História da criação do Pokémon e sua influência no Japão
Destaques Games no Japão

Pokémon: a marca que virou identidade nacional no Japão

Conheça a história de criação do Pokémon e entenda o sucesso da franquia que é tão relevante até os dias atuais.

Pokemon é o nome de uma franquia de jogos para Gameboy da Nintendo de sucesso que acabou permeando desde os jogos TCG (Trading Card Game – Jogo de Troca de Cartas) revolucionando o nicho, até uma animação e diversos produtos que levaram a marca a um patamar gigantesco comercial de sucesso nacional e global.

  • Trem temático Pokémon
  • Personagem Pikachu do Pokémon
  • Console de videogame portátil Gameboy da Nintendo

Muito mais que uma animação, o fenômeno Pokémon permeou o Japão virando uma identidade e explicando uma parte da história da sociedade sob ponto de vista antropológico, que contribuíram para sua adesão.

Continue lendo e descubra o que é Pokémon, sua história de criação, suas vertentes e curiosidades.

Pokémon, a história

História do Pokémon no Japão

Satoshi Tajiri é o nome do responsável pela criação do Pokémon, que era chamado no começo de Capsule Monsters.

Satoshi Tajiri é o criador de Pokémon
Satoshi Tajiri é o criador de Pokémon

O conceito básico era colecionar monstros dentro de cápsulas, refletindo uma brincadeira de criança de Tajiri.

No início, ele começou com a revista Game Freak junto com amigos onde dava dicas de jogos, que depois se transformou em uma desenvolvedora de games.

Rascunho conceitual de Capsule Monster que virou Pocket Monster e depois Pokémon
Rascunho conceitual de Capsule Monster que virou Pocket Monster e depois Pokémon

De Capsule Monsters para Pocket Monsters

Depois este nome foi alterado para Pocket Monsters quando Tajiri fez uma proposta de jogo para GameBoy para a Nintendo.

Então, ele trabalhou ao lado do criador do Mario Bros, seu mentor Shigeru Miyamoto (criador do Mario), além de um pequeno time.

Jogo Pokémon foi criado de forma exclusiva para console portátil da Nintendo

Entre eles também estavam Ken Sugimori (Ilustrador), Mitsuhiro Arita e o produtor Tsunekazu Ishihara, que é o atual CEO The Pokémon Company criada após o tremendo sucesso da franquia de jogos.

Tsunekazu ainda trabalhou junto a Satoshi Tajiri na criação do jogo Pokemon para o Gameboy. Fez a ponte intermediária entre Tajiri e os executivos da Nintendo.

Ishihara Tsunekazu
Ishihara Tsunekazu é o atual CEO da The Pokémon Company

Ele ainda é o criador dos jogos de cartas (TCG) e cuida de todos os produtos que derivaram do jogo.

Jogos de carta Pokémon

Vamos relembrar a linha do tempo para entender os principais pontos para a criação desta icônica empresa.

• Game Freak é criada em 1982
• Em 1989 vira desenvolvedora de jogos
• Lançamento do jogo em 1996 no Japão
• Chegou em 1998 nos Estados Unidos
• 1999 mudou nome de Pocket Monsters para Pokémon

Nos anos 2000 a Game Freak, que era uma desenvolvedora de games, mudou o nome para “The Pokémon Company” com foco no gerenciamento da marca Pokémon de forma exclusiva.

A Nintendo fabrica e vende os videogames, a empresa Creatures desenvolve os jogos e as cartas TDC. A Game Freak desenvolve os videogames e a The Pokémon Company gere todas as marcas.

Ao todo foram seis anos de desenvolvimento na Nintendo para o lançamento do jogo Pokémon que tinha a proposta de interação entre colecionadores, além de um sistema que mudaria o mercado de games portáteis.

Jogos Pokémon

  • Jogos para Gameboy Pokémon vermelho e azul
  • Console nintendo switch

Os primeiros lançamentos foram os jogos para GameBoy chamado Pocket Monsters Red (vermelho), Green (verde), Blue (azul) e Pikachu.

Fitas de jogos para Gameboy do Pokémon

Os monstros eram lançados separados pelos lançamentos e o jogador podia escolher um para seguir um modo história e aventura no console portátil da Nintendo.

3 estágios de evolução dos pokémons bulbassauro, charmander e squirtle
3 estágios de evolução dos pokémons bulbassauro, charmander e squirtle

O objetivo dos jogos é o de coletar, treinar, evoluir, lutar e trocar os Pokémons. Para que as pessoas pudessem trocar os monstros naquela época sem conectividade, elas deveriam ter um cabo auxiliar que conectava um aparelho GameBoy ao outro.

Isso criava interação entre as pessoas.

“É um sistema de um a um e o jogador escolhe com quem ele quer jogar. Não fica agressivo. É um intrincado sistema de comunicação”. Satoshi Tajiri, 1999 para a Times.

Fenômeno no Japão e reflexo das mudanças societais Satoshi Tajiri faz parte de uma geração de crianças no Japão que viveu efeitos da urbanização e o sistema de trabalho demandava longas horas dos pais fora de casa.

Segundo Tajiri conta em uma entrevista de 1999 para a revista Times, ele gostava muito de brincar ao ar-livre usando sua imaginação. Onde morava era rodeado de rios, árvores e parques.

Insetos o instigavam

Foi assim que teve a ideia de monstros dentro de cápsulas. Tajiri gostava de colecionar insetos, um hobbie comum no país.

No entanto, com a urbanização crescente da cidade de Tokyo, os parques foram substituídos por prédios ou construções de infraestrutura, assim como shoppings.

Foi assim que o garoto perdeu a área em que costumava frequentar e as crianças passaram a brincar dentro de suas casas.

Durante esta época, os pais trabalhavam de forma exaustiva. Então, os pequenos se voltaram para os videogames.

A junção da imaginação nutrida na infância quando colecionava insetos, com a paixão pelos videogames fez a fórmula de sucesso que virou o fenômeno Pokémon.

3 primeiros Pokemons lançados

Os três primeiros pokémons que foram lançados e podiam ser escolhidos foram bulbassauro (green), charmander (red) e squirtle (blue).

Bulbassauro, Pikachu, Charmander e Squirtle
Bulbassauro, Pikachu, Charmander e Squirtle foram os primeiros Pokémons dos jogos e que acompanhavam o personagem principal Ash (Satoshi no Japão)

O Pikachu apareceu no quarto lançamento. Ao todo foram criados 898 tipos de pokémons.

Desde então, já foram lançados vários outros que foram adicionando mais monstros nas coleções.

Segundo o site oficial, confira os jogos já lançados até o momento:

Golden e Silver em 1999, Ruby e Sapphire em 2002, Diamond e Pearl para DS em 2006, Black e White para DS em 2010, X e Y para 3DS em 2013, Pokémon Go em 2016, Sun e Moon para 3DS em 2016, Let’s Go Pikachu e Let’s Go Eevee para Switch em 2018, Sword e Shield para Switch em 2019, Pokémon Legends: Arceus para Switch em 2022, Scarlet e Violet para Switch em 2022.

Uma revolução nos jogos RPG

O sistema de RPG no Japão não funcionava a base de trocas como o jogo Pokemon propôs de forma inédita.

Até então, o jogo Magic com boa adesão no ocidente não tinha entrado no país e tinha a barreira da linguagem, já que era todo em inglês. Além de não ter sido de fácil acesso para a grande maioria.

Então, o sistema de jogo Pokemon revolucionou e virou uma febre com muita adesão e fidelidade entre os jogadores no Japão e depois no mundo.

Pokémon Trading Card Game – A febre das cartas

O sistema trading card game foi criado pelo Tsunekasu Ishihara onde os jogadores saem com a mão com 60 cartas de sua escolha.

Kits com 60 cards para inciar a jogar Pokémon
Kits com 60 cards para inciar a jogar Pokémon

O primeiro lote de 1996 disponibilizou 102 cartas. Atualmente, já foram 30 bilhões de cartas impressas, além do jogo ser um sucesso absoluto.

Para vencer deve-se empregar uma estratégia em que se busca uma vantagem sobre o oponente.

As cartas são ilustradas e elas são colecionáveis. O sistema replica as batalhas dos games com objetivo de evolução ou captura.

Diferentes cartas de Pokémon colecionáveis

Inclusive, são feitos campeonatos com times certificados pela The Pokémon Company.

A adesão foi alta entre pessoas de todas as idades, fazendo com o sistema de jogos se tornasse um sucesso absoluto.

As cartas são o grande atrativo e em 2021 eles lançaram um deck de baralhos com 60 cartas para iniciantes com uma variedade de 100 versões diferentes, que é vendida de forma aleatória e que são únicos.

Os direitos das cartas nos Estados Unidos pertencem a Wizards of the Coast desde 1998.

Uma carta holográfica do Charizard foi vendida a US$369 mil em 2020 e algumas raras são bem disputadas por colecionadores.

Série de televisão em 1997

História do Pokémon no Japão
Animação para televisão Pokémon é apenas uma das vertentes da marca que começou com jogo de videogame

• A animação original teve 25 temporadas ao total.
• Em 2023 a saga de Ash foi concluída na série Sun e Moon.
• 23 animações longas que foram aos cinemas.

Nova série começou chamada Pokémon Horizons com dois novos protagonistas.

Prota
Liko e Roy são os novos protagonistas da série Pokémon

O Mangá Pokémon Adventures começou a ser veiculado em 1997. Uma retratação fiel ao que o criador do Pokémon imaginou este universo fantástico. Foram 59 volumes.

Qual o primeiro Pokémon que foi criado?

Segundo Tsunekazu Ishihara, o primeiro Pokémon criado foi o 111 chamado Rhyhorn para o game.

Rhyhorn foi o primeiro Pokémon a ser criado

Leia também

0 comentário em “Pokémon: a marca que virou identidade nacional no Japão

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading