A cidade de Tóquio deixará creche de graça para todos a partir de setembro. Tudo isso para combater o declínio da população e o déficit causado na economia.
Atualmente nascem menos pessoas, pois os casais estão optando por não ter filhos por uma série de motivos. Entre elas a falta de estabilidade financeira e os altos custos para uma criança.
Tóquio deixará creche de graça

A medida anunciada possui como objetivo aliviar os custos financeiros de pais e mães no Japão.
Afinal, ter um local para deixar os pequenos é um dos maiores problemas enfrentados na criação dos filhos. Seja para casados, das mães e pais solteiros que precisam trabalhar.
Com uma população de 14 milhões e atualmente a maior cidade do mundo, Tóquio será a primeira com este tipo de iniciativa.
Atualmente o sistema de creche público só está disponível para pais que trabalham, mas depois dessa política pública estará acessível a todos.
Filas para conseguir vaga na creche
Apesar de a iniciativa ser promissora, a cidade enfrenta outro problema na capacidade das creches. Não tem vagas para todas as crianças e a fila de espera é enorme.
As creches conhecidas como hoikuen cobre os cuidados durante o dia de trabalho. Basicamente o local não oferece educação, mas sim a atenção com alimentação, sono e brincadeiras.
Cobre desde bebês até os 5 anos quando a criança passará para o jardim de infãncia aonde passarão a estudar.
No entanto, algumas creches aceitam apenas crianças a partir de 1 ano. A fila é grande e a preferência vai para requisitos por pontuação.
Portanto, nem sempre se consegue a creche que deseja na primeira aplicação.
Por exemplo, pais e mães solteiros e casados que trabalham tinham preferência na fila. Os pedidos são processados na prefeitura.
Solução promissora
A notícia de que as creches aceitarão pedidos de todas as casas de moradores de Tóquio poderá dar um alívio para casais que apenas a mãe fica em casa sem trabalhar.
Dessa forma, ela poderá deixar seus filhos na creche de dia para procurar emprego ou ter sua carga de responsabilidades aliviada para ter mais filhos.
Dessa forma, ocorrerá um ganha ganha, aumentando a taxa de natalidade e a previdência ganhando mais força com um potencial trabalhador que ficava em casa cuidando dos filhos e não podia sair para trabalhar.
Muitas mães donas de casa acabam largando suas carreiras para cuidar dos filhos pela dificuldade do retorno para procurar emprego, sem rede de apoios de avós ou qualquer outra pessoa de confiança.
Para concluir você aprendeu que o Japão enfrenta problemas de natalidade e a governadora de Tóquio Yuriko Koike está tentando aplicar medidas públicas para resolver o problema. Viu os prós e contras.
Curta, compartilhe e deixe sua visita em nosso site em dia. Temos sempre conteúdos sobre o Japão.
Leia também
- Good Design Grand Award 2023: daycare de crianças e idosos ganha
- Tamago Boro: receita de cookie muito popular entre crianças
- Shichi-Go-San: o ritual de passagem de novembro no Japão
- Randoseru: mochila escolar japonesa tradicional
Fontes: Japan Today, The Straits Times, CBN, Yahoo.


0 comentário em “Tóquio deixará creche de graça para estimular nascimentos”