Mesmo com o crescimento dos smartwatches, os relógios japoneses de luxo ainda conquistam seu espaço em um mercado lucrativo. Saiba mais.
Relógios japoneses de luxo fazem sucesso
Ainda existem consumidores ávidos por relógios de luxo com lançamento de linhas das maiores fabricantes do país.

A Citizen criou novos modelos com versões mecânicas com custo de 880 mil ienes, além de um modelo que teve apenas 200 unidades fabricadas com preço de mais de 1 milhão de ienes.
Aproveitando que o mercado está estável e com tendências de crescimento, a empresa comunicou que pretende colocar mais recursos na fabricação de relógios mecânicos mirando o mercado interno com planos de lançamento no internacional a partir do próximo ano.
Entre os destaques está um modelo que mostra constelações no painel frontal e um relógio super leve Eco-Drive One Line com 1 milímetro de espessura.

Estes modelos especiais em sua exclusividade, materiais de qualidade ou designs luxuosos são os que fazem sucesso. Enquanto isso, os relógios populares mais baratos acabaram sendo substituídos pelos smartwatches.
Já os relógios japoneses mais caros tiveram um aumento de vendas a nível nacional com mais de 20% em comparação anual.
Segundo o diretor gerencial da Citizen, Yoshitaka Oji, contou para reportagem do jornal Asahi Shimbun analisando o mercado de relógios de luxo japonês, os modelos que apenas são baseados em materiais de qualidade não vendem tão bem.
Conceituais fazem sucesso
Os relógios japoneses que tem uma história e são conceituais são essenciais, aqueles que despertam valores emocionais, incluindo acessórios adicionais, mas que sejam coordenadas com outras informações.
Outra fabricante de relógios japoneses é a Seiko que lançou um modelo com custo entre 20 milhões a 30 milhões de ienes de forma anual sob a linha Grand Seiko nos últimos 4 anos.

Em 2022, um modelo mecânico Kodo que levou dez anos para ser desenvolvido chegou ao mercado japonês com camadas sobrepostas onde é possível acompanhar seus movimentos sincronizados.
Foram colocados sob venda exclusiva e limitada a 20 unidades custando 44 milhões de ienes cada.
Fez tanto sucesso, que os relógios foram esgotados com demanda no Japão e fora. Desde 2017 que a empresa Seiko começou a investir em relógios de luxo que foram bem-recebidos por um público jovem dos Estados Unidos.
O crescimento de vendas online foi massivo nos últimos anos da Seiko. Em 2021 ocupou a terceira posição de uma lista de sites e-commerce especializado em relógios de luxo chamado Chrono24. A Seiko ficou apenas atrás da fabricante suíça Rolex e Omega em vendas.
Os relógios japoneses de luxo ganharam espaço onde ele é comprado e dado de presente para quem se aposenta do mercado de trabalho, sendo uma opção corporativa bem escolhida no Japão.
Por isso, a Seiko está passando por mudanças ao mudar a estética de suas lojas para deixá-las mais atrativas para um público maior.
Segundo dados estimados da empresa Japan Clock & Watch Associations, a produção de relógios a nível mundial em 2022 cresceu 13.7% com 1.09 bilhões de unidades.
Os fabricantes de relógios japoneses exportaram 52.2 milhões de unidades em 2022, com a mesma quantidade do ano anterior. Os relógios do Japão estão sendo cobiçados pelas suas qualidades excepcionais.
0 comentário em “Relógios japoneses de luxo tem crescimento em mercado ávido”