Obon, dia dos mortos no Japão

Obon: significados do dia dos mortos do Japão

Descubra o que são os ritos do obon, significados, decorações e o que as pessoas fazem.

Para entender o espírito do Obon, o dia dos mortos do Japão leia a lenda budista que originou as celebrações seguidas por praticamente todo mundo. Mais para frente encontrará detalhes de todos os ritos e como as pessoas costumam prestar seus respeitos e como passam os 4 dias. Também é uma tradição do shintô.

Lenda do obon

Moruken Sonja era um dos mais proeminentes discípulos de Buddah. De bom coração, sempre que lembrava de sua falecida mãe se sentia em débito pela sua criação.

Ao ganhar poderes foi procurar sua mãe no outro mundo. Acabou a encontrando no caminho para o inferno. Sentiu em seu coração a tristeza de sua mãe, encheu uma tigela de arroz e ofereceu.

No entanto, a comida pegou fogo antes que chegasse a boca. Então, ele pediu a Buddha por sua salvação.

“Mesmo que sua mãe tenha nascido em uma família privilegiada, ela passou sua vida realizando seus próprios desejos sem dar nada aos outros. Como resultado, ela caiu no caminho dos espíritos famintos.”

“Dia 15 de julho é o dia em que os monges se reúnem para refletir sobre seus passados, fazer confissões e trabalhar duro para praticar o budismo. Por favor, peça a Deus para remover o sofrimento e dar alegria. Ao ver suas ações, sua mãe refletirá em si mesma e eventualmente ascenderá aos céus”.

Meren (Moruken) fez um serviço memorial e como resultado sua mãe foi salva dos sofrimentos do inferno, ascendeu para a terra pura e o obon começou.

Evento Obon

São 4 dias para ficar junto com a família na cidade natal, prestar respeitos, ir a festivais e descansar. Ocorre entre os dias 13 a 16, no mês de julho começa nas áreas metropolitanas e em agosto em outras regiões.

Gratidão e respeito

Os sentimentos do Obon são a gratidão e o respeito aos ancestrais através de cerimônias de serviço memorial cuidando das almas dos familiares falecidos para honrá-los.

Urabon-e

Por isso, apesar das festividades de verão, os ritos principais são visitar um templo ou pagar 30,000 a 50,000 ienes para um monge budista ir até a casa ler sutras.

Segaki-e

Os templos fazem eventos para realizar serviços memoriais para os espíritos famintos.

Jantar em respeito aos falecidos

Os espíritos são convidados a jantar junto com os seus parentes vivos com um banquete vegetariano chamado ryori, já que a tradição é budista.

Isso é realizado com todos os familiares reunidos em casa ou em restaurante.

Obon são dias familiares
Os 4 dias se passam em família, passando tempo juntos, comendo, prestando respeitos e indo nos festivais de suas cidades

Preparativos obon

Os primeiros preparativos são fazer as compras para as oferendas Goku.

  • Incensos
  • Velas
  • Flores
  • Água
  • Comidas (frutas e vegetais)

Comidas obon

As comidas devem ser ofertadas nos dias 14 e 15. As mais comuns são:

Tigela de arroz cozido (oyawan), tigela de sopa missô, koshidaka (incenso e picles), peixe refogado (hiirawan). Escolha uma oferenda e deixe no altar fumegante. Assim que esfriar pode retirar para comer.

O incenso é uma oferenda que o aroma serve de comida para Buddha, além de purificar o local e as pessoas.

Incenso é oferenda do obon

As flores expressam a paciência e a compaixão de Buddha. As mais escolhidas costumam ser crisântemos, calêndulas, cravos ou as preferidas do falecido.

O fogo em vela representa a sabedoria, eliminando dúvidas e ajudando a iluminar.

Incensos, velas e flores são oferendas que não podem faltar no altar. As comidas devem estar frescas. Assim que fizer as ofertas, pode retirar do altar e consumir com a família.

Visita ao cemitério

Limpar túmulos de entes queridos é um dos

Ir ao cemitério e limpar os túmulos e colocar flores é algo que é feito, na data que a família toda possa se reunir e fazer isso.

Limpeza e prestar respeito aos falecidos no obon

Acender um okuribi

Tradição de acender

O fogo é um elemento que guiará os espíritos. Velas, lanternas ou uma pequena fogueira estão entre as opções. Podem ser colocados na frente da casa, no túmulo.

Esta chama no quarto dia será responsável por mandar de volta os entes queridos falecidos. A madeira usada no okuribi é a da cannabis, usada de forma cerimonial e tradicional de purificação.

No shintô o obon é celebrado e além da gratidão e respeito aos falecidos, é celebrada a saúde e longevidade.

Fui convidado para obon, o que levar?

Deve-se escolher uma das cinco oferendas e levar na casa dos anfitriões. Pode ser comidas vegetarianas, doces, incensos, velas, flores. O presente deve ser singelo de no máximo 5,000 ienes.

Itens de decoração obon

  • Tapete Makomo para afastar maus espíritos
  • Lanternas de papel shinbon e shiromonten (fogo era um item valioso)
  • Mizuko é uma mistura de berinjela e pepino cortado em cubos misturados com arroz cru lavado servido em folha de lótus com gotas de água.
  • Hoozuki (decoração moldada oca por dentro para abrigar espíritos)
  • Flores misohagi para purificação
  • Decoração com imagem com 13 budas (proteção da alma falecida)

As decorações são colocadas em uma mesa perto do altar budista da família.

Altar do obon

Obon é um feriado?

Não é um feriado oficial, apesar de quase todo mundo tirar 4 dias de folga, tanto no trabalho ou escola. É um evento que ocorre no verão de forma tradicional.

Festivais

Ocorrem muitos festivais para comemorar o obon no Japão. Neles tem comidas sazonais, danças e apresentações variadas, de acordo com a região.

Leia também

0 comentário em “Obon: significados do dia dos mortos do Japão

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: