O casal de artistas japoneses Iri Maruki e Toshi criaram 15 paineis usando desenhos e pintura para retratar os horrores deixados pela bomba nuclear. Saiba mais sobre os Paineis de Hiroshima.
Paineis de Hiroshima e sua relevância

A arte consegue levar a percepções diferentes dos acontecimentos e muitas vezes as descrições escritas e verbais não fazem jus a realidade.
Além disso, os artistas são os responsáveis por emprestar sua visão criativa para transformar em desenhos e pinturas aquilo que vêem ou sentem.
Iri Maruki e Toshi são um casal que foram conferir de perto a destruição causada pela bomba nuclear em Hiroshima.
Dando uma volta poucos dias depois do dia 6 de agosto de 1945, presenciaram horrores que viraram composição para criar a obra em 15 paineis que foram apresentados entre os anos de 1950 a 1982.
Por conta de seus paineis, o casal viajou o mundo fazendo exposições e ajudaram a preservar uma parte da história do país que foi devastado e deu o tom para o fim da Segunda Guerra Mundial deixando um rastro, que aos poucos some da memória dos japoneses por conta do passar dos anos.

Com a reconstrução do país, aos poucos quem presenciou e testemunhou o período pós-guerra está ficando idoso e morrendo.
Por isso, a relevâncias dos paineis de Iri e Toshi são tão importantes para mostrar para as novas gerações as consequências que uma bomba nuclear causa, assim como o uso da violência comuns das guerras.
Segundo reportagem do Kyodo News, uma jovem de 33 anos chamada Haruka Saito da Maruki Gallery concluiu o trabalho de restauração do primeiro grande painel, o Ghost.
Ela conta que as únicas informações que sabia sobre o ataque de bombas nucleares no Japão pela escola e em livros. Sem saber da profundidade do tema, acabou aprendendo muito.
Ela é uma pesquisadora sênior de preservação da propriedade cultural da Universidade de Artes de Aichi. Ao todo foram 18 meses para restaurar um painel grande do primeiro trabalho lançado pelo casal de artistas Maruki e Toshi.

Medindo 1.8 metros de altura e 3.6 metros de largura tem paineis interligados pintados em um fino e delicado papel.
Os desenhos mostram formas humanas andando com as mãos estendidas para a frente como mortos-vivos, roupas incineradas e pele severamente queimada. O cenário macabro das artes nos paineis é descrito como realista, com um grande impacto visual.
Os desenhos foram feitos pelo Maruki, enquanto Toshi tratou da pintura. Eles fizeram todos os trabalhos em seu studio localizado em Higashimatsuyama em Saitama na década de 90.
Por conta dos paineis, o casal de artistas japoneses foi indicado ao prêmio Nobel da Paz de 1995 e as obras ainda se mostram relevantes.
Agora que estão sendo restauradas, podem reavivar uma mensagem importante de um país que sofreu muito por conta das bombas nucleares reafirmando os desejos pela paz e diplomacia.
O curador da galeria Maruki, Yukinori Okamura espera que os paineis possam despertar interesse nas novas gerações que frequentam escolas.

0 comentário em “Paineis de Hiroshima: Ghost é restaurado no Japão”