O uso do chat GPT no Japão para melhorar as chances no mercado de trabalho está crescendo no Japão.
Uma das etapas para tentar uma vaga no competitivo mercado de trabalho japonês, envolve entrar em contato com as empresas através de um resumo e questionário.

Este texto de apresentação levará um resumo dos candidatos que devem descrever suas habilidades, sendo motivo de preocupação e pressão na vida dos jovens.
Eles mandam vários para empresas diferentes em que respondem de forma objetiva com 150 a 400 caracteres cada questão, que costumam variar entre duas a quatro.
Uso de chat GPT no Japão para busca de emprego
De acordo com uma pesquisa realizada em abril pela empresa de recursos humanos One Career, 30% de 497 pessoas que iriam se graduar em 2025 já usavam o chat GPT na fase de procura por empregos.
Enquanto isso, 44% demonstrou interesse em ter ajuda da inteligência artificial para ajudar nesta etapa decisiva da carreira.
Ao mesmo tempo em que, 82% afirmaram terem problemas em escrever o resumo. Por isso, estão sendo lançados programas de inteligência artificial direcionadas para que os estudantes tenham ajuda para escrever e responder as perguntas das empresas.
Uma versão beta foi lançada em maio com possibilidades de personalização da escrita alinhada com as experiências individuais de cada um.
O programa da One Career já tem 10.000 inscritos, por exemplo, após seu lançamento em maio. Outra empresa especializada neste nicho é a Exawizards, que usou Inteligência Artificial para empresas de recrutamento.
A proposta seria agilizar processos para que as empresas tenham tempo de focar em planejamento estratégico e construção de uma comunicação interpessoal.
Usar inteligência artificial em tarefas operacionais criará mais espaço para outras áreas. No entanto, neste momento o cenário atual no Japão é o de receio quanto ao uso de IA no processo de recrutamento.
Segundo uma pesquisa conduzida pela Jiji Press e divulgada pelo Japan Times, empresas grandes como East Japan Railway que administra o transporte de trens e shinkansens e a rede de lojas de departamento Lawson, possuem visões negativas.
Já as empresas Nippon Telegraph e Telephone West não deram uma posição, enquanto as empresas NTT Docomo e Japan Airlines tinham uma visão positiva.
Segundo um representante da One Career, a proposta é que as pessoas usem o serviço de forma complementar e não para ter todas as respostas entregues prontas, mas que sejam construídas em conjunto para que as pessoas consigam ter uma busca de emprego efetiva.
0 comentário em “Uso de Chat GPT no Japão para busca de emprego aumenta”