirimaru, foi referida como Shishi no Ko (Filho de Leão) por causa do som que emitia quando era empunhada.

Se você quiser ver a real e mitológica espada empunhada pelo samurai Watanabe no Tsuna é preciso fazer uma visita ao santuário Kitano Tenmangu em Kyoto.

Não há dúvidas que Tsuna foi uma pessoa real e viveu durante o período Heian. É muito provável que essas lendas tenham surgido por sua personalidade magnética e por sua associação com Minamoto Yorimitsu.

Templo Shodoji em Nishueno na cidade de Kawanishi, província de Hyogo, local onde está o túmulo de Watanabe no Tsuna
Templo Shodoji em Nishueno na cidade de Kawanishi, província de Hyogo, local onde está o túmulo de Watanabe no Tsuna

O túmulo de Watanabe no Tsuna fica no templo Shodo-ji em Nishueno na cidade de Kawanishi, província de Hyogo que fica aberto 24 horas.

Os Wanatabe e o festival Setsubun

Os participantes do festival Setsubun jogam grãos de soja torrados pela porta de suas casas e gritam “Oni wa soto! Fuku wa uchi!” (“鬼は外! 福は内!”, Fora demônios! Venha fortuna!) e fecham a porta de casa batendo.

Japoneses com sobrenome Watanabe, o quinto mais popular do Japão, não se sentem obrigados a realizar o Setsubun por causa dos feitos do primeiro Watanabe da história do Japão: Watanabe no Tsuna
Setsubun

Já os 1,08 milhões de Watanabe (quinto sobrenome mais comum do Japão) não se sentem obrigados a participar e realizar os ritos durante o festival Setsubun celebrado no início de fevereiro.

No entanto, esse é um festival bem praticado no Japão. Já as pessoas de sobrenome Watanabe e moram no Japão sabem bem das histórias do lendário matador de demônios.

Essas e outras curiosidades você encontra por aqui. Portanto, deixe sua visita em nosso site em dia. Temos sempre conteúdos sobre o Japão.

Leia também

0 comentário em “Watanabe no Tsuna: o Demon Slayer original

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading